O que é blockchain e como essa tecnologia está transformando o mundo e os nossos processos

Petrobras
Petrobras
Apr 9, 2019 · 2 min read
Image for post
Image for post

Não é exagero afirmar: nós já vivemos no futuro. O mundo moderno apresenta, todos os dias, novas possibilidades que podem facilitar e transformar a vida das pessoas. Dentre elas, há uma que vem chamando a atenção tanto de investidores quanto da sociedade como um todo: trata-se da utilização rotineira das moedas virtuais, também conhecidas como criptomoedas. Com o crescimento da popularidade desses meios de troca, surgiu também a tecnologia blockchain, constituída por uma base de dados descentralizada e que oferece segurança e transparência para as transações realizadas no ambiente digital.

Como funciona?

Para proteger essas transações, foi desenvolvido um sistema de checagem e validação de dados que funciona através da criação de uma “corrente” de blocos de informação ao mesmo tempo em que é registrada uma espécie de “impressão digital” de cada um.

De forma resumida, toda informação nova precisa estar ligada a uma informação antiga e que já foi validada.

Por exemplo: o bloco “informação 1” é criado com a informação 1, sua respectiva impressão digital e subsequente validação. O bloco “informação 2” é formado pelos dados do bloco 1 seguidos dos dados da “informação 2” — e assim em diante. Dessa forma, toda eventual alteração fica registrada no bloco correspondente e nos blocos seguintes — o que dificulta a adulteração de dados.

No caso das criptomoedas, o conteúdo desses blocos (as “informações”) são as transações financeiras. A tecnologia blockchain garante que as transações são feitas em ambientes seguros e sem apresentar riscos financeiros para os envolvidos.

Ganho de agilidade e transparência em nossos processos

O raciocínio de segurança por trás da blockchain pode — e deve — ser aplicado em outras situações, já que é um protocolo de proteção de informação. Em parceria com a PUC-Rio, o nosso Centro de Pesquisas desenvolveu o AssinadorBR, um projeto experimental baseado em blockchain.

O primeiro protótipo desenvolvido por ele é uma solução para assinatura de documentos pelo celular com registro em uma rede blockchain. Além de trazer mais agilidade, a solução aumenta a transparência na assinatura, dando mais confiabilidade aos registros. O desenvolvimento também permitiu o aprendizado prático da aplicação da tecnologia, necessário à evolução para soluções mais complexas, como os contratos inteligentes (“smart contracts”).

O AssinadorBR está em fase de implantação do piloto no nosso Centro de Pesquisas, no Rio de Janeiro e, em breve, deverá ser aplicado a situações da “vida real”. Tendo em mente que a transformação digital é uma das iniciativas estratégicas do nosso Plano de Negócios e Gestão, estamos desenvolvendo soluções que tenham como objetivos otimizar nossos processos e mudar a forma como trabalhamos, gerando valor tanto para a companhia quanto para a sociedade.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store