Podcast: a importância do aprendizado STEM para as novas gerações

O momento de escolha da profissão nem sempre é simples — afinal, são muitas as possibilidades de caminhos a seguir. Por isso, trocar conhecimento com os mais experientes acaba sendo fundamental para que possamos, com segurança, dar o primeiro passo de nossas jornadas. Confira algumas perspectivas sobre esse assunto no nosso segundo podcast:

Neste episódio, conversamos sobre o tema com dois convidados que têm muita história para contar. Mediado pelo jornalista e divulgador científico Salvador Nogueira, o bate-papo traz uma imersão sobre os desafios da educação com dois profissionais que possuem projetos voltados para esse cenário. Sylvia Anjosgeóloga do nosso Centro de Pesquisas e participante do projeto Casa de Pedra, no qual estudantes de Geologia são enviados para a Bacia do Araripe, divisa de Pernambuco e Ceará, para análise de fósseis— e o engenheiro espacial Lucas Fonseca, líder da Missão Garatéa, projeto que enviará para a Estação Espacial Internacional um experimento nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) desenvolvido por estudantes.

Apesar de terem seguido carreiras diferentes, ambos reconhecem a necessidade de retribuir à sociedade tudo o que aprenderam ao longo da vida e sensibilizar as novas gerações em relação à importância do aprendizado STEM. Sylvia destaca:

“Onde tem conhecimento, tem desenvolvimento. E é por isso que temos que investir em diferentes áreas.”

Lucas, por sua vez, enfatiza como a inquietude, intrínseca à natureza humana, contribuiu para a ocorrência de tantas evoluções ao longo dos anos:

"[A inquietude] é um fato que liga a humanidade. Independente de crença, raça, sexo, todo mundo tem isso como se fosse um instinto — o de buscar o conhecimento."

Já ouviu o primeiro episódio? Aproveite para compartilhar esse papo inspirador com seus amigos. Até breve!