Por que não utilizar PHP?

Erandir Junior
php-brasil
Published in
3 min readJul 27, 2020

Veremos alguns motivos importantes do porque não escolher o PHP para o desenvolvimento de aplicações.

PHP não é legal :(
PHP não é legal :(

Anteriomente

No artigo anterior, comentei sobre alguns fundamentos do porque escolher a linguagem PHP para desenvolvimento de aplicações. Só que agora mostrarei alguns motivos do porque não escolher essa linguagem, vamos lá?

Se você quer desenvolver para outras plataformas

PHP é uma linguagem construída majoritariamente pensando em ambiente web, mesmo que existam muitas aplicações CLI que rodam em servidores. Apesar de algumas tentativas de trazer o PHP para outras plataformas, como por exemplo o PHP GTK — para desktop — que na teoria mostrava-se ser uma ideia ruim e na prática parecia que estávamos na teoria. Outra tentativa falha foi o PHP for Android, que se você não ouviu falar, deve imaginar o motivo.

Outro ponto que posso destacar é em relação a análise de dados, eu particularmente não vejo a utilização de PHP para isso, sendo bem sincero, nunca nem vi e se vi não tô lembrado, eu realmente vejo muito mais a linguagem python sendo utilizado para isso.

Em resumo, se quer construir uma aplicação mobile, desktop ou mesmo fazer análise de dados, PHP não é a escolha óbvia para isso, você pode até utilizar a linguagem como uma api, aí sim o php se encaixa muito bem, caso não seja isso, minha recomendação vai para linguagens como java/c#/python ou mesmo javascript. Ainda complemento que muitas dessas linguagens viraram praticamente plataformas de desenvolvimento, na qual você consegue utilizar a mesma linguagem para desenvolver para web, mobile, desktop, etc.

Paga pouco

Esse aqui é um tema até um pouco complexo de falar, porque vai depender muito da região, do seu nível de experiência e habilidade em resolver problemas com a linguagem, entre outros fatores. O que ocorre, é que como temos uma linguagem muito fácil de ser entendida/aprendida/utilizada, há muitos desenvolvedores para ela, baixando assim o valor de mercado para quem desenvolve em PHP. Não significa que isso é um regra, nada disso, não estou aqui para desanimar ninguém, como disse anteriormente: há inúmeros fatores que influenciam ou não para isso ocorrer. Para mim, dev bom não ganha pouco e isso não vai depender da linguagem que ele utiliza.

Códigos mais ou menos duvidosos

Como é muito fácil de implementar, as pessoas costumam, digamos assim, escrever muito código ruim. A culpa não é da linguagem, ela só oferece os recursos, os devs utilizam esses recursos como bem quiserem. A facilidade que ela oferece para criar coisas acaba sujando um pouco a imagem da linguagem.

Repetindo mais uma vez: a linguagem não tem culpa alguma. Os recursos que a mesma oferece facilita muito o desenvolvimento, e como sua curva de aprendizado é bem menor se comparado a outras linguagens, um dev que não tem tanta experiência ou mesmo zelo com o código, acaba cometendo algumas atrocidades que na hora só ele e Deus sabem como funciona.

Pelo simples fato de não querer/precisar

Trabalho com linguagem x, gosto dela, me mantem, tem bastante mercado, por que iria apender algo novo? Só para saber? Curiosidade? Conhecimento a mais sempre é bem vindo, mas se você não tem necessidade, então não precisa aprender, simples assim. E digo mais, não adianta você querer forçar uma pessoa a aprender linguagem x, se ela não quiser ou precisar.

Aqui é um pouco do que poder ser visto como motivos para não utilizar o PHP, assim como também qualquer outra linguagem. Fica aqui o convite para entrar em nosso grupo no telegram, caso queira aprender PHP ou conhecer um pouco mais sobre essa linguagem.

--

--