5 livros para você mergulhar na ciência

Compartilhar conhecimento é sempre estimulante. Preparamos uma lista com algumas dicas de leitura que desvendam a ciência nossa de cada dia e que está aqui bem perto de cada um de nós.

1. UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO — Stephen Hawking

Qual a origem do Universo? Ele é infinito? E o tempo? Sempre existiu um começo? Haverá um fim? Esse livro clássico é uma bela representação de conceitos complexos de forma simples. Descubra os segredos mais profundos da criação.

2. SAPIENS — Yuval Noah Harari

70 mil anos de história em cerca de 460 páginas. Sapiens nos mostra que a história não é apenas uma sequência sem fim de nomes e datas, mas que os fatos seguem uma ordem lógica. O que nos torna capazes de realizar as mais belas obras de arte, os avanços científicos mais impensáveis enquanto espécie?

3. UMA BREVE HISTÓRIA DE QUASE TUDO — Bill Bryson

Ao constatar que ignorava a razão dos oceanos serem salgados, Bill Bryson percebeu que pouco sabia sobre o planeta em que vivia. Buscando a resposta a essa pergunta, o autor se aventurou a entender — e, depois, com o livro, a explicar — tudo o que sabemos sobre o mundo. Bryson parte da origem do universo e segue até os dias de hoje, tratando de assuntos relacionados à física, geologia, paleontologia, entre outras.

4. SEXO, DROGAS, ROCK’N’ROLL E CHOCOLATE — O Cérebro e os Prazeres da Vida Cotidiana — Suzana Herculano Houzel

O livro aborda temas como música, sexo e comida, presentes no dia-a-dia de todos nós. Com um estilo ágil, acessível e bem-humorado, a cientista brasileira nos explica o que é o sistema de recompensa do cérebro, estritamente ligado à motivação e ao prazer. Divulgação científica séria e leitura com muito prazer.

5. AS CIENTISTAS: 50 mulheres que mudaram o mundo — Rachel Ignotofsky

O livro destaca as contribuições de cinquenta mulheres notáveis para os campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde o mundo antigo até o contemporâneo. Conheça, através desta leitura, suas realizações e inventividades.

Like what you read? Give Petrobras a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.