Alemanha dá grande passo em direção à cannabis medicinal
Novo projeto de lei facilita o acesso aos pacientes, a Alemanha, assim como outros países europeus, caminham no mesmo sentido
Legisladores alemães aprovaram uma mudança de normas em relação à maconha medicinal. Na quinta, dia 19 de janeiro, uma das casas do parlamento alemão aprovou a medida com unanimidade. De tal forma que a legislação deve entrar em vigor no mês de março.
O Ministro da Saúde, Hermann Groehe, salientou que a mudança não torna a maconha legalizada em solo nacional por quaisquer motivos que não sejam a medicina.
Desde o começo de 2016, a Alemanha vem progredindo em relação à cannabis medicinal. Até o ano passado, o Ministro da Saúde insistia não haver necessidade para programas governamentais do tipo.
Ao mesmo tempo, as restrições da legislação obrigavam os pacientes a conseguir uma autorização especial do governo, o que fazia poucos pedidos serem concretizados. Além disso, o custo alto da cannabis medicinal também foi impeditivo para muitas pessoas.
O projeto de lei tem um foco inicial na importação da erva, que vem da Holanda. O segundo passo seria o desenvolvimento de um programa de cultivo.
Além da Alemanha, outros países europeus estão caminhando no mesmo sentido, como Croácia, Itália, a República Tcheca e a Irlanda.
As informações são do site Leafly.