De Juno para Pipo

Manoela Mitchell
Pipo Saúde
4 min readNov 25, 2019

--

Prazer, Pipo Saúde.

Pitching, burocracias e formação de time são só alguns to do’s importantes que todo startapeiro passa quando abre o seu próprio negócio, mas tem outro processo que é comum entre todos os empreendedores: a saga de encontrar o nome perfeito para a sua empresa. Acredite, a jornada é mais difícil do que parece. Para contar o processo de naming que passamos por aqui, convidamos a Manoela Mitchell (CEO e Co Founder) para dividir quais foram as motivações para chegar no nosso novo — e definitivo — nome: Pipo Saúde.

Novo nome mas o objetivo ainda é o mesmo: Contratar e gerir benefícios não precisa ser uma chatice.

Sobre startups & naming

Poucas coisas são tão difíceis quanto o naming de uma empresa: o nome escolhido te remete ao quê? O que você quer transmitir aos seus clientes? Tem domínio disponível? e Instagram, LinkedIn, Facebook?

E sendo bem sincera, acho que naming tem sido um dos nossos calcanhares de Aquiles até agora. Pouca gente sabe que antes de Juno fomos CEOS (que é o titã da mitologia grega que representa a eficiência), então espero que as nossas mudanças de nome sejam um bom aprendizado à todos, vale a pena gastar energia nesse processo.

Quando começamos a Juno Pipo há 18 meses atrás, o @Thiago e eu tínhamos lido Shoe Dog do Phil Knight e estávamos obcecados com algumas linhas de naming: nome curto (idealmente de duas sílabas), e com a referência mitológica. E esse foi um dos primeiros aprendizados da vida empreendedora, cuidado com a obsessão. No final do dia, CEOS até tinha uma sonoridade legal (lê-se céos), mas 100% das pessoas achavam que era uma empresa que tinha a ver com recrutamento e treinamento de CEOs 😤

Mas errar faz parte, o importante é ajustar. Então fomos lá e ajustamos. Nesse momento o @Vinicius já tinha se juntado a gente e passou pelo processo de renaming. Resolvemos então fazer um brainstorm e eleger 5 nomes que mais gostávamos, depois partimos pra um data driven decision approach. Circulamos um Google Forms com três perguntas: qual nome te remete a uma empresa de saúde, qual nome te remete a uma empresa de tecnologia e tem algum feedback sobre os nomes acima? Tivemos cerca de 400 respondentes e resolvemos seguir com Juno, um nome que gostávamos muito e que teve baixa rejeição.

Mas aí aprendemos uma segunda lição sobre startups, time-to-market é tudo. Compramos os domínios, mas demoramos alguns meses até de fato lançarmos a empresa. Quando chegou a hora de nos ‘mostrarmos’ pro mundo, uma outra startup (também passando por um renaming) já se chamava Juno e tinham o registro de marca (outra lição aprendida).

No começo resolvemos que manteríamos Juno e iríamos bundle sempre com Saúde, e que a decisão de um novo nome seria postergada. Mas depois de algumas discussões internas, chegamos a conclusão de que poucas coisas nos definem tanto quanto um nome e que quanto mais cedo resolvessem isso, melhor.

A primeira coisa que fizemos foi falar com a @Juno de Curitiba. Procurei o Mateus, CEO da empresa e contei pra ele que queríamos mudar de nome para evitar qualquer conflito. O pessoal da Juno foi super receptivo. Inclusive trocamos figurinhas com o @Fabio e a @Danielle do time de Marketing e eles dividiram com a gente um pouco do processo que viveram:

“A Juno passou por um renaming de Boleto Fácil para Juno, e essa mudança deixou a marca mais moderna e conectada com um portfólio de produtos mais robusto, que ia muito além do tradicional boleto”.

Aliás, fica aqui o nosso muito obrigada para o pessoal da @Juno que nos inspiraram no nosso processo de criação. Esperamos que vocês tenham muita prosperidade com esse nome que também fez parte da nossa história.

E como resultado de todo esse processo, nasce a Pipo. Nosso primeiro ‘filho planejado’ que além de registro de marca e domínio, tem razão pra existir. Vida longa à Pipo Saúde! Desejamos que esse nome seja uma constante lembrança do que somos e porque existimos: antes de tecnologia, somos pessoas e existimos para melhorar a vida e a saúde de todos os nossos clientes.

Desconstrução da letra P para virar o novo logo. ;)

Por que Pipo?

O nome Pipo reflete o nosso maior foco: pessoas. Pipo é a versão fonética de people (/ˈpiːpəl/) e resume bem uma das coisas que acreditamos por aqui, saúde é a coisa mais importante da vida das pessoas.

Pipo também nos remete a uma outra obsessão, nossos clientes 💓. Uma parte do nosso documento de cultura define ‘como trabalhamos’ e nela dizemos que nós tratamos nossos clientes como gostaríamos de ser tratados.

Mas então, quem são nossos clientes e o que queremos resolver pra eles? A hero do nosso site diz: “contratar e gerir benefícios de saúde não precisa ser uma chatice, viemos para otimizar a rotina do RH”. E aí é que Pipo nos lembra o motivo de estarmos aqui: cuidar da saúde das pessoas, gerar insights e automatizar a vida do RH ou pessoas & performance ou gente & gestão ou de people.

Durante o processo, sentimos que várias empresas quebraram a cabeça para encontrar um nome que faça sentido. Ou seja, se você está nessa parte do processo, reúna seu time e vá com tudo nas pesquisas. Uma hora o nome chega.

Prazer, Pipo! o/

Quer revolucionar a saúde da sua empresa? Entra no www.piposaúde.com.br e fala com a gente, nós estamos aqui pra te ajudar 💖

Manoela Mitchell
CEO e Founder @ Pipo Saúde

--

--