O estilo visual da Geração Z

Livia De Lima
Pinterest Brasil
Published in
4 min readJul 12, 2021

Você já ouviu falar de estéticas visuais? Também chamadas por aesthetic, essa palavra é uma das chaves pra destacar a forma de expressão da Geração Z. Segundo o Urban Dictionary, a palavra quer dizer “Uma foto ou uma coleção de fotos cuidadosamente selecionadas para transmitir um clima”. Assim, apesar de ser normalmente usada junto com algum outro adjetivo, por exemplo, vintage aesthetic e cottage core aesthetic, somente a palavra “aesthetic” já remete a um estilo próprio, com cores e elementos visuais combinando.

Uma das primeiras vezes que ouvi falar de uma aesthetic nesse significado foi em uma rede social parecida com um blog, mas ela já ultrapassou das fronteiras apenas da internet. Um exemplo que passou para a vida real foi o conceito das VSCO girls. A maioria delas era reconhecida de longe por garrafas de água de metal, scrunchies no cabelo e vários outros acessórios específicos. Mas, muito além da moda e da coleção de imagens, essas estéticas passam por painéis de referência, fundos de tela de celular, músicas, objetos e até filtros de fotografia. Os aesthetics são uma ajuda para encontrar o estilo que traduza a energia de uma pessoa e de ideias para objetos e lugares físicos e, basicamente, elementos mais palpáveis. Trago esse tema porque venho percebendo que o Pinterest é o lugar escolhido por muitas pessoas pra procurar, conhecer ou montar uma estética nova.

Dado esse contexto, aqui estão algumas estéticas que estão aparecendo bastante no radar das buscas do Pinterest (e, de quebra, também páginas cheinhas de referências!).

Fairy core

A estética do mundo das fadas e outros mundos mágicos está chamando a atenção de muitas pessoas. Cheia de brilho, natureza e asas coloridas, essa estética mantém as cores leves e abusa da luz natural e do brilho da imagem. Cogumelos, jardins, animais e orelhas pontudas fazem parte desse universo, e nele o sobrenatural se mistura com bosques e elementos mundanos. Você pode checar uma coleção sobre essa estética aqui.

Anime aesthetic 90s

Os desenhos japoneses fazem muito sucesso, e isso não é de agora. A novidade aqui é essa estética, em que algumas partes do anime são modificadas para ter um certo visual — closes e filtro granulado são bem comuns. Essas fotos também têm uma vibe bem nostálgica e lo-fi. O importante aqui é trazer o estilo característico desses desenhos para uma pasta própria, como a identidade visual unindo tudo, como nessa pasta aqui.

Hobi core

Hobi é um apelido carinhoso das fãs para o J-Hope, membro da banda coreana BTS. Ele prova que até uma pessoa pode virar um aesthetic. Visualmente, ela é formada de cores bem fortes e brilhantes, arco-íris, miçangas, carinhas felizes, moda retrô e… o próprio J-Hope. Confesso que não conhecia essa, mas achei bem fofa e bem interessante. Você pode ver mais sobre essa estética aqui.

Royal core

Castelos, vestidos bufantes e chás da tarde. Essa febre começou logo depois do lançamento da série Bridgerton e não foi pra nenhum lugar desde então. O luxo antigo destaca texturas e estampas próprias, aplicadas nas decorações cheias de detalhes e roupas típicas de bailes de reis. O imaginário que todas as histórias infantis de princesas tomam uma forma super tangível nessa estética. Se inspire com ela!

Cottage core

Essa é uma parente mais nova do movimento bucólico que levou escritores a exaltarem a vida de campo e tranquilidade. Essa estética, que é uma das mais famosas, traz elementos rurais e fala sobre a vida simples, devagar (no bom sentido) e é muito conectada com a natureza. Piqueniques, potes de geléia e janelas de madeira são muito comuns nessa estética. Conheça o estilo aqui.

Estética por cor

Essa aqui é mais geral, mas sempre aparece nas buscas: aesthetic azul, rosa, roxo, bege, preto, branco, dourado. Muito usado pra criar uma pasta super agradável e monocromática, essas fotos se unem pela variedade de tons e formas dentro de uma mesma cor. Ele aparece bastante com o complemento “fundo de tela”, como uma maneira de manter a cor favorita da pessoa sempre no celular. Você pode conhecer um exemplo aqui.

Café aesthetic

Jurei pra mim mesma que não faria a piada de que café é cringe. Mas ninguém pode negar que café é uma bebida pra lá de fotografável. Com tons mais marrons e cores pastéis, o ponto principal aqui é o café puro, ou com leite, ou com chocolate… A bebida traz toda a sensação de manhã, energia e foco, e tudo isso se traduz em imagens lindas que se complementam. Se inspire com a estética de café aqui.

Você pode ter percebido que a maioria dessas estéticas em alta está bem ligada ao vintage ou ao mergulho em mundos diferentes. Conhecendo essas estéticas, você pode entender melhor a Geração Z e a maneira que usam o Pinterest e o visual para se inspirarem nas artes, moda, decoração e muito mais.

– Lívia de Lima, agora Editorial Specialist. Atualmente salvando ideias de bullet journal e papelaria

--

--