Pexels Atualiza seu Algoritmo de Busca para Aumentar a Visibilidade da Comunidade LGBTQ+

Pexels
Pexels Brasil
Published in
4 min readJun 16, 2020

A atualização do algoritmo Pexels promove a presença igual de casais LGBTQ+, mais um passo fortalecendo a missão de aprimorar a representação de comunidades marginalizadas.

Como uma das mais populares bibliotecas de fotos e vídeos gratuitos do mundo, nós entendemos o poder que uma foto ou vídeo pode ter.

Imagens tem o poder de criar ou quebrar ideologias, contestar o status quo, e humanizar experiências. Imagens alimentam histórias e criam movimentos.

É nossa responsabilidade como uma plataforma global agir como uma força pelo bem — uma força pelo progresso. É por isso que estamos aprimorando nossa experiência de busca.

Resultados de pesquisas por “casamento” antes da atualização.
Os novos e aprimorados resultados para “casamento”.

Em 2018, assumimos o compromisso de dar mais visibilidade para grupos subrrepresentados nos nossos resultados de busca e crescer nossa biblioteca com mais conteúdo que melhor refletisse o mundo ao nosso redor.

Ficou aparente que quando usuários pesquisavam por tópicos populares como “casal” e “amor”, dentre outros, os resultados tendiam para um só lado: abundância de fotos retratando casais heterossexuais, mas falta de imagens retratando relacionamentos LGBTQ+.

Foto por cottonbro · View Photo

Assim como a maioria dos motores de busca pela internet, nosso algoritmo de pesquisa interno é programado para aprender com nossos usuários, constantemente ajustando resultados para prover as “melhores” fotos e vídeos possíveis para cada termo de pesquisa.

Isso significa que nosso algoritimo, como o caso de muitos online, inevitavelmente acabará por refletir alguns vieses sociais.

Se pedirmos para nosso algoritmo sempre priorizar as fotos e vídeos mais populares, isso significa que muito provavelmente as fotos e vídeos mais populares irão exageradamente representar pessoas brancas, heterossexuais, sem deficiências, e de beleza padronizada — porque, como sabemos, o mundo não é um lugar igual.

Pessoas são discriminadas por sua raça, aparência, habilidade, gênero e sexualidade. Um algoritmo de busca que reflita o que a maioria das pessoas quer ver é ótimo para as melhores fotos de gatos ou praias, mas está longe do ideal para uma plataforma que quer contestar o preconceito e estereótipos ao invés de reforçá-los.

É por isso que nossa pesquisa atualizada conta com humanos, e mais especificamente os talentosos e generosos humanos do nosso time de curadoria.

Nossos curadores e curadoras agora podem selecionar grandes grupos de fotos com alguns cliques para que sejam destacadas em termos de pesquisa selecionados. Um exemplo básico seria impulsionar fotos de casais de mesmo sexo nas pesquisas por “casais”.

Isso, claro, não conseguirá eliminar completamente os vieses que o uso em larga escala da internet cria, o que sem dúvidas continuará afetando nossa busca por um longo tempo, mas já ajuda.

Essa atualização no Pexels significará melhor representação através dos nossos resultados de pesquisa, que já é inegavelmente uma vitória.

Por que a representação é importante?

Oferecer à nossa comunidade mais imagens e vídeos que refletem realidades mais diversas significa nos posicionarmos como aliados em normalizar e aumentar a visibilidade para pessoas LGBTQ+. Nosso objetivo é duplo: Empoderar nossa comunidade a contar melhores histórias e melhorar a representação de grupos marginalizados.

Convidamos todos que tiverem interesse a nos ajudarem a continuar melhorando nossos resultados de pesquisa.

Se você é uma empresa, considere fazer seu próprio material e adicionar esse conteúdo ao seu perfil de empresa no Pexels. Se você está constantemente procurando por fotos e vídeos para seus projetos, considere como você pode ajudar a acelerar o progresso com o tipo de conteúdo que você utiliza. E se é um criador, compartilhe seu trabalho com o mundo criando um perfil Pexels.

Escrito pelo Time Pexels

--

--

Pexels
Pexels Brasil

Free stock photos and videos from a global network of creators.