PHP Maranhão sob nova direção

atmosmps
PHP Maranhão
Published in
3 min readFeb 13, 2019

Novas lideranças na comunidade.

Fala jovens! Antes tarde do que mais tarde ainda… Muitas pessoas já estão sabendo das últimas mudanças dentro do PHP Maranhão… Mas muitas ainda não estão. Este texto é uma forma de trazer isto à tona para mais gente e também de desabafar sobre alguns pontos… No dia 06/02/2019. Aconteceu o PHPub #60 e também a posse do novo presidente da comunidade: Antonio Carlos Rabelo. Confesso que não aconteceu da forma que eu esperava, mas aconteceu da melhor forma que tinha que acontecer no momento.

Este artigo, só está vindo agora, pois somente na segunda (11/02/2019) eu consegui me reunir com o Rabelo para passar para ele, as informações que ele precisa saber e também minhas atuais impressões sobre o PHP Maranhão.

Em 2016 eu assumi a presidência do PHPMA substituindo o então presidente da época Evaldo Barbosa. Eu sabia que seria uma tarefa difícil dar continuidade ao trabalho do Evaldo e do Ricardo Coelho, mas era um desafio que eu estava disposto a enfrentar, essa forma de encarar as coisas, sempre funcionou para mim. Creio que deu certo.

Ser presidente, me possibilitou aprender muitas coisa. Nos últimos 3 anos eu aprendi muito sobre comunidades e fui capaz de entender muitas coisas à respeito delas.

Aprendi sobre pessoas, aprendi sobre processos… aprendi que trabalhar com desenvolvimento, vai além de fazer código, aprendi sobre as várias possibilidades, responsabilidades, dificuldades e problemáticas dentro de diversas experiências de desenvolvimento de tecnologia. Também aprendi em qual contexto está a tecnologia dentro da minha cidade, este ultimo é um aprendizado constante… Entendi sobre o mercado local e suas necessidades. Hoje entendo sobre os aspectos de demandas que temos e porque temos estes tipos de demandas.

Aprendi que errar é ok. Mas que persistir no erro é um problema. Aprendi que desafios, práticas e problemas são o melhor cenário para o desenvolvimento de soluções. Mas uma das coisas mais importantes que aprendi, com Ricardo Coelho, foi que: “devemos cuidar dos nossos, das pessoas que estão conosco”.

A comunidade me deu um palco, oportunidades, voz e a possibilidade de fazer coisas que eu achava que não teria capacidade de fazer. Posso dizer com toda certeza que tenho muito a agradecer as comunidades, em especial ao PHP Maranhão que abriu as portas para mim, para que eu entendesse de outro ponto de vista os prós e contras da vida de um Dev.

Porém como todo processo, nada é para sempre. Representar uma comunidade não deve ser eterno e nem de responsabilidade única. Temos que dar oportunidades para que outras pessoas também possam passar por outros tipos de processos e experiências que ajudem a comunidade.

Eu deixo a presidência do PHP Maranhão, com muita alegria e sensação dever cumprido. Agora, Rabelo vai tocar as iniciativas dentro do nosso Estado e por todo o Brasil!

Eu não vou citar nomes, para não cair em falhas e acabar esquecendo alguém. Mas eu gostaria de agradecer imensamente a todas as pessoas que participaram dos eventos, que ajudaram de algumas forma, seja palestrando ou compartilhando, gostaria de agradecer às instituições de ensino, instituições de inovação, espaços de Coworking e os vários outros espaços que abriram as portas para ajudar o PHPMA, nestes 3 últimos anos. Espero que possamos continuar trabalhando juntos para tornar o Maranhão um lugar mais fodah.

Quanto a mim é o momento de focar em outras coisas. Focar em outro projeto, dar atenção às comunidades de outras formas e continuar seguindo em frente.

#phpma 2019

Abraços.

Se quiser acompanhar e participar da comunidade, temos um grupo oficial no Telegram. Tem também o Instagram. E sobre os eventos e demais projetos, tem nosso Github.

--

--