Jovem Nerd, drones, makers e data science na Campus Party

NerdLab Petrobras na Campus Party #11

Você já parou para pensar sobre o que move o mundo? Nós acreditamos que o conhecimento é a energia que movimenta esse grande globo.

Assim como a Campus Party, a gente não sabe o que é ficar parado. Achamos que o conhecimento cresce quando compartilhado e confiamos no intercâmbio de experiências para a troca e o aprendizado mútuo.

Por isso, em 2018, decidimos embarcar em uma Jornada pelo Conhecimento na #CPBR11. Foram quatro dias de muito aprendizado, possibilidades e transformação.

No NerdLab Petrobras, contamos com o Jovem Nerd e Azaghal para comandar bate-papos sobre Data Science, Drones e Robótica, Cultura Maker e Cientistas do Futuro com especialistas no assunto.

Durante a sua vida útil, uma plataforma marítima moderna pode ser equipada com até 80 mil sensores, capazes de gerar aproximadamente 15 petabytes, o equivalente a 15 milhões de gigabytes de informação. Imagine o quanto esse volume de dados estratégicos, por meio de uma ferramenta como o Big Data, pode gerar de valor para uma companhia de petróleo!

No primeiro dia de NerdLab Petrobras, a pauta foi Data Science e recebemos o nosso especialista em dados, Luciano Reis, e Ricardo Cappra para trocar experiências com a gente. Confira:

Como a ciência de dados está mudando a indústria?

Nós nos inspiramos em pessoas que buscam no conhecimento a energia para demonstrarem o seu potencial. E o universo maker é movido por invenções. Por isso, não poderíamos deixar de conversar sobre um tema tão importante quanto esse. No segundo dia de NerdLab Petrobras, Rita Wu e Mau Maker dividiram seus conhecimentos sobre Cultura Maker. Assista:

Somos todos makers?

Você já parou para pensar sobre o impacto dos drones e da robótica na sociedade?

Em operações complexas em lugares de difícil acesso, como o fundo do mar, é preciso atuar remotamente. Para isso, contamos com invenções em massa dos nossos engenheiros, como o ROV (Remotely Operated Vehicle), um minissubmarino operado por controle remoto que possibilita a observação e navegação pelo fundo do mar.

No terceiro dia de NerdLab Petrobras, nosso especialista em drones e robótica, Luisnei Martini, e Carlos Candido, curador da área de drones da Campus Party, deram aula sobre o assunto num bate-papo muito divertido. Aperte o play e confira:

O dia em que Azaghal pilotou seu 1º drone

No quarto dia de #CPBR11, fechamos a programação com um assunto mais que importante: Cientistas do Futuro. O Jovem Nerd e Azaghal conversaram com a nossa geóloga Sylvia Anjos, Aline Carvalho, do programa For Women in Science e Atila Iamarino, do canal Nerdologia, sobre como estimular o olhar curioso das crianças. Embarque com a gente nessa jornada pelo conhecimento:

Toda criança é um cientista?
“A educação do futuro vai envolver muito isto: não só focar, especializar em uma área, mas você ter um pouquinho de conhecimento de todas essas quatro áreas principais (ligadas a metodologia STEM — Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e incentivar o raciocínio lógico, fazer com que a criança tenha curiosidade”. — Aline Carvalho