Petrobras
Petrobras
Sep 25 · 3 min read

Entenda como a matemática e a tecnologia da informação andam de mãos dadas para oferecer a melhor solução para os nossos negócios

Quando pedimos um carro por um aplicativo de transporte particular, nem sequer passam pela nossa cabeça os cálculos necessários para a definição da tarifa. O app precisa levar em consideração tanto o trajeto do ponto de embarque ao de destino quanto a demanda pelo mesmo serviço no momento em que ele é solicitado. O algoritmo do sistema define o preço da corrida considerando todas essas variáveis em questão de segundos, velocidade de cálculo que torna viável esse tipo de serviço. Não é mágica, é matemática.

Agora como fazer quando precisamos encontrar também um ponto ótimo, mas que leva em consideração mais de 800 mil variáveis? É esse o desafio que nossos matemáticos, engenheiros e analistas de sistema enfrentam quando precisam ajudar a definir o planejamento da empresa para os próximos anos.

Venha cá conhecer como a matemática nos ajuda a tomar decisões.

Nossas respostas não saem da cartola

Traçar o planejamento operacional de uma empresa do nosso tamanho não é tarefa fácil. São muitos ativos produzindo, muitos produtos sendo manufaturados e um mercado de dimensões continentais a atender. Como garantir que vamos entregar no tempo e no lugar certo tudo aquilo que o mercado nos demanda? E isso tudo da forma mais otimizada possível; afinal, perder dinheiro não é uma opção. É aí que entram a matemática e a tecnologia da informação, aliadas poderosas para tratar uma base de dados gigantesca que um ser humano, contando apenas com sua capacidade finita de raciocínio, não daria conta de processar na velocidade necessária.

E tudo começa com a narrativa de uma questão. “Me conta seu problema em português que vou escrevê-lo em matemática para trazer uma solução, a melhor considerando todas as variáveis”, explica a consultora Flávia Schittine, especialista na área de Pesquisa Operacional, atividade que utiliza modelos matemáticos, estatística e algoritmos para apoiar a tomada de decisões. É assim que normalmente começa o desenvolvimento de sistemas que depois entram no dia a dia da companhia.

Decisões baseadas em análises de dados

Para definir, por exemplo, o melhor momento para que uma refinaria entre em parada de manutenção, é preciso ter uma visão do todo e avaliar quando seria o momento mais oportuno para parar. Assim, é preciso definir o planejamento operacional de todas as unidades de refino da companhia de forma sistêmica. E isso tudo é vivo, porque, eventualmente, variáveis não previstas, como o atraso de um equipamento que seria trocado, realimentam o sistema para uma nova bateria de cálculos.

São testadas diversas opções, usando diferentes premissas, e, através de um sistema, são oferecidos à liderança todos os dados necessários para a tomada de decisão. “Agora que vamos passar por um momento de abertura do mercado de refino e gás, estamos incorporando aos nossos sistemas técnicas de Pesquisa Operacional que vão contemplar as mudanças no mercado geradas pela competição”, complementa Schittine.

Mente brilhante

Uma delas é a teoria dos jogos, que analisa problemas de decisão em situações nas quais existem conflitos ou competição. Um papel típico da teoria dos jogos na economia seria a utilização de um jogo como uma abstração de alguma situação econômica em particular. A teoria procura entender o funcionamento da lógica da interação estratégica e as relações de interdependência entre “os jogadores” que competem entre si. As decisões de cada um têm resultados e afetam os outros envolvidos.

O matemático John Nash, que teve a vida retratada no filme “Mente Brilhante”, contribuiu muito para a evolução da teoria. As pesquisas iniciais estudavam qual a explicação matemática (função) para a relação de competição e cooperação entre jogadores. O matemático conseguiu descobrir qual o ponto de equilíbrio dessa relação, que passou a ser chamado de Equilíbrio de Nash.

Petrobras

Uma Jornada Pelo Conhecimento

Petrobras

Written by

Petrobras

Nos inspiramos em pessoas que buscam no conhecimento a energia para realizarem seu potencial.

Petrobras

Petrobras

Uma Jornada Pelo Conhecimento

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade