A plataforma do futuro

Renata Rahmani
Pinterest Brasil
Published in
2 min readJan 17, 2020

Quando o assunto é redes sociais, logo pensamos em ambientes onde podemos compartilhar momentos, opiniões e conteúdos que gostamos. Tipo o parque lindo em que estou escrevendo este post aqui, uma matéria interessante sobre astrologia que quero divulgar, ou a minha opinião sobre a nova tendência fashion do neon. De forma geral, as redes sociais são plataformas em que compartilhamos experiências do passado e do presente, acontecimentos que já aconteceram ou estão ocorrendo naquele exato momento, além de nos conectar com pessoas do mundo todo.

Diferente das redes sociais, o Pinterest tem a missão de inspirar as pessoas a criarem a vida que amam e ajudá-las a transformar suas ideias em realidade. Ao invés de ser um ambiente de compartilhamento de experiências próprias ou de conexão com outras pessoas, é uma plataforma de descoberta — seja de assuntos de interesses próprios ou de auto-conhecimento. Ao possibilitar às pessoas a explorarem diferentes assuntos, de certa forma, também nos ajuda a entender melhor o momento que estamos vivendo ou o projeto que estamos trabalhando. Em outras palavras, o Pinterest nos faz olhar para o que é desconhecido, nos ajuda a entender melhor o que queremos para o nosso futuro.

Ao entendermos melhor as possibilidades de uma viagem, um penteado para cabelo cacheado ou um estilo novo de tatuagem, o Pinterest cria um ambiente para que possamos buscar, descobrir e realizar.

Considerando o momento em que o Pinterest faz parte na vida das pessoas, é importante entendermos também o papel estratégico que tem para marcas e publishers.

Ao salvar um Pin em uma pasta, as pessoas estão demonstrando uma real intenção de realização daquele projeto. Em momentos sazonais — como Carnaval, Páscoa e Natal, por exemplo — isso fica ainda mais forte, pois estão se planejando para essas celebrações.

Já parou para pensar que o seu conteúdo pode ser exatamente o que as pessoas estão buscando neste momento de planejamento na vida delas?

Para que produtores de conteúdo possam obter resultados com o Pinterest, sugerimos manter a frequência de pinagem como semanal. No caso de grandes sazonalidades, importante considerar que as pessoas estão se organizando, portanto adiantar em até 2 meses as postagens sobre o assunto em questão pode impulsionar ainda mais os resultados na plataforma.

Chegou a hora de inspirar seu consumidor, seja com o universo da sua marca ou seu produto como solução do “problema” deles. E o Pinterest nasceu exatamente com essa missão!

Renata Ramani, Marketing Associate no Pinterest Brasil. Atualmente salvando ideias de maquiagem.

--

--