PHP MG no Medium, ou por quê escolhemos esse lugar?

PHPMG
Blog do PHPMG
Published in
3 min readDec 6, 2017

Quer (ou precisa) ativar algumas áreas do seu cérebro para desembolar aquele projeto que não sai de jeito nenhum? Então a dica é: escreva.

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Greifswald, na Alemanha, e publicada em 2014 pelo New York Times , quando começamos a escrever, nós ligamos algumas regiões do cérebro semelhantes àquelas usadas em ações complexas como a composição de músicas ou prática de esportes. Por isso nos sentimos tão elétricos quando entregamos aquele textão bem escrito.

Por isso também finalmente resolvemos colocar as ideias e as palavras para fora em um blog. Ou melhor, no Medium.

“Opa, perai. No Medium? Será que essa é uma boa ideia?”

Bem, se você estiver se perguntando isso, a resposta é: sim. Mas como dizer apenas “sim” não é resposta, vamo explicar melhor a nossa decisão. Vem com a gente.

Lugar de textão

Quem gosta de ler bons artigos normalmente não procura por isso no Facebook. E esse é o motivo de aplicativos como o Pocket e marcas como o Linkedin estarem apostando cada vez mais em conteúdo do estilo Long Form.

A ideia é a de que, apesar da maioria das pessoas não terem um bom hábito de leitura — segundo a 4a edição da Pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro — , existe um grupo gigantesco de usuários interessado em realmente encontrar conteúdo de qualidade na web. Um grupo que acaba procurando esse tipo de material em plataformas específicas, como o Medium.

Como bem disse certa vez Ev Williams, CEO do Medium

As pessoas chegam ao Medium para encontrar os pensamentos mais diversificados sobre questões que de fato lhe interessam. E eles não apenas encontram, eles lêem.

Encontrando uma nova audiência

De acordo com alguns estudos (como esse publicado pelo pessoal do HubSpot), hoje o Facebook entrega o conteúdo de forma orgânica para menos de 2% do seguidores das fanpages. Logo, não dá para contar com esse delivery de posts da rede social azul.

No Google a coisa já é um pouco mais democrática, mas nem tanto.

Com o crescimento dos blogs (profissionais e amadores) e também das agências de marketing de conteúdo, lutar pela primeira página de resultados se torna uma coisa cada vez mais complicada, e por isso o melhor é tentar encontrar uma nova audiência em lugares como o Medium, onde a concorrência pela atenção ainda é menor.

Com qualidade e sem anúncios

Por fim temos o design da plataforma.

Com foco total na experiência de leitura, o Medium entrega um sistema rápido, simples e clean. Onde o texto é o principal ator e não os espaços para banners. E tudo isso sem consumir tempo (e banda) dos nossos servidores.

Sabemos que, assim como o Facebook, o Medium é uma espécie de walled garden , um jardim fechado difícil de ser expandido — a api deles não é das mais robustas — onde o conteúdo e as nossas ações são monitoradas e até mesmo vendidas para empresas. No entanto, estar aqui é uma escolha com foco na experiência de leitura, na busca por uma nova audiência e na qualidade dos nossos conteúdos. E isso, claro, da forma mais simples e rápida possível, porque o que interessa é levar a linguagem PHP para mais e mais pessoas.

Bem vindo ao blog do PHP MG.

--

--

PHPMG
Blog do PHPMG

Comunidade de Desenvolvedores PHP de Minas Gerais