Como a Fotografia Marinha pode Proteger a Vida no Mar.

Pexels
Pexels Brasil
Published in
5 min readJun 10, 2020

A fotografia marinha oferece tantas oportunidades para fotos lindas. Mas como podemos ir além da estética para contar histórias mais profundas sobre a vida marinha?

A fotógrafa Stephanie Dandan compartilha sua perspectiva sobre como a fotografia pode ajudar a proteger oceanos e a vida marinha.

A água te renova — fisicamente e mentalmente.

Quando você fotografa um elemento que não pode controlar, isso imediatamente te coloca no momento presente.

Talvez essa é uma das razões que fotógrafxs se atraem por paisagens oceânicas, vida marinha subaquática e fotos de surf. E se você também sente essa atração, logo logo sentirá a necessidade de proteger o que vê e passou a amar.

Existe algo mágico em fotografar o oceano. Foto por Matt Hardy · View Photo

Estive fotografando viagens, lifestyle e fotografia marinha por anos e ela me levou para alguns dos lugares mais bonitos que já pisei. Ser testemunha da magnificência das ilhas e praias pelo mundo todo me inspirou a fotografar na água e o estilo de vida ao redor disso.

Também me motivou a fazer perguntas e encontrar maneiras de fazer mais, viajar de forma consciente, e deixar o lugar melhor do que quando cheguei.

Aqui estão algumas formas que todo mundo que ama o oceano pode ajudar a protegê-lo através da fotografia marinha.

A vida subaquática oferece oportunidades incríveis para fotos “close-up”. Foto por Lone Jensen · View Photo

Faça sua pesquisa.

Se imergir na comunidade local para conhecer o lugar que você está é um bom início. Antes de ir para o local, é melhor pesquisar.

Quando estava viajando através o sudeste da Asia por quase um ano eu vi o melhor e o pior do impacto que o turismo causava nas comunidades locais. Fui a lugares como as ilhas no sul da Tailândia, as ilhas no Camboja, ilhas Gili e as Filipinas — e vi em primeira mão como como o hedonismo e a falta de noção dos viajantes pode impactar diretamente o bem estar geral dessas comunidades praianas.

Se informe e faça sua pesquisa antes de uma viagem para fotos marítimas. Foto por Asad Photo Maldives · View Photo

Algumas ilhas foram construídas para a indústria do turismo por muitos anos — mas as mais remotas não.

Quando esses locais “remotos” se tornam tendência e um fluxo de turistas chega, eles não tem a estrutura ou sistema suficiente para lidar com o crescimento industrial. Seu sistema de saneamento básico se sobrecarrega, poluição da água e do ar se tornam um problema significativo, e a comunidade passa por uma mudança drástica antes mesmo que eles possam imaginar o que irá acontecer.

Isso é o porquê de ser importante nos educarmos e educarmos os outros sobre as condições ambientais de um local antes da viagem.

Mantenha distância do assunto fotografado para garantir que seus habitats mantenham-se seguros. Foto por Jeremy Bishop · View Photo

Mantenha sua pegada de carbono baixa.

Quando chegar no seu destino, tente seu melhor para manter sua pegada de carbono baixa. Isso significa trazer sua própria garrafa d’água, sacolas reutilizáveis, canudos reutilizáveis, comprando itens de higiene que causam pouco impacto ao ambiente e com pouca embalagem.

Escolha comprar produtos sustentáveis como protetor solar que não agride recifes ou xampu sem químicos. Evite plástico, lixo desnecessário, e se você precisar jogar algo fora, carregue com você até que possa reciclar.

Evite pisar nos recifes enquanto debaixo d’água — eles podem ser frágeis. Foto por Francesco Ungaro · View Photo

Quando estiver na água, não pise nos recifes, não colete conchas, areia ou tente capturar animais marinhos. Você pode honrá-los simplesmente por observar e documentar eles.

Participe em multirões de limpeza de praias e reciclagem, e apoie negócios que pratiquem um estilo consicente ecologicamente. Você pode contar sua história promovendo-os nas redes sociais, ou começando um projeto fotográfico que mostre quanta mudança positiva um estilo de vida consciente pode gerar.

Aprenda sobre os animais que está fotografando para melhor contar suas histórias. Foto por Belle Co · View Photo

Conte suas histórias.

Mergulhe para achar uma história que deva ser contada. Da surfista que começou uma inciativa para banir sacolas plásticas, ou o dono de negócio que organiza multirões de limpeza na praia, ou pescadores locais que protegem os mangues — essas são as pessoas que deveriam ter sua atenção.

Amplifique essas pessoas e divulgue o trabalho que estão fazendo. Através disso, você pode colocar os problemas em pauta para o mundo entender e ajudar a achar soluções.

O movimento simples das ondas gera uma foto linda. Foto por Tyler Lastovich · View Photo]

Obseração e presença completa são chave para a fotografia marinha.

Existem diversas formas de fotografar na água: submarina, surfando, vida marinha, paisagens, ondas, conceitual e macro. Há uma infinidade de estilos que você pode se imergir. Não importa o que escolher, precisa se render à observação completa antes.

Estude como a água se move e aprenda como luz e água coexistem. Preste atenção nos mínimos detalhes como marolas, cristas, espuma, respingos; assim começaram a entender que o oceano também respira.

Após isso você poderá contar histórias que ajudam a formar a perspectiva de outras pessoas sobre o oceano, e inspirá-las a adaptarem seu estilo de vida e habitat para ajudar a protegê-lo.

Essa foto captura perfeitamente o poder e movimento da baleia, apesar de só vermos sua cauda. Foto por Rudolf Kirchner · View Photo

Fotografar o oceano é uma forma de expandir a consciência sobre o meio ambiente. Pergunte-se quais tipos de conversas você quer levar aos seus leitores e seguidores, para ajudar a terem conhecimento dos problemas em cada lugar. Como podem aprender a apreciar e terem presença em seu ambiente?

A beleza é fácil de capturar, mas vale a pena explorar e mostrar aos outros como respeitar e contribuir com a beleza que aprecaim. Seja um momento, ou um local, o mínimo que podemos fazer honrá-lo através da nossa proteção.

Foto da capa por Jeremy Bishop.

Escrito por Stephanie Dandan — Escritora, fotógrafa, energy worker e também conhecida por seu apelido, Satori.

Traduzido por Athena Sandrini — Embaixadora de Comunidades e Produtora Audiovisual.

--

--

Pexels
Pexels Brasil

Free stock photos and videos from a global network of creators.