O que é blockchain e como essa tecnologia está transformando o mundo e os nossos processos

Petrobras
Apr 9 · 2 min read

Não é exagero afirmar: nós já vivemos no futuro. O mundo moderno apresenta, todos os dias, novas possibilidades que podem facilitar e transformar a vida das pessoas. Dentre elas, há uma que vem chamando a atenção tanto de investidores quanto da sociedade como um todo: trata-se da utilização rotineira das moedas virtuais, também conhecidas como criptomoedas. Com o crescimento da popularidade desses meios de troca, surgiu também a tecnologia blockchain, constituída por uma base de dados descentralizada e que oferece segurança e transparência para as transações realizadas no ambiente digital.

Como funciona?

Para proteger essas transações, foi desenvolvido um sistema de checagem e validação de dados que funciona através da criação de uma “corrente” de blocos de informação ao mesmo tempo em que é registrada uma espécie de “impressão digital” de cada um.

De forma resumida, toda informação nova precisa estar ligada a uma informação antiga e que já foi validada.

Por exemplo: o bloco “informação 1” é criado com a informação 1, sua respectiva impressão digital e subsequente validação. O bloco “informação 2” é formado pelos dados do bloco 1 seguidos dos dados da “informação 2” — e assim em diante. Dessa forma, toda eventual alteração fica registrada no bloco correspondente e nos blocos seguintes — o que dificulta a adulteração de dados.

No caso das criptomoedas, o conteúdo desses blocos (as “informações”) são as transações financeiras. A tecnologia blockchain garante que as transações são feitas em ambientes seguros e sem apresentar riscos financeiros para os envolvidos.

Ganho de agilidade e transparência em nossos processos

O raciocínio de segurança por trás da blockchain pode — e deve — ser aplicado em outras situações, já que é um protocolo de proteção de informação. Em parceria com a PUC-Rio, o nosso Centro de Pesquisas desenvolveu o AssinadorBR, um projeto experimental baseado em blockchain.

O primeiro protótipo desenvolvido por ele é uma solução para assinatura de documentos pelo celular com registro em uma rede blockchain. Além de trazer mais agilidade, a solução aumenta a transparência na assinatura, dando mais confiabilidade aos registros. O desenvolvimento também permitiu o aprendizado prático da aplicação da tecnologia, necessário à evolução para soluções mais complexas, como os contratos inteligentes (“smart contracts”).

O AssinadorBR está em fase de implantação do piloto no nosso Centro de Pesquisas, no Rio de Janeiro e, em breve, deverá ser aplicado a situações da “vida real”. Tendo em mente que a transformação digital é uma das iniciativas estratégicas do nosso Plano de Negócios e Gestão, estamos desenvolvendo soluções que tenham como objetivos otimizar nossos processos e mudar a forma como trabalhamos, gerando valor tanto para a companhia quanto para a sociedade.

Petrobras

Uma Jornada Pelo Conhecimento

Petrobras

Written by

Petrobras

Nos inspiramos em pessoas que buscam no conhecimento a energia para realizarem seu potencial.

Petrobras

Petrobras

Uma Jornada Pelo Conhecimento