Como saber (muito) mais sobre o seu público

Livia De Lima
Pinterest Brasil
Published in
2 min readApr 27, 2021

Se você tem uma conta business no Pinterest e cria seu conteúdo por lá, já deve acompanhar seus resultados, ou ainda, saber as tendências do ano com o Pinterest Predicts. Mas você sabe quais são outros assuntos são de interesse da sua audiência? Ninguém vive só de moda ou de receitas, e se o seu público gosta do que você produz hoje, há grandes chances dele também engajar com conteúdos seus de outras categorias. Já pensou nisso?

Acessando o seu Analytics e clicando em Público (no celular) — ou Informações do Público (no computador) –, a ferramenta te mostra vários dados demográficos de quem está vendo seu conteúdo. Caso busque mais precisão, é só trocar de “Público Total” para “Público Engajado”. Por exemplo, descobri que, no meu perfil business, 63% das pessoas que viram meu conteúdo nos últimos 30 dias são do Brasil, seguidos por pessoas dos Estados Unidos, México e Turquia! Meu conteúdo no Pinterest foi longe, hein? Fora isso, você pode ver um gráfico com a distribuição de gênero, idade e o dispositivo que essas pessoas mais usaram, enquanto viam seus Pins.

Agora, ao acessar essa página pelo computador, você também consegue ver as categorias que seu público está interessado, incluindo assuntos que não são abordados nos seus Pins. Por exemplo, meu perfil é bem voltado para conteúdos de faça-você-mesmo, arte e comida, mas 76% do meu público se interessa por decoração de casas. E não é só isso: ao clicar em assunto geral, os resultados estão divididos em subcategorias, assim, também é possível saber o que minha audiência se interessa principalmente em decoração de quartos e paredes.

Uma métrica interessante para ficar de olho é a de afinidade. Com ela, é possível entender como seu público é comparado com o resto do Pinterest. Nesse exemplo, o meu público é 1.1x (ou 10%) mais provável de gostar de decoração de casas do que o resto das pessoas dentro do Pinterest.

Muito útil, né? Aproveite essa ferramenta pra se inspirar na criação de conteúdo e oferecer novas inspirações de diferentes categorias pro seu público!

– Lívia de Lima, Growth Associate no Pinterest LATAM. Atualmente salvando ideias de produtos originais e criativos.

--

--