Conheça mais sobre o STEM em uma série de quatro podcasts

Acreditamos que a busca pelo conhecimento é o que nos faz evoluir. Para isso é necessário inspirar, compartilhar e despertar a paixão pelo aprender.

Mas como fazemos isso? Em conversas com pessoas e profissionais que são referências em diferentes áreas onde o STEM — sigla que abrange os campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática— se aplica, compilamos as discussões e os aprendizados em quatro episódios em formato de podcast, na série Jornada pelo conhecimento. O objetivo desse material é de inspirar meninos e meninas a se tornarem cientistas, engenheiros, matemáticos e profissionais da tecnologia.

Todos os episódios já estão disponíveis nas principais plataformas de podcast, como Spotify, iTunes, Podtail, Deezer, Google Podcasts e Overcast. Escute e assine nosso canal.

Existem também outros formatos empenhados nesse processo de ensino, como os projetos lúdicos em colégios. Eles têm o poder de desmistificar o conhecimento científico e despertar a curiosidade das crianças, enquanto aulas práticas na adolescência podem colaborar para desenvolver a cultura maker, por exemplo. Mas, como já falamos em um outro artigo, existe a necessidade, por parte de educadores, de incentivar o pensamento crítico sobre a realidade que cerca os alunos — aumentando, assim, a probabilidade se que eles se tornem adultos inventivos e se interessem pela área.

No primeiro podcast, convidamos dois expoentes do pensamento científico no Brasil, Manoel Belém e Jaciara Cruz, para discutir oportunidades de carreira para jovens que queiram seguir na área. Em seguida, Sylvia Anjos geóloga do nosso Centro de Pesquisas—e Lucas Fonseca, engenheiro espacial, conversaram sobre os projetos por eles desenvolvidos e reforçaram a importância da troca de conhecimento entre cientistas iniciantes e experientes.

A jornada continuou no terceiro episódio, em que um bate-papo entre o diretor de pesquisa Jorge Fernando e a pesquisadora Mylena Peixoto trouxe à tona experiências interessantes envolvendo a aplicação do pensamento científico nas salas de aula. E, por fim, a matemática Diana Nobrega e o engenheiro químico Dellyo Alvares — do nosso Centro de Pesquisas — trouxeram dicas úteis para quem busca seguir a carreira de pesquisador.

Essa série de podcasts é uma das formas que encontramos para dividir com a sociedade tudo o que aprendemos e desenvolver uma comunidade na qual novas gerações vão entender a importância de entender e viver a ciência no dia a dia. Como bem resumiu Sylvia Anjos: “Onde tem conhecimento, tem desenvolvimento”.

Assine e faça o download da série de podcasts Jornada pelo conhecimento nos links: Spotify, iTunes, Podtail, Deezer, Google Podcasts e Overcast.