A evolução da busca no Pinterest

Bruna Toni
Pinterest Brasil
Published in
4 min readAug 27, 2021

Tradução de artigo de Naveen Gavini, SVP, Produto

Quando o Pinterest lançou, trouxe uma nova forma das pessoas coletarem e organizarem ideias da internet. O que começou como um lugar de salvar, rapidamente se tornou um serviço único de descoberta onde as pessoas, marcas e criadores de conteúdo podem inspirar-se umas às outras. Em 2014, 4 anos depois que o Pinterest.com lançou, um pequeno grupo de engenheiros e designers se perguntaram: “o que um buscador pareceria se não houvesse apenas uma resposta certa?”

Percebemos que o Pinterest poderia ser um serviço que ajuda a guiar as pessoas em ideias quando elas não estão 100% certas do que querem, e quando querem explorar possibilidades ou perguntas como “o que fazer pro jantar? Como decorar a casa? Onde ir nas próximas férias?.” Com tantas possibilidades, às vezes não sabemos o que queremos até identificá-la. Isso quando iniciamos nossa jornada de busca cedo.

Hoje, o Pinterest possibilita uma busca global através da visão computadorizada e o reconhecimento de bilhões de objetos através da câmera de lentes, imagem e de Pins, e uma busca de produtos que se conecta a centenas de milhões de Pins de produtos comercializáveis.

Todos os meses, somem-se mais de 5 bilhões de buscas no Pinterest.

Como as pessoas se preparam pra uma vida pós-pandêmica, as buscas por looks, férias e reformas em casa estão em níveis sempre altos, e as buscas por casamentos têm retornado a níveis pré-pandêmicos.

Para a Geração Z, o número de buscas por usuário aumentou 31% ano após ano, enquanto o número de buscas dentro do público quase dobrou (+96%) no mesmo período.

Quando se trata de compras, as buscas de produtos cresceram mais de 20x ano após ano (no final do primeiro trimestre).

Uma busca fora da caixa

Como um dos primeiros engenheiros do Pinterest, Naveen teve a oportunidade de trabalhar na primeira versão do mecanismo de busca, chamada “Busca Guiada”. Este recurso da busca permite um refinamento e afunilamento da busca. Você poderia começar a busca algo mais genérico, como “churrasco” e finalizar com ideias mais acionáveis como “receita de churrasco uruguaio” ou “churrasco vegetariano”.

Os mecanismos de busca são ótimos quando se sabe o que se está procurando. Mas faltava uma maneira de explorar, uma maneira de começar com algumas palavras-chave e depois obter ajuda para expandir essa consulta e explorar possibilidades.

O design da “Busca Guiada” tornou-se usado em todo o setor como uma forma de clicar nos assuntos a fim de encontrar as melhores respostas, preparando assim o caminho da busca visual por computador. Em 2015, começamos nosso trabalho de reconhecimento de objetos dentro de Pins e, mais tarde, trouxemos a tecnologia pra busca por câmera, tornando assim possível a busca por recomendação pra qualquer coisa que você veja online ou offline.

Busca no Pinterest ao longo dos anos, desde a Busca Guiada até a busca com faixas de tons de pele e câmera de lentes até a loja.

O futuro da busca é visual

Ao longo desta evolução, a busca no Pinterest tornou-se mais visual e mais útil pra ajudar as pessoas a passarem da inspiração à ação. Reunimos os mundos do texto e da busca visual e até criamos a tecnologia pra comprar o visual dentro do Pinterest e completar o visual. Como as pessoas estão salvando e interagindo com a mesma imagem e a colocando em perspectivas diferentes, podemos aprender a semântica mais profunda de cada imagem. Treinando assim nossos sistemas pra simular as formas como as pessoas estão categorizando as imagens. Por exemplo, quando você pensa em um sofá, não é um monte de palavras — é uma mistura de imagens e noções do que é um sofá — e nós estamos ensinando isso ao computador. Todos os dias estamos fazendo melhorias pra relacionar as imagens com o modo como as pessoas pensam sobre elas, através da aprendizagem da máquina. Cada vez que melhoramos nosso modelo, vemos o engajamento subir.

Também lançamos a capacidade de fazer compras usando o recurso do “Lens” e estendemos nosso trabalho de busca visual para aumentar a realidade com o “Provador Virtual” de batom e sombra de olhos (não disponível no Brasil).

Ao longo do caminho, fizemos melhorias nos Pins relacionados, se tornando uma das formas mais comuns das pessoas refinarem sua busca — clicando em um Pin que elas gostam e depois rolando a página.

Um grande foco também tem sido o desenvolvimento de produtos inclusivos, para garantir que cada pessoa se sinta representada no Pinterest. Isto incluiu a busca pela Gama de tons de pele pra que as pessoas possam filtrar as buscas de beleza pelo seu tom de pele.

Em última análise, queremos ajudar as pessoas a descobrir novas possibilidades e se inspirarem — por exemplo, fazer uma compra na guia da loja ou aprender uma nova habilidade através do Idea Pin de um criador de conteúdo. Continuamos investindo na construção de nossa estrutura interna de busca pra colocar os Pins relevantes na frente da pessoa certa no momento certo, assim como trabalhamos pra tornar os resultados da busca o mais inclusivos possível, inclusive mostrando resultados diversos por padrão, começando com consultas de beleza, e muito mais por vir!

*Há mais de 5 bilhões de buscas no Pinterest a cada mês (as buscas incluem buscas de texto e buscas visuais, o que inclui fazer zoom em um objeto em um Pin pra ver Pins visualmente semelhantes). Este dado reflete buscas globais em qualquer período de 30 dias desde abril de 2021.

--

--