Pinterest honra o Mês do Orgulho 2020
Por Jud Hoffman, Chefe de Operações Comunitárias no Pinterest e Patrocinador Executivo de Pinwheels, ERG do Pinterest pra funcionários e simpatizantes LGBTQI+
Junho é o “Mês do Orgulho LGBTQI+”. Historicamente, os desfiles que celebram a data se organizam em junho pra honrar o aniversário da Revolta de Stonewall, que aconteceu na cidade de Nova York em 28 de junho de 1969. Esse episódio, contra uma cultura anti-LGBTQI+ e um sistema legal implementado pelas batidas policiais de rotina em bares gays ou outros “espaços seguros” pra comunidade, se estendeu e provocou reformas e mudanças durante muitas décadas, mas esta luta está longe de terminar. Esse período não é só um momento pra celebrar os membros LGBTQI+ de nossa comunidade, mas também pra refletir sobre sua origem e considerar os próximos passos em nossa sociedade.
O movimento dos direitos civis LGBTQI+ não pode, e nem deve, ser equiparado com o movimento dos direitos civis da comunidade negra e, com o que vem acontecendo ultimamente. Ainda assim, há algumas experiências compartilhadas em virtude da interseccionalidade desta comunidade: um arco-íris que considera todas as raças, etnias, gêneros e antecedentes, incluindo os membros da comunidade negra que tiveram que suportar tanta dor, e certas vezes até mais por serem membros de múltiplos grupos minoritários oprimidos. De fato, essa experiência está no coração do movimento moderno de direitos dos homossexuais, uma vez que:
- Marsha P. Johnson, mulher negra trans, foi uma das líderes da Revolta de Stonewall
- Bayard Rustin, uma das líderes da Parada de Washington em 1963
- os brilhantes ensaios de James Baldwin, nas décadas de 1950 e 1960, destacaram a brutal verdade sobre a raça e a sexualidade.
Logotipo Pride 2020 do Pinterest
Pra celebrar o Orgulho este ano, apostamos no tema “____ é onde o coração está”. Nosso logo criado especialmente pra ocasião, um arco-íris desconstruído, traz a ideia de que algo está faltando, já que a celebração do movimento em 2020 não aconteceria como nos anos anteriores. O espaço em branco, no mote da campanha, reconhece que nem todos estão ou se sentem em casa… pra alguns, isto pode estar relacionado com o trabalho ou com as viagens recentes; pra outros, pode ser uma maior incerteza; e ainda podem sentir saudades das pessoas ou da comunidade que realmente fazem, de um lugar, um lar. Este momento serve como uma lembrança da grande dificuldade histórica e contínua que tantos membros da comunidade e colegas enfrentam ao tentar criar um lar seguro e estável pra eles mesmos.
No Pinwheels, o grupo de colaboradores do Pinterest (chamado “Comunidade” internamente) pra pessoas e simpatizantes LGBTQI+, estão nossos irmãos e irmãs negrxs. Durante o mês de junho, celebramos vários eventos pros funcionários do Pinterest e todos se solidarizam.
Pra apresentar e destacar o que representa o Mês do Orgulho pra gente aqui no Pinterest, apresentamos conteúdos diversos na aba “Hoje”, destacando ativistas queer, artistas, autores e pensadores negrxs. Além disso, trouxemos novidades dentro do produto: ao buscar pelo tema, os termos digitados ganham as cores da bandeira LGBTQI+.
Por outro lado, criamos pastas do Orgulho LGBTQI+ sobre temas que vão desde ideias de comida até séries, livros e filmes queer pra assistir e celebrar de casa.
Ainda que o Mês do Orgulho tenha sido diferente este ano, ficamos entusiasmados em honrar todos os funcionários LGBTQI+ da melhor maneira que sabemos: construindo uma comunidade. Pra ficar por dentro de nossas iniciativas, acompanhe a gente também no LinkedIn, Instagram e Twitter.