Por que utilizar PHP?

Erandir Junior
Jul 16, 2020 · 3 min read

Uma análise real sobre os motivos de se utilizar PHP no desenvolvimento de aplicações.

PHP é vida :D

Muito utilizado

Esse é um ponto muito simples de se entender: o PHP é utilizado em aproximadamente 78% das aplicações online. Sites, sistemas, CMS, temos de tudo um pouco construído em PHP, além disso, nos próximos tópicos veremos um pouco mais sobre o porque dessa linguagem ser tão popular.

Gratuito

O PHP é completamente gratuito, então é só instalar a linguagem e começar a utiliza-lá, lembrando que isso não impede que aplicações construídas com ela possam ser pagas.

Muito fácil de aprender

Você pode ser um inciante em programação, como um programador experiente, você não terá grandes dificuldades em entender essa linguagem. Ela é fracamente tipada, manipular dados vindos de uma requisição é muito simples, entre outros facilidades que ela oferece.

Comunidade forte

Um coisa que você irá notar é que as comunidades dessa linguagem são muito ativas, sejam as comunidades nacionais ou não. Há inúmeros eventos realizados de forma online ou presencial, muitos artigos e vídeos, bem, material é o que não falta.

Gerenciador de dependências

Anos atrás você poderia dizer que adicionar uma biblioteca a sua aplicação era no mínimo chato. Atualmente temos o composer, que torna tudo muito mais fácil, seja encontrar, instalar ou remover uma biblioteca do sistema. Tarefas como essas são facilmente realizadas com um simples comando no terminal. Complementando os recursos que essa ferramenta oferece, está também o carregamento de arquivos, evitando o uso de require e includes ao longo do projeto ou mesmo configurar alguns comando automáticos.

Independente de SO

Não importa se usas Mac, Windows ou Linux, você conseguirá rodar o PHP sem problemas, principalmente hoje, que contamos com a excelente ferramente que é o docker, que pode ser utilizando independente de frameworks, ou mesmo ferramentas mais específicas como o xampp. Fica aqui meu pedido para pesquisarem sobre.

Frameworks

Os frameworks em PHP evoluíram muito ao longo dos anos. Falando especificamente do Laravel e Symfony, você consegue construir aplicações de forma muito rápida, com um comando no terminal você tem uma página de login. Dentre outras inúmera funcionalidades, posso citar: template string para manipular views, bibliotecas para envio de e-mails, manipular respostas e várias, e várias outras funcionalidades.

Versões

Principalmente a partir da versão 7 do PHP, a taxa de lançamento de novas versões é até certo ponto frequente. A cada nova versão temos novas funcionalidades, o máximo de retrocompatibilidade, correção de bugs, etc. A próxima versão já está para sair, isso mesmo, o PHP 8 será lançado ainda esse ano (2020), trazendo novos recursos e otimizações. Levando tudo isso em conta, caso você adote o PHP, você terá em suas mãos uma linguagem moderna.

Criticas infundadas

Aqui é o um dos maiores calos do PHP, e digo que não só dele como o de outras linguagens também. Acontece que muitas pessoas tem um certo “preconceito”, outros simplesmente criticam por criticar. Eu por exemplo, recentemente vi um certo preconceito para com o PHP, pois a linguagem era gratuita, sim a pessoa tinha preconceito somente por isso.

Outro ponto a ser levantado são os vendedores de curso, minha nossa que povo chato, com todo o respeito, mas já vi gente criticando java para vender curso de javascript ou c#, chegam a espalhar tanta desinformação, como por exemplo que tal linguagem está morrendo. Se eu vejo um vídeo de algum “professor” dizendo coisas do tipo, EU, já desconsidero qualquer material vindo dele.

E os novatos, a pessoa aprende linguagem x e acha que ela é a melhor e pronto, qualquer coisa fora do que ela conhece tá errado. Uma outra coisa que vejo muito e que afeta bastante a visão quem tá começando, é que em muitos grupos, iniciantes vem com a velha e boa pergunta: “Linguagem x vale a pena?”. Pronto, vão aparecer dezena de defensores de linguagem a, b, c, d… No fim das contas isso atrapalha mais do que ajuda.

Bem, essas foram alguns dos benefícios que pude falar para quem tem dúvidas em relação a dotar o PHP ou não. Podemos ver que o PHP é uma linguagem que te entrega muita coisa, com uma curva de aprendizado muito baixa. Caso você queira algo rápido e prático para desenvolver aplicações web, o PHP com certeza é uma das melhores escolhas que temos atualmente.

php-brasil

Blog da comunidade PHP Brasil

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store