Criando conteúdo nativo no Pinterest

Inae Luiz
Pinterest Brasil
Published in
3 min readMay 3, 2021

Que o Pinterest é o melhor lugar para encontrar ideias e colocá-las em prática você já sabe. O que você talvez ainda não saiba é que cada dia mais estamos alocando esforços e trabalhando para que a audiência se conecte, não apenas com o conteúdo, mas também com quem está por trás dele — os criadores.

Uma das muitas maneiras de fazer isso é proporcionando ao público uma experiência agradável, personalizada e, é claro, inspiradora, através do chamado conteúdo nativo.

Mas o que é conteúdo nativo? Como criar e engajar a audiência a partir dessa estratégia? Quais vantagens esse tipo de conteúdo apresenta?
Acompanhe no artigo!

Conteúdo nativo é o tipo de conteúdo que, como o nome propõe, nasce no próprio ambiente da plataforma. A estratégia de criar conteúdo nativo vem sendo muito utilizada em marketing e publicidade, onde o objetivo é fazer uma propaganda que se misture cada vez à experiência já esperada pelo usuário.

Tratando de conteúdo nativo dentro do Pinterest, podemos considerar todo e qualquer conteúdo criado para dentro da plataforma, pensado para a usabilidade na plataforma e que não exija que a audiência se desloque para um outro lugar para ter acesso à informação completa, seja ela uma receita, um tutorial ou uma dica.

No Pinterest, há duas maneiras de criar conteúdo nativo: através de vídeos ou Pins de História. Nos dois casos o conteúdo pode ser considerado nativo se não exigir o acesso a um blog ou site para que seja compreendido na íntegra. Em outras palavras, a história é contada com começo, meio e fim sem que o usuário tenha que fazer nenhum clique a mais.

Para o público, isso significa que as ideias dentro de um Pin serão mais acionáveis e os levarão com ainda mais facilidade da inspiração à ação.

Para os criadores, isso significa que terão ainda mais oportunidades de ter seus conteúdos descobertos, conseguindo uma audiência cativa e garantindo que suas ideias cheguem para quem está em busca delas.

Através do conteúdo nativo o público cria laços mais diretos com os criadores, e na prática isso indica que as pessoas vão chegar até aquele perfil que gostam e vão passar mais tempo por lá.
Fazer com que as pessoas explorem mais conteúdos dentro da página de cada criador é também uma maneira de garantir que os acessos continuem chegando para o blog ou site, que segue presente nos Pins de imagem ou na descrição do perfil.

Para criar um bom conteúdo nativo no Pinterest, a fórmula não é difícil: o conteúdo deve ser pessoal, acionável e positivo. Os criadores podem usar e abusar das ferramentas disponíveis, como descrição, texto, título e páginas, no caso dos Pins de História. Se o Pin é bem feito e traz um assunto inspirador e que gera interesse, ele vai chegar à audiência certa.

A nossa prioridade é garantir que grandes ideias sejam descobertas a todo momento e que o Pinterest seja cada dia mais o cantinho positivo da internet, unindo quem inspira à quem busca inspiração da forma mais agradável e prática possível!

Inaê Luiz, Especialista em Criadores de Conteúdo. Atualmente salvando ideias de reforma e organização de closet.

--

--