E se ao invés de flores, a gente…

Manoela Mitchell
Pipo Saúde
4 min readMar 9, 2020

--

No dia 08 de Março de 2020 circulei o e-mail abaixo para todos os Pipolhos e Pipolhas. Acreditamos muito que a cultura de uma empresa se constrói em ações e não só em frases bonitas na parede, e achei que seria legal dividir com todos um pouco da nossa.

Hoje na Pipo a equidade de gênero é uma realidade: temos 22 pessoas, sendo 11 homens e 11 mulheres. Olhando para os cargos de liderança, também somos representadas: CEO, CFO, Head de People e Head de Vendas mulheres.

Em Março, as 2 primeiras mães da Pipo entraram pro time, e espero que junto com elas venham muitas melhorias para tornarmos a Pipo mais inclusiva. Ainda temos muito chão pela frente (desenho da nossa política parental igualitária, melhora da equidade de gênero em tecnologia e produto), mas nós não vamos descansar, aqui na Pipo estamos sempre ‘atentos e fortes’.

Esta arte(e tantas outras) foi feita pela Victoria Koki, a designer da casa que transforma todas as ideias de ilustra em realidade.

Queridos Pipolhos,

Antes de começar, queria deixar registrado que esse texto não é um posicionamento institucional da Pipo, mas sim uma reflexão de quem vos-escreve (membra do grupo “seleto” de CEOs mulheres; mulheres estas, que ainda ocupam menos de 3% desses cargos no Brasil).

Como aconteceu com várias datas de ‘conscientização’, o dia das mulheres primeiro virou mercadoria (flores, jóias, chocolates) para depois virar hype. Qual empresa do eixo Berrini-Pinheiros não fala de ‘diversidade’? O problema é que pouquíssimas dessas empresas agem para mudar isso, ou em outras palavras, muita frase bonita na parede pra pouca mulher em posição de liderança (23% dos cargos de diretoria são ocupados por mulheres, ou 4% se olharmos para a área de tecnologia).

Acredito que a luta pela equidade de gênero é muito mais genuína quando enxergamos nela vantagens para todos. Afinal, por que uma Pipo diversa é de interesse comum?

  • Queremos entregar uma ‘solução’ que é amada pelos nossos clientes
  • Para chegarmos nesse “Estado de Nirvana”, precisamos entendê-los profundamente
  • Clientes esses que são diversos entre si (e ainda mais diversos se pensarmos nas dimensões B2B e B2C da Pipo)

Quando posto dessa forma, não parece óbvio que a diversidade de pontos de vista aumentam as chances da Pipo de sucesso?

Partindo do pressuposto que todos concordamos em gênero, número e grau até aqui, chegou a parte complexa: como colocamos isso em prática?

1. É preciso estar atento e forte (atração)🖖

Em uma sociedade onde a probabilidade de uma mulher trabalhar é 26% inferior que a de um homem, precisamos ter processos seletivos inclusivos. Em termos práticos: encorajamento de candidatas mães (que trabalham 7.3% menos que mulheres sem filhos), linguagem neutra de gênero, proximidade e fomento à grupos de talentos femininos (principalmente em áreas onde com grande disparidade de gênero como tecnologia)…

2. Um lugar seguro para todos (manutenção) 🔒

Precisamos garantir que as pessoas trabalhando na Pipo se sintam confortáveis, o que significa: flexibilidade de trabalho para mães, licença parental igualitária, educação e treinamento para novas profissionais e um ambiente de respeito que não tolera comportamento discriminatório ou ofensivo.

3. Nós lideramos pelo exemplo (inspiração) 🚺

Como mulher, eu vos digo, não há nada tão poderoso quanto a representatividade. Se acreditamos que um lugar de trabalho incrível são colegas brilhantes, precisamos mostrar para as Pipolhas que é possível ser mulher e chegar a posições de liderança dentro da empresa.

E se ao invés de flores, a gente passasse esse 08 de Março de 2020 pensando em como podemos mudar:

  • O fato que a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho quase não mudou nos últimos 27 anos
  • Uma mulher é 1.7x mais propensa a não ser considerada para uma oportunidade porque é vista como não flexível ou com baixo comprometimento
  • Uma mulher é 1.6x mais propensa a receber remuneração mais baixa que um homem em posição semelhante

Não sei se um dia vou ter capacidade de mudar o mundo, mas se eu conseguir mudar um pouco da Pipo, já vai ter valido a pena.

Feliz dia das mulheres, feliz todo dia.

Fun fact: um dos momentos que percebi a importância do feminismo. Passei minha infância brincando de ser Jedi (me adaptei a Luke, Anakin, Obi-Wan…) até entender que poderia ser uma com a Rey em 2015 (parece recente né?)

Bom domingo à todos,

Manoela Mitchell

Quer saber mais sobre o plano de saúde ideal para a sua startup?
Entre no site da Pipo Saúde: https://www.piposaude.com.br/

Quer fazer parte do time da Pipo?
Entre no site da Pipo Saúde: https://www.piposaude.com.br/sobre-nos

--

--