Eleve Suas Fotos a Outro Nível com a Teoria das Cores

Pexels
Pexels Brasil
Published in
5 min readMay 28, 2020

--

A Teoria das Cores não se aplica apenas a pinturas. Ela pode soar como uma memória chata da escola, mas é uma forma surpreendente de amplificar suas composições fotográficas.

Seja fotografando em casa, no estúdio ou em qualquer outro lugar, existem alguns conceitos básicos da teoria de cores que você pode usar para contar histórias e adicionar focos de interesse nas suas fotos.

Onde a teoria das cores começa: O Arco-íris. Foto por Valeria Boltneva · View Photo

Tá, mas o que é teoria das cores?

A Teoria das cores é uma forma útil de entender e pensar sobre a relação entre cores e como as pessoas as vêem. Um entendimento sólido das ideias por trás da teoria pode te ajudar a usar cores para maximizar o impacto do seu trabalho criativo. Essa teoria é usada por artistas visuais de todos os tipos, de pintores a diretores de cinema.

Primeiro: as cores primárias. As mais comuns, provavelmente as que você está pensando, são o vermelho, amarelo e azul.

Hoje vamos focar no modelo de cores RYB já que é o mais utilizado no meio artístico, mas existem outros modelos por aí. Algumas pessoas preferem o vermelho, verde e azul (RGB) como suas cores primárias, também o modelo CYMK é popular para impressão em cores.

As cores primárias são a base do círculo de cores, que expande para as cores secundárias e terciárias. O círculo de cores é a base de toda a teoria de cores na fotografia que vamos explorar por aqui.

O círculo de cores vermelho-amarelo-azul, cortesia de Wikipedia.

Entendendo o círculo de cores

Se você já pintou com tinta, você viu a roda de cores em ação quando misturou as tintas. Combinar as cores primárias resulta nas cores secundárias: laranja, verde e roxo.

Depois temos as cores terciárias, que podemos ver no círculo. Elas surgem da mistura das cores secundárias, elas incluem o magenta (vermelho e roxo), teal (azul e verde), e chartreuse (amarelo e verde).

O círculo de cores também mostra as cores complementares. Essas cores são o oposto uma das outras na roda: por exemplo, amarelo e azul.

Quando misturadas, as cores complementares literalmente se cancelam — o resultado é um cinza ou algum tom de preto. Mas quando postas uma ao lado da outra, por exemplo numa foto composta artisticamente, o resultado é um destaque vívido.

Recapitulando, temos as seguintes relações de cores para trabalharmos:

  • Cores Primárias
  • Cores Secundárias
  • Cores Terciárias
  • Cores Complementares

Temos só mais uma para adicionar: cores análogas. Estas são cores vizinhas, uma bem ao lado da outra no círculo e compartilham alguma cor em comum. Por exemplo, o vermelho, laranja e vermelho alaranjado são cores análogas.

Cores análogas podem também criar ótimos efeitos na sua fotografia, apesar de passarem uma sensação menos dramática que esquemas complementares, por exemplo. Cores análogas são facilmente encontradas na natureza — pense num pôr do sol roxo e azul, ou o vermelho e laranja das folhas de outono.

Agora que cobrimos o essencial da teoria de cores, vamos para como você pode usá-la para criar fotos incríveis.

Ideia #1: Cores complementares

Como dissemos antes, combinar cores complementares numa foto é essenciamente infalível para criar um efeito visual memorável.

Você não necessariamente precisa de cores claras, ou muita cor, para aplicar o esquema de cores complementares na sua foto. A chave está no contraste entre duas cores.

É fácil criar pontos de interesse adicionando essas cores num retrato. Mas nem sempre precisamos organizar isso. Quando você começar a procurar por cores complementares no dia a dia, você verá que elas ocorrem em todo lugar, seja nas cidades ou na natureza.

Rosa e verde sempre são um combo prazeroso. Foto por Jeffrey Czum · View Photo
Pensando grande e com ousadia usando vermelho e verde. Foto por Marián Šicko · View Photo
Um retrato azul e laranja cativante. Foto por Retha Ferguson · View Photo

Ideia #2: Monocromo

Escolha sua cor favorita para um efeito impactante. Você vai se surpreender com quantas cores vão numa cena quando você tentar se limitar em apenas uma.

Edição cuidadosa definitivamente será sua amiga para estas fotos. O efeito de cores monocromáticas pode ser maravilhosamente mínimo ou surpreendentemente complexo dependendo de quantos tons e texturas você incorporar.

Fotos do oceano te permitem capturar vários tons de azul. Foto por Matheus Natan · View Photo
Até uma poça no chão pode ter diversos tons de uma cor. Foto por Raphael Brasileiro · View Photo
100% rosa pálido. Foto por medium photoclub · View Photo

Ideia #3: Divisão complementar

Para esse esquema de cor, escolha uma cor e a sua cor complementar, depois adicione as duas cores próximas à cor complementar no círculo. Parece confuso? Dá uma olhada nos exemplos abaixo.

A divisão complementar ainda tem um impacto grande, mas de uma forma mais limitada que o padrão de contraste por cores complementares.

O azul e laranja dominate nessa foto criam um efeito complementar, mas o vermelho-laranja criado pelas sombras é o que faz a foto subir de nível. Foto por Danial Zainudin · View Photo
Vermelho, Laranja e azul se juntam para uma foto memorável. Foto por Retha Ferguson · View Photo
Temos diversas cores nessa foto, mas o verde escuro interferido por focos alaranjados criam um ótimo efeito. Foto por Ben Maxwell · View Photo

Ideia #4: Cores análogas

Foque em três cores vizinhas na roda de cores que podem parecer maravilhosamente estranhas ou perfeitamente harmônicas, dependendo das cores que escolher.

Cores análogas como vermelho, vermelho-laranja e laranja provavelmente parecerão combinadas, enquanto laranja, amarelo e verde podem parecer inesperadas. Experimente com esses grupos de cores nas suas fotos e veja que tipo de tesultados inesperados surgirão.

Os tons quentes aqui são perfeitos para um retrato com sentimento. Foto por José Luis Photographer · View Photo
Verde escuro, verde claro e azul combinam num tom reflexivo. Foto por Анна Васильева · View Photo
Sensação de Film Noir com essa cena com cores análogas. Foto por Aleksandar Pasaric · View Photo

Ideia #5: Cores tetrádicas

Tá, até o nome desse esquema é um pouco intimidante, e realmente pode ser difícil de realizar.

Mas o conceito por trás do esquema de cores tetrádicas é na verdade simples. Esse esquema é apenas uma combinação de dois grupos de cores complementares — tetrádico se refere às quatro cores utilizadas. É só complicado por causa do desafio para achar essas cores numa cena harmônica… ou compô-las de uma forma que funcione. Aqui está um pouco de inspiração.

Roxo, amarelo, azul e laranja juntam-se para um pôr do sol dramático. Foto por Steshka Willems · View Photo
Flores são um bom assunto para testarmos as cores tetrádicas. Aqui, rosa encontra o verde escuro, e laranja e azul adicionam contraste. Foto por 高子良 · View Photo
Vermelho e verde encontram laranja e azul para uma linda, colorida e nítida foto. Foto por Elina Krima · View Photo

Foto da capa por Vlad Shu.

Escrito por Jill Evans — Editora do Pexels Stories e fotógrafa 35mm.

Traduzido por Athena Sandrini — Embaixadora de Comunidades e Produtora Audiovisual.

--

--

Pexels
Pexels Brasil

Free stock photos and videos from a global network of creators.