Sindicato de jogadores da NFL propõe flexibilização das regras em relação à cannabis

A proposta está sendo debatida pelo conselho do sindicato, se aprovada segue para a própria NFL, jogadores pedem mudanças e têm embasamento científico

Victor Santos
Pilaco Vaps
2 min readJan 31, 2017

--

Fonte: facebook.com/NFL

Líderes da Associação de Jogadores da NFL (sigla em inglês é NFLPA) fizeram uma proposta de reforma à política de drogas da liga, adotando uma abordagem menos punitiva quando se trata do consumo da cannabis por jogadores.

O diretor executivo do sindicato, DeMaurice Smith, conta que a proposta foi apresentada ao conselho do sindicato, caso seja sancionada vai chegar na NFL. O controle de substâncias é negociado e administrado pela liga e também pelo sindicato.

As regras da NFL, em vigência atualmente, permitem apenas 35 nanogramas de THC por cada mililitro de sangue. A norma já foi mais rígida e foi alterada em 2014, quando o limite era de 15ng/ml.

Os jogadores reclamam das restrições e também das punições. Caso o jogador não faça o exame de sangue ou o resultado dê positivo pela quarta vez, a suspensão é de quatro jogos sem pagamento. Caso aconteça pela quinta vez, a punição é uma suspensão de dez jogos e numa sexta ocorrência, a suspensão se estende por um ano.

O pedido dos jogadores dialoga com as mais recentes descobertas da comunidade científica em torno da cannabis. Atualmente, se entende que a erva pode ajudar bastante no tratamento de dores crônicas e também na prevenção de depressão e ansiedade.

--

--