1 MÊS E 12 DIAS SEM ACESSO A VACINA NO ESTADO DO PIAUÍ

Nós, povos nativos-originários do Estado do Piauí, já encontramos naturalmente muitos problemas em diversas frentes, e que nesse difícil período se agravaram. Com a pandemia de Covid-19, uma série de questões foram fortalecidas para o apagamento de nossas culturas. O isolamento nos prendeu e nos afastou de muitos dos nossos costumes e tradições que são sempre construídos na coletividade, seja em aldeia, comunidades rurais ou urbanas.

Nesse contexto histórico e político de apagamento e silenciamento, o Governo Federal e os respectivos ministérios da Justiça e Segurança Pública, e da Saúde, ainda constroem mecanismos para nos apagar culturalmente e fisicamente, por meio de uma política etnocída e de morte, não considerando indígenas em contexto urbano e indígenas com territórios ainda não demarcados como um grupo prioritário na vacinação — vale ressaltar que nenhum povo do Piauí possui seu território demarcado pela União.

O plano excluiu quem vive nos centros urbanos, e segundo o Censo do IBGE de 2010, 46% dos povos originários deste país vivem em área urbana, ou seja, metade da população nativa de Pindó Marãhã (Brasil). Estes dispositivos via burocracia do Estado é mais um meio etnocída, racista e genocida utilizado historicamente para nos apagar, nos reduzindo a falaciosos 0,6% da população (nós sabemos que somos muito mais), através dos censos e da política colonial-capitalista que recorrentemente nos expulsa dos nossos territórios sagrados.

Esta invisibilização e silenciamento chegou ao ponto de sermos excluídos até mesmo do plano de prioridades de vacinação contra o Covid 19 feito pelo Estado do Piauí, sob o governo de Wellington Dias (PT). Governo este que está usando o mesmo argumento utilizado pelo Governo Federal, na figura abjeta de Bolsonaro, de que apenas indígenas com território demarcado podem ter acesso prioritário a vacina.

S e não estamos em nossos territórios reconhecidos, com certeza é por que nos foi retirado esse direito através da expropriação colonial-capitalista feita ontem e hoje, já que todo território brasileiro é indígena e com o Piauí não é diferente.

Terminamos com MAIS UM apelo ao governador, que o mesmo DETERMINE a inclusão de todos os 1.302 indígenas de todos os povos do Piauí no grupo prioritário a serem imunizados contra o Coronavírus.

Seguimos semeando a resistência e a luta por vacina, por imunização!

Vacina já! Imunização já!

Piauí é território indígena!

#PovosNativos-Originários #OrigináriosDoPiauí #SomosGrupoPrioritário #VacinaJá #ImunizaçãoJá #WellingtonDias #GovernoEstadual #Coronavírus #Covid-19 #1MêsE12DiasSemVacina

--

--

Piauí Indígena - Nativo Originário
Piauí Indígena

Meio de comunicação dos povos nativos-originários do Piauí. Notícias, histórias, arte-artesanato, textos, reflexões, campanhas de apoio e solidariedade.