Como não desenvolver em PHP Part. 2

Erandir Junior
php-brasil
Published in
3 min readDec 13, 2019

Continuaremos a ver as más práticas no desenvolvimento dessa linguagem tão querida que uns chamam de PHP, e eu a chamo de meu amor.

Primeiramente que se você está caindo de paraquedas aqui, eu recomendo muito que você leia a parte um.

Começando pelo inicio, já faz mais de um ano que escrevi o primeiro artigo, e de lá pra cá aprendi muita coisa, uma delas foi a mexer com git, eu finalmente consegui entender seu funcionamento, assim como segue na imagem

Nada mais nada menos que um gdrive diferenciado.

Mundo devops

Partindo para o lado do devops, que nada mais é que um nome bonito pro cara da infraestrutura, que nada mais é um nome bonito para a pessoa que mexe com o servidor, que nada mais é… Brincadeira… Bem, a gente sabe que o custo de energia aqui no Brasil é alto, e eu não poderia deixar de passar uma dica tão valiosa:

Desligar o servidor a notche!

Primeiramente que de noite tá todo mundo dormindo, segundamente que fazendo isso, além de economizar você ainda ajuda o planeta, e caso você não faça isso, então:

que iss gente?

E os dados em galera?

Nos últimos meses o que eu tenho visto de dados de empresas gigantes sendo vazados, não é brincadeira, e sabe uma coincidência? Esses dados estavam sendo salvos em arquivos txt da vida, e te faço uma pergunta: se uma empresa grande salva os dados em txt, quem sou eu para fazer diferente? Eu não vou bater de frente com elas, se elas fazem é porque é boa prática, estou errado?

E falando em PHP…

Todo o ano os caras lançam uma versão nova, pra quê? Tenho certeza que a galera não usa nem os recursos do PHP 4, vão usar o do 7.x? Então digo que é bem melhor ficar com uma versão antiga mesmo, se os sistemas tão rodando bem naquela versão, não há motivos para mudar. Já dizia o ditado: “Em time que tá ganhando não se mexe”.

E para finalizar com chave de ouro, essa dica aqui vai salvar sua vida, imaginem você numa sexta, faltando 5 min para sair, chega o seu chefe e fala que o sistema tá com um bug e que você precisa resolver para ir embora, meus amigos deu até calafrio agora, mas calma eu vou te explicar como sair desse problema de uma maneira bem fácil.

O PHP tem um recurso chamada de operador de controle de erro, vulgo gambiarra, na qual podemos ignorar um erro, basicamente é só colocar o @ antes de qualquer expressão e pronto, seu sistema tá funcionando de boa, eu mesmo faço isso faz um tempo e até agora meus códigos nunca deram erro.

É isso galera, por hoje é só e até o próximo artigo.

--

--