Gerenciamento de Riscos nos Investimentos

Thiago Baisch
Pinheiros Investment Group
5 min readMay 10, 2021

Nos investimentos, assim como na maioria das atividades humanas, existem muitos riscos. Existem, porém, muitos mecanismos para minimizá-lo, protegendo o investidor.

Fonte: Investimento na Bolsa

Gestão de Riscos

Muito do que ocorre nos investimentos é imprevisível, principalmente quando se fala de renda variável, como as ações na bolsa de valores. Mas na realidade os riscos se encontram em praticamente qualquer tipo de investimento.

Qualquer pessoa que deseja investir seriamente deve se proteger dos riscos, evitando ficar em situações muito complicadas ao reduzir o quanto pode ser perdido caso ocorra algum imprevisto.

Existem diversas estratégias para analisar os perigos de cada operação, principalmente no mercado de ações e derivativos. Essas estratégias podem ser utilizadas pelo investidor para minimizar as chances de grandes perdas e aumentar suas chances de um sucesso a longo prazo. Nesse artigo analisaremos o básico de algumas dessas estratégias e também guiaremos o leitor caso ele queira se aprofundar mais no assunto.

Os Principais Riscos

Fonte: FreePik

Assim como na maioria das atividades humanas, existem riscos ao se investir. Para entender melhor como se proteger deles, é necessário saber o básico sobre quais são esses riscos:

  • Risco de mercado (ou sistêmico): são mudanças de preços ou indicadores que afetam todo o mercado, como por exemplo o preço do dólar, a taxa Selic ou a inflação.
  • Risco do ativo: risco relacionado ao ativo específico, por exemplo ao investir em uma ação de determinada empresa, se assume os riscos de sua operação, como por exemplo uma mudança de preços de seus produtos.
  • Risco de crédito: esse risco está relacionado à possibilidade da instituição que se fez o investimento quebrar ou resolver não pagar de volta os lucros do investidor.
  • Risco de liquidez: o risco de liquidez está relacionado com a possibilidade de resgatar o investimento, por exemplo um imóvel que necessita ser vendido.

Sabendo desses principais riscos, existem diversas estratégias para tentar minimizá-los. Além disso, é importante lembrar que no sistema capitalista ocorrem crises inesperadas, como a pandemia da COVID-19, o que pode ser também um risco de todo investimento.

Como é feita a Gestão de Riscos

Queremos lembrar que para iniciantes o mais adequado é procurar um profissional para fazer a gestão de riscos personalizada para o perfil do investidor, que pode ser mais conservador ou procurar mais ganhos, assumindo mais riscos.

Como estratégia geral de gestão de riscos é necessária uma diversificação dos investimentos, aumentando a proteção ao patrimônio. Para entender melhor como a diversificação é importante:

É importante lembrar que cada tipo de investimento tem um risco diferente e geralmente quanto maior o risco, maiores são as possibilidades de ganhos, mas também as de perdas. Por exemplo um investimento no tesouro nacional tem risco praticamente zero, pois para resultar em perda o país teria que quebrar, mas o rendimento é baixo. Já uma ação da bolsa ou um derivativo pode mudar seu valor drasticamente em questão de segundos.

Mecanismos

Existem, na gestão de riscos, diversos mecanismos e fórmulas matemáticas que podem ser utilizadas pelo investidor iniciante para avaliar o risco de um investimento ou como prevenção de perdas. Aqui apresentamos e definimos apenas os mais básicos e essenciais caso o leitor encontre esses termos em algum artigo ou publicação, mas guiaremos o leitor caso queira saber mais sobre o assunto.

Esses mecanismos são utilizados principalmente no mercado de ações e derivativos, onde o risco é mais prevalente. Em investimentos de renda fixa, a maioria dos riscos podem ser verificados na fonte do investimento e estão relacionados principalmente com a instituição que oferece os títulos.

  • O Stop Loss (ou gain): pode ser ativado pelo broker da corretora de ações, é um mecanismo que vende automaticamente um investimento caso o seu valor caia abaixo de certo valor, protegendo o investidor de maiores perdas. Pode ser realizado de diversas formas, para saber mais:
  • Stop Loss — Toro investimentos
  • Value at Risk (VaR): Fórmula utilizada em analises de investimentos para determinar quanto pode ser perdido por aquele investimento em determinado período de tempo. Para saber mais:

Value at Risk análise — Treasy

  • Stress Test: Simulação que pode ser aplicada em uma carteira para prever como seriam as perdas em diferentes cenários de crise.

RenovaInvest — Stress Test

Além desses, existem diversos métodos utilizados por traders da bolsa para evitar perdas maiores do que eles podem sustentar. Deve-se saber também que nenhum dos métodos é infalível e quanto mais operações forem realizadas na bolsa o investidor eventualmente terá algumas perdas, e é por isso mesmo que deve se proteger o máximo possível.

Outros Recursos

Apresentamos a seguir alguns materiais e recursos para quem deseja saber mais sobre gestão de riscos:

Para finalizar o artigo, gostaríamos de lembrar ao futuro investidor que os riscos são o que permitem aos investimentos gerar lucro, e assumir alguns deles com proteção pode ser extremamente vantajoso e gerar ganhos maiores. Os maiores investidores sempre investem pelo menos uma pequena parte de suas carteiras em investimentos de alto risco almejando altos ganhos, mesmo que raramente. Tome cuidado para não apostar tudo em pouca coisa, tornando seus investimentos uma espécie de loteria. Assim, poderá no futuro garantir um aumento de patrimônio.

Fontes

--

--

Thiago Baisch
Pinheiros Investment Group

Estudante da Faculdade de Medicina da USP e membro do grupo de capacitação do grupo PIG.