Autoria de Swift PlaygroundBooks — parte 3

Olá, mundo!

Este artigo é o terceiro de uma série sobre autoria de PlaygroundBooks. Veja ao final desta página o índice para os demais artigos.

gora que já estamos com a nossa base do Playground de Rosas Polares pronta, vamos começar a customizar o nosso livro. A primeira coisa que podemos fazer com um rápido retorno visual é acrescentarmos uma imagem de capa!

E esta atividade pode parecer bem simples, mas ela é o ponto de partida para começarmos a entender melhor os arquivos de propriedade que compõem o PlaygroundBook. Vamos lá?

Preparando a imagem

De acordo com a documentação da Apple, a imagem deve ter uma proporção de 4:3 para preencher todo o espaço disponível para a capa do livro. Recomenda-se criar uma imagem de tamanho 400px x 300px e mínimo de 72dpi.

Esse é o momento de ser criativo e criar uma imagem que faça referência ao conteúdo do livro. Veja como as capas coloridas e com imagens bem desenhadas chamam bastante atenção no Playgrounds:

Na seção de baixo, vemos várias capas de playgroundBooks criados pela Apple e na seção de cima, temos vários outros livros que representam templates para os já conhecidos. Veja que há um padrão. Muitos autores tem seguido este padrão.

Pelo que vemos, os livros possuem capas coloridas e chamativas, enquanto os templates de criação possuem um padrão de cores em um gradiente que vai do azul para o vermelho.

Este padrão é obrigatório? Não! Mas é bem bonito e faz com que a gente reconheça facilmente quando um livro traz um conteúdo desenvolvido ou disponibiliza o código para criação livre.

Pensando assim, criei uma imagem para o nosso exemplo que está de acordo com o padrão de template, uma vez que o que estamos criando é uma base para criação de arte generativa.

Capa para o playground

Veja que a capa segue o padrão de templates, dando a impressão de que é possível criar algo novo a partir deste livro. A figura central é uma rosa polar, assim podemos identificar facilmente o nosso livro no meio dos outros.

Abrindo a estrutura de pastas

Pronto! Uma vez que pensamos no design da nossa imagem, precisamos salvá-la dentro da estrutura do nosso PlaygroundBook. Não sabe onde salvar? Siga estes passos:

  1. Abra o app do Playgrounds
  2. Clique com o botão direito sobre o seu arquivo e em seguida na opção mostrar no Finder, ou show in Finder. Você será redirecionado para o Finder, na pasta em que estão todos os seus playgroundbooks.

P.S.: Você pode acessar diretamente pela pasta do iCloud > Playgrounds

3. Agora vamos abrir este arquivo de forma a mostrar a sua estrutura. Clique com o botão direito sobre o arquivo e em seguida em Show Package Contents, ou Mostrar conteúdo do pacote:

Pronto! Você foi direcionado para a pasta que contém a estrutura que apresentamos no primeiro artigo da série. Você deve estar visualizando as pastas Contents e Edits, como na imagem a seguir:

Salvando o arquivo da imagem

Ótimo! Já conseguimos acessar a estrutura, agora vamos criar uma nova pasta chamada PrivateResources. Nela nós colocaremos todos os arquivos que serão recursos para o livro como um todo. Podem ser imagens, videos, arquivos de audio…

Copie o arquivo da imagem para esta nova pasta.

O nome da imagem não precisa seguir um padrão específico, mas a pasta precisa ter exatamente o nome PrivateResources (inclusive as maiúsculas). Sugiro que adote um padrão próprio para nomear os seus arquivos de forma intuitiva.

Editando o Manifesto

Último passo: editar a lista de propriedades!

Vamos adicionar uma nova propriedade ao arquivo Manifest.plist que está dentro da pasta Contents. Lembre-se que este arquivo é contextual, isto é, ele determina as propriedades no nível do diretório em que se encontra. Neste caso, estamos editando as propriedades do livro como um todo.

Adicione as seguintes linhas de código logo antes da tag </dict>

Veja que a propriedade se chama ImageReference, escrita entre as tags <key> e </key>. seu valor é uma string (um tipo de texto) e o valor é igual ao nome do arquivo de imagem: cover.png.

Se você está editando este arquivo em um editor de texto simples, como o TextEdit do mac, por exemplo, você tem algo assim:

Mas se você está editando pelo XCode, está com algo assim:

As duas imagens apresentam o mesmo arquivo, mas a primeira mostra o seu conteúdo em forma nativa, de texto, enquanto a segunda mostra a visualização em tabela gerada pelo XCode.

Sinta-se a vontade para editar da forma que achar melhor.

Pronto!

Salve o arquivo e pronto! Você já deve ser capaz de encontrar o seu PlaygroundBook com a capa bonita que criamos!

Aqui eu tenho o livro gerado no Programa de Índio, com a capa preta e o template que estamos criando com a capa de template. Veja como é fácil identificá-los no meio dos outros!

Finalizando

Viu como foi fácil? Aos poucos vamos criar um PlaygroundBook incrível! Começamos pela capa e ao final teremos um template bem bacana para trabalhar com Rosas Polares.

Aproveita enquanto abre o próximo artigo para dar uma conferida no Programa de Índio. Tenho criado várias coisas legais com Playgrounds por lá!

Tchau

Índice da série

Coordinator at Apple Developer Academy | Mackenzie

Pedro Cacique — Apple Distinguished Educator