Petrobras
Petrobras
Jul 15 · 3 min read

Observar o desempenho físico de atletas profissionais é o mais próximo que chegamos de analisar o corpo humano funcionando em sua máxima potência. Afinal, os chamados atletas de alto rendimento estão em constante esforço para aprimorar movimentos e melhorar o desempenho do corpo em situações específicas de esforço físico.

Para chegar a esse nível de qualidade competitiva, atletas chegam a treinar diariamente durante mais de oito horas seguidas — uma rotina trabalhista comparável com a de qualquer outro profissional.

E, assim como em outras profissões, o uso da tecnologia facilita o trabalho do atleta. Independentemente da modalidade, a presença das tecnologias digitais já é uma realidade e faz toda a diferença tanto nos treinamentos quanto nas entregas dos profissionais.


A ideia de filmar treinos e competições e usar as gravações para fazer uma espécie de “tira-teima” foi popularizada por causa do uso do VAR nas competições de futebol. Mas, para além das polêmicas da ferramenta, ela pode trazer grandes avanços.

Os treinos de Arthur Nory, membro do #TimePetrobras, são inteiramente filmados. Para ele, o recurso é fundamental para compreender melhor os direcionamentos dos treinadores.

“Conseguimos voltar o movimento, filmar em câmera lenta. A gente escuta o treinador mas não consegue visualizar. E agora com as câmeras, com a gente se vendo, consegue se analisar melhor e mudar”, afirma o atleta, integrante da Seleção Brasileira de Ginástica Artística.

Assim como Nory, Marcus D’Almeida, do tiro com arco, usa as tecnologias de vídeo: “O recurso slow motion me permite avaliar o movimento de forma minuciosa, o voo da flecha até chegar ao alvo. E com certeza o que traz o meu sucesso é o treino aliado à tecnologia. É o tempo e a qualidade dos meus treinos que fazem o atleta que sou hoje. Treinar todo dia querendo que cada flecha seja melhor do que a outra”, diz, categórico.

Para D’Almeida, o uso da tecnologia aprimora a modalidade, sendo um fator decisivo para o sucesso de um atleta.


Mas não são apenas as tecnologias de vídeo que transformaram os treinamentos modernos. Os treinamentos da dupla Ágatha e Duda, do vôlei de praia, também contam com a presença de tecnologias complexas. Um sensor que usa a tecnologia GPS monitora as atletas tanto dentro das quadras quanto nos treinamentos, fazendo o controle da carga de treino e recolhendo todos os dados de frequência cardíaca, deslocamento e velocidade. Essa ferramenta tecnológica dá, aos atletas e treinadores, uma noção completa de como está o desempenho e o rendimento dos profissionais.

A dupla usa, ainda, um dispositivo intra oral personalizado, criado por um dentista, que auxilia correções na arcada dentária e postura das atletas. Por ter muitas terminações nervosas, a boca acaba sendo o ponto inicial para vários tipos de lesões. Os protetores são usados durante os treinamentos e jogos, diminuindo o stress causado pelos altos impactos do esporte.

Até a análise estatística dos atletas e competições é automatizada. Existem aplicativos e programas destinados à gravação, edição e monitoramento que permitem acompanhar não só o rendimento da equipe como também das equipes rivais, o que dá aos atletas um panorama geral do seu rendimento e, também, apresenta quais os desafios que as próximas competições podem apresentar.


À medida que vão sendo aprimoradas, essas tecnologias tendem a ficar cada vez mais populares, tanto no sentido de serem utilizadas por mais atletas quanto para a adaptação para a “vida real” — estudos realizados em ambientes específicos, como o esporte, podem ser utilizados para melhorar a vida, saúde e desempenho do cidadão comum.

Dois exemplos dessas tecnologias são os tecidos desenvolvidos especialmente para as vestimentas dos atletas, que contam com recursos para minimizar impactos, melhorar o desempenho do corpo e absorver menos calor e suor; e também as técnicas cirúrgicas que vão se tornando cada vez menos invasivas visando não prejudicar o futuro dos competidores.

Petrobras

Uma Jornada Pelo Conhecimento

Petrobras

Written by

Petrobras

Nos inspiramos em pessoas que buscam no conhecimento a energia para realizarem seu potencial.

Petrobras

Petrobras

Uma Jornada Pelo Conhecimento

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade