A origem do Photogram
Quem nunca usou o Instagram para compartilhar suas fotos ou para espiar as fotos de alguns amigos e outras pessoas nessa incrível rede social?
Com certeza imaginou e sentiu falta de alguns recursos ou mesmo que o visual ficaria melhor de outra maneira.
Na verdade com o Photogram você pode montar o seu próprio aplicativo inspirado no Instagram.
Lançado em 26 de Julho de 2015, desenvolvido com o framework Ionic e usando o Parse.com como seu SASS para banco de dados, o Photogram nasceu para ajudar os profissionais a criarem sua própria rede social.
Nessa época o Parse.com era a melhor infra estrutura para iniciar um projeto grátis, porém em 28 de Janeiro de 2016, o Parse.com, empresa comprada pelo Facebook, anuncia que estaria encerrando suas atividades e lança alguns tutoriais para que os seus clientes possam estar migrando seu banco de dados para outros serviços.
Esse anúncio chocou o mercado, mas o que era uma notícia ruim, se tornou melhor do que antes, pois a equipe do Parse.com resolveu colocar boa parte do código fonte no Github para que as pessoas pudessem criar seus próprios sistemas usando a tecnologia do Parse.
Algumas pessoas acharam isso ruim, mas eu achei incrível, pois podia estudar o código fonte do servidores do Parse e aumentar ainda mais as possibilidades com o Photogram, além de participar da comunidade.
No endereço https://github.com/parsePlatform/ você pode encontrar desde a documentação do Parse Platform, aos códigos fontes do Parse Server e Parse Dashboard que seria uma espécie de Phpmyadmin para os leigos, mas que trabalha com MongoDB e tem um excelente sistema de relacionamento de dados.
O Photogram foi uma grande oportunidade para conhecer pessoas do mundo inteiro, são casos incríveis de pessoas que compraram o Photogram e agradeceram por estarem iniciando suas startups e até mesmo ajudarem na entrega do TCC de suas graduações em TI em diversas faculdades espalhadas pelo mundo.
Esse ano com o anúncio do Ionic2, comecei a atualização assim que a versão se tornou madura, e hoje chegou na versão estável com praticamente todos os principais recursos funcionando, claro que vou continuar mantendo os códigos atualizados pois além de me ajudar a sempre me manter atualizado, posso com isso ajudar pessoas e empresas que usam o Photogram como base em seus projetos.
A partir desse momento estarei entrando na nova fase do Photogram, dando dicas sobre infra estrutra, tutoriais para explorar o máximo do Parse Server e dicas de Ionic 2 para quem está começando.
Espero assim estar devolvendo tudo que aprendi de bom com a comunidade OpenSource e projetos incríveis que mudaram a minha vida, no caso do Angular, Ionic, MongoDB, NodeJS, Parse, Docker e muitas outras tecnologias que estarei postando mais artigos nesse espaço de compartilhamento de aprendizados.
Grande abraço e sucesso a todos!
Obrigado especialmente a todos que apoiaram o Photogram seja com dicas, reportando erros e adquirindo através do site do http://market.ionic.io/starters/photogram-ionic-instagram-clone