
Aprenda a adestrar o seu pet de um jeito fácil e sem estresse
Quem possui um gato fofinho em casa sabe o quanto esses bichinhos são independentes e adoram ter suas coisinhas sempre organizadas e limpinhas. Mas muitos tutores se questionam se é possível adestra-los, já que eles possuem uma personalidade bem diferente dos cachorros, por exemplo.
O adestramento já é uma tarefa que exige muita paciência e tempo, mas com os truques certos é super possível adestrar o seu amiguinho bichano! Aqui daremos algumas dicas práticas para você testar no dia a dia com o seu bichinho. Confira!
Conheça o seu pet
O primeiro passo para começar a adestrar o seu gato é conhecendo-o. Isso é importante para você entender um pouco melhor das manias dele durante os dias. Todos os gatinhos possuem esse espírito mais livre e independente, mas mesmo assim, cada um possui uma personalidade diferente.
Então observe se o seu bichinho possui mania de marcar território deixando o cheirinho em móveis ou até mesmo arranhando algum deles. Diferente dos cachorros, os gatinhos gostam de marcar o território espalhando seu cheirinho pela casa, então é super comum encontrar móveis arranhados sem motivo nenhum ou até mesmo ver o pet esfregando o corpinho em paredes, sofá e etc.
Apesar de terem um instinto mais livre, esses animais são super sociáveis e curiosos, então o adestramento não será um bicho de sete cabeças.
Utilize recursos para incentivá-lo
Assim como qualquer pessoa, os bichinhos também adoram receber recompensas por fazerem suas tarefas, e essa é uma forma muito saudável de educá-los. Muitos tutores acabam não tendo muita paciência durante o processo, e acabam não sendo gentis com seus bichinhos, e isso pode dificultar ainda mais no aprendizado.
Os gatos não gostam muito de serem subordinados, então se o adestramento não for feito com muito amor, paciência e carinho, não funcionará de jeito nenhum para o felino e consequentemente se tornará uma grande tortura para ele.
Petiscos e brinquedos são uma ótima forma de recompensá-los por ter realizado alguma tarefa que você pediu, então eles irão adorar! Além disso, dar muitos beijinhos e afagos também os deixarão muito felizes.
Perigos de puni-los durante o adestramento
Durante o processo será bem comum o bichano não compreender ou não querer fazer o que você quer, e puni-lo pode ser uma forma errada de fazê-lo aprender.
A punição feita de forma incorreta pode acarretar problemas como medo, agressividade, prejudicar sua amizade com ele e até receio do pequeno à situação. Então se ele não compreender o que você está pedindo ou até mesmo não querer fazer, tenha paciência e dê um tempo para ele. Utilizar da agressividade não irá resolver absolutamente nada.
Além disso, é importante ter sempre em mente que o bichinho não irá aprender os comandos da noite para o dia, mesmo que você dê muitos petiscos e carinho. Para ele toda essa situação é nova, então é realmente importante ter muita paciência.
Mantenha uma rotina
Não adianta nada adestrar o gato em um dia e não manter a prática durante a semana, por isso é importante manter o adestramento na rotina dele de forma equilibrada, sem forçar a barra com o bichinho.
Além disso, mantenha um planejamento de alimentação para o seu pet, para que ele tenha uma boa alimentação nos momentos certos! Isso vai evitar que ele fique mal acostumado e queira se alimentar fora dos horários corretos, e claro, isso irá ajudá-lo a ter uma dieta equilibrada e nutritiva.

