Por que não utilizar PHP?

Erandir Junior
Jul 27, 2020 · 3 min read

Veremos alguns motivos importantes do porque não escolher o PHP para o desenvolvimento de aplicações.

PHP não é legal :(
PHP não é legal :(

Anteriomente

No artigo anterior, comentei sobre alguns fundamentos do porque escolher a linguagem PHP para desenvolvimento de aplicações. Só que agora mostrarei alguns motivos do porque não escolher essa linguagem, vamos lá?

Se você quer desenvolver para outras plataformas

PHP é uma linguagem construída majoritariamente pensando em ambiente web, mesmo que existam muitas aplicações CLI que rodam em servidores. Apesar de algumas tentativas de trazer o PHP para outras plataformas, como por exemplo o PHP GTK — para desktop — que na teoria mostrava-se ser uma ideia ruim e na prática parecia que estávamos na teoria. Outra tentativa falha foi o PHP for Android, que se você não ouviu falar, deve imaginar o motivo.

Outro ponto que posso destacar é em relação a análise de dados, eu particularmente não vejo a utilização de PHP para isso, sendo bem sincero, nunca nem vi e se vi não tô lembrado, eu realmente vejo muito mais a linguagem python sendo utilizado para isso.

Em resumo, se quer construir uma aplicação mobile, desktop ou mesmo fazer análise de dados, PHP não é a escolha óbvia para isso, você pode até utilizar a linguagem como uma api, aí sim o php se encaixa muito bem, caso não seja isso, minha recomendação vai para linguagens como java/c#/python ou mesmo javascript. Ainda complemento que muitas dessas linguagens viraram praticamente plataformas de desenvolvimento, na qual você consegue utilizar a mesma linguagem para desenvolver para web, mobile, desktop, etc.

Paga pouco

Esse aqui é um tema até um pouco complexo de falar, porque vai depender muito da região, do seu nível de experiência e habilidade em resolver problemas com a linguagem, entre outros fatores. O que ocorre, é que como temos uma linguagem muito fácil de ser entendida/aprendida/utilizada, há muitos desenvolvedores para ela, baixando assim o valor de mercado para quem desenvolve em PHP. Não significa que isso é um regra, nada disso, não estou aqui para desanimar ninguém, como disse anteriormente: há inúmeros fatores que influenciam ou não para isso ocorrer. Para mim, dev bom não ganha pouco e isso não vai depender da linguagem que ele utiliza.

Códigos mais ou menos duvidosos

Como é muito fácil de implementar, as pessoas costumam, digamos assim, escrever muito código ruim. A culpa não é da linguagem, ela só oferece os recursos, os devs utilizam esses recursos como bem quiserem. A facilidade que ela oferece para criar coisas acaba sujando um pouco a imagem da linguagem.

Repetindo mais uma vez: a linguagem não tem culpa alguma. Os recursos que a mesma oferece facilita muito o desenvolvimento, e como sua curva de aprendizado é bem menor se comparado a outras linguagens, um dev que não tem tanta experiência ou mesmo zelo com o código, acaba cometendo algumas atrocidades que na hora só ele e Deus sabem como funciona.

Pelo simples fato de não querer/precisar

Trabalho com linguagem x, gosto dela, me mantem, tem bastante mercado, por que iria apender algo novo? Só para saber? Curiosidade? Conhecimento a mais sempre é bem vindo, mas se você não tem necessidade, então não precisa aprender, simples assim. E digo mais, não adianta você querer forçar uma pessoa a aprender linguagem x, se ela não quiser ou precisar.

Aqui é um pouco do que poder ser visto como motivos para não utilizar o PHP, assim como também qualquer outra linguagem. Fica aqui o convite para entrar em nosso grupo no telegram, caso queira aprender PHP ou conhecer um pouco mais sobre essa linguagem.

php-brasil

Blog da comunidade PHP Brasil

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store