O olhar curioso sobre as rochas

A Geologia é a ciência que estuda a formação da Terra, mas é fundamental também na indústria do petróleo. “Analisamos as rochas que são extraídas durante a perfuração e avaliamos qual a capacidade de armazenamento de óleo daquele poço”, explica a geóloga Camila dos Anjos.

Aprendizado constante, análises laboratoriais e interação com profissionais de outras áreas fazem parte do dia a dia da equipe de geólogos da empresa. “Precisamos tomar decisões rapidamente e, por isso, é importante que nosso conhecimento esteja sempre atualizado”, diz Camila.

“Os geocientistas trabalham com engenheiros, com químicos… A gente ganha muito com isso, é um trabalho enriquecedor. E cada vez que temos um desafio que não conseguimos resolver aqui dentro, a gente também acessa a universidade. O trabalho que fazemos aqui dentro é uma pesquisa mais curta e o que precisa de uma pesquisa mais longa, contamos com a universidade. Aqui dentro que eu vi realmente o impacto do nosso trabalho pra sociedade.”

A geóloga aponta que é essencial entender muito bem os tipos de rocha e suas porosidades, para assim poder relacionar cada poço e o possível volume de óleo a ser extraído de cada um.

A Camila faz parte da equipe de cientistas que buscam no conhecimento a energia para alcançar seu potencial e inspirar outras pessoas.

Like what you read? Give Petrobras a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.