Felipe Godoy
Pinterest Brasil
Published in
3 min readApr 30, 2021

--

Criador de Conteúdo | Expectativa x Realidade

Há mais de 6 meses eu abandonei meu apartamento em São Paulo e passei a morar em diferentes cidades. Um mês em cada lugar, um nômade digital. Aproveitando o Home-Office para trabalhar de uma cidade nova, do meio do mato ou da beira da praia. Obviamente compartilho essa minha experiência com meus amigos em algumas redes sociais. E o que eu mais ouço é: “Você deveria fazer um perfil de viagem” ou “você está perdendo dinheiro, cria um perfil logo”.

E com esses comentários, ficou claro para mim a diferença entre expectativa e realidade que as pessoas têm sobre a vida de um Criador de Conteúdo. E já quero deixar claro, a minha perspectiva não é a de um Criador, mas de quem acompanha o trabalho de vários Criadores de perto.

Produzir conteúdo passou a ser algo recorrente, estamos criando conteúdo ao postar uma foto ou um vídeo de uma viagem, de uma receita que fizemos ou do look do dia. Fazemos isso de forma natural. Porém, criar conteúdo de qualidade, com um propósito, uma linha editorial, que inspire outras pessoas e, principalmente, que tenha frequência e consistência… já é uma outra história. Isso demanda tempo, energia, esforço, dedicação e planejamento. E sim, vira um trabalho. Que pode ser construído paralelamente a um outro trabalho, mas não deixa de exigir dedicação de mais uma nova função.

Para os que querem seguir nessa trajetória, você pode começar devagar, mas alguns pontos fazem toda a diferença desde o início:

  1. Tenha claro qual a sua proposta de conteúdo: O que você faz bem? Ou entende muito? Sobre o que você quer falar, sobre o que você quer ter reconhecimento. Às vezes um conteúdo que faz sucesso também é o de pessoas compartilhando a sua jornada entrando em um novo mundo, e compartilhando com os outros os aprendizados.
  2. Pesquise o assunto: entenda o que está sendo dito sobre esse tema, busque as tendências, entenda como as plataformas funcionam e procure outros criadores que podem servir de referência
  3. Entenda sua audiência: você precisa ter em mente quem seu conteúdo vai impactar e o que essa audiência está buscando. Entenda que conteúdo elas consomem, qual plataforma usam, quais são as principais dúvidas.
  4. Frequência! Não adianta criar um conteúdo sensacional e voltar dois meses depois, a frequência é importante para você manter sua audiência engajada e para manter seu conteúdo ativo na plataforma.
  5. Dados: analise os dados de suas publicações. TESTE! Veja quais conteúdos geram mais engajamento, quais horários funcionam melhor.
  6. Invista em diferentes plataformas: entenda onde seu conteúdo encaixa melhor e onde sua audiência está. Para acelerar a construção da sua audiência, vale a pena aumentar a sua presença estando em mais redes.

Com todos esses tópicos cobertos é um ótimo começo. O próximo passo é começar, com persistência. Muitos Criadores que você vê são pessoas apaixonadas pelo que fazem e que tem como principal motivação inspirar mais pessoas. Assim eles sempre estão motivados para produzir mais e mais.

– Felipe Godoy, Growth Lead Pinterest LATAM. Atualmente salvando ideias de Tábuas de Frios

--

--