O que o LinkedIn ainda não sabe sobre nós: Camila Lacerda

Pipo Saúde
Pipo Saúde
5 min readAug 11, 2020

--

Não é à toa que a Camila tem o apelido de CFOfa da casa. Hoje você vai conhecer mais sobre essa mulher inspiradora que acabou de ganhar um amor pra vida: Frida, a doguinha recém-adotada mais querida do pedaço.

Camila Lacerda, CFOfa da Pipo.

Nome completo
Camila Fonseca Lacerda de Almeida (longo, eu sei…)

Apelido
Cada amigo me chama de um jeito, mas Camis e Camilinha são os que eu mais ouço, acho. Aqui na Pipo recentemente virei a #CFOfa.

Idade
32 anos

Onde você nasceu?
São Paulo, SP

O que você faz na Pipo Saúde?
Sou CFO, cuido de tudo que envolve e impacta as finanças da Pipo e também sou responsável pela área de relações com investidores junto com a Manoela Mitchell.

O que te levou a escolher essa carreira?
Sempre fui curiosa e gostei de trabalhar com algo que me desafiasse intelectualmente e fosse dinâmico, com novos problemas para serem resolvidos todos os dias. Sou fã de atingir grandes coisas junto com um grupo de pessoas que têm a mesma vontade de fazer acontecer que eu. E sim, gosto de números, e gosto bastante de análise.

O que você fez antes da Pipo?
Muita planilha de Excel, apresentação de Power Point e call com comitê de investimento. Sempre trabalhei com investimentos na indústria de Private Equity em diferentes setores e geografias: recursos naturais, logística e consumo no Brasil e saúde e tecnologia em Cingapura e nos Estados Unidos. Mais recentemente me deu vontade de ter um impacto maior com o meu trabalho, por isso topei o desafio de viver por um tempo em Nairobi no Quênia fazendo investimentos de impacto social principalmente nos setores de saúde e energia renovável.

Seu despertador tocou. Como é o seu dia antes de chegar na Pipo?
Agora que tudo se divide entre pré-covid, durante-covid e novo normal as coisas mudaram até porque não chego mais na Pipo todos os dias. Antes ele tocava e eu pulava da cama para não desistir de sair de correr ou fazer yoga. Hoje ele toca e eu religiosamente saio com a Frida, minha cachorrinha recém adotada, para o rolê matutino no bairro e depois faço um café antes de começar meu dia no home-office.

O que as pessoas não sabem sobre você?
Eu acho que é minha paixão por escrever. Algo que começou quando eu tinha uns 12 anos e que eu nunca parei de fazer. Já tive muito caderno, diário e blog secreto e tenho bastante coisa escrita no word mesmo. Escrever sempre me ajudou a lidar melhor com as coisas e a entender meus sentimentos, pensamentos e dissertar teorias sobre a vida. É bom demais, recomendo a todos.

Qual foi o último livro que você leu? Qual é seu livro preferido? Por quê?
O último livro que li chama Zen Mind, Beginner’s Mind: um livro bem conhecido sobre o Zen Budismo escrito por um dos mestres japoneses responsáveis por levar o Zen Budismo aos Estados Unidos. Recomendo para quem quer saber mais do tema, é muito bom. Meu livro preferido é e sempre será Grande Sertão Veredas. Eu sei que muita gente acha ele longo e confuso, mas para mim ele é a combinação perfeita de uma narrativa incrível escrita de maneira única que retrata a condição e as contradições de ser humano como poucos livros fazem. “Viver é muito perigoso…Porque aprender a viver é que o viver mesmo…”

Quando você acha que o seu trabalho está pronto?
Acho que já passei por todas as fases. Desde ter ansiedade em entregar algo o quanto antes e acabar deixando escapar detalhes importantes até não conseguir parar de checar tudo para ter certeza de que o trabalho estava perfeito. Hoje eu acho que ele está pronto quando eu sei que não tem nada importante faltando ali. Para mim bem feito é melhor do que perfeito.

Qual é o seu maior desafio atualmente?
Pensar que tudo que eu decido fazer dentro da área de finanças deve considerar a Pipo muito maior do que é hoje. Temos que estar preparados e estruturados para acompanhar esse crescimento sem esquecer do que precisa ser feito no dia-a-dia.

Apps favoritos?
Spotify, Spotify, Spotify (como viver sem música? e agora viciei em podcasts também). Quando estou treinando corrida com frequência uso bastante o Nike Running Club.

Playlist que você mais escuta trabalhando?
Curto fazer playlists no Spotify justamente para ouvir trabalhando. As preferidas são ou de músicas good vibes quando eu preciso de motivação extra ou de música instrumental quando eu preciso me concentrar.

Qual foi a melhor viagem que já fez? Por quê?
Ter que escolher uma só é sacanagem. As duas melhores foram um mochilão pelo sudeste asiático com as melhores amigas e uma viagem para a Turquia com o Oscar. Para mim as duas tiveram a combinação perfeita de destinos diferentes e muito interessantes com as minhas companhias preferidas e momentos inesquecíveis. Tudo bem clichê, mas bem verdade.

Meme/Gif que te descreve?
Sou meio ultrapassada com essas coisas. Foi só recentemente que comecei a usar stickers no whatsapp e Gif não uso mesmo. Vou deixar você escolher um.

Escolhemos esse GIF para a CFOfa ❤

Qual história sua família sempre conta de você?
Sempre que eu lia o meet the team de outras pessoas da Pipo ficava surpresa com isso das famílias contarem histórias, a minha não conta nenhuma, juro por deus. Me esforcei para lembrar de algo mas não tem nada mesmo.

Dê um conselho para quem quer começar a trabalhar com o que você faz?
Finanças é uma área que requer um pouco de conhecimento técnico. Não é nada de outro mundo, mas acho que o primeiro conselho que eu daria é para a pessoa adquirir esse conhecimento inicial (a internet está cheia de recursos gratuitos) e depois ir para o mundo real praticá-lo. Nada substitui o aprender na prática, errar e acertar e ver como fazer melhor. O segundo conselho é se cercar de pessoas boas que são apaixonadas pela área e por passar o conhecimento para a frente. São elas que vão te inspirar a ser melhor e a sempre evoluir.

Qual frase você colocaria no adesivo do pára choque do seu carro?
Acaba não, mundão!

Antes de ir, anexe aqui o fundo de tela do seu celular:

Quer encontrar a Camila no LinkedIn? É só clicar aqui.

Quer saber mais sobre o plano de saúde ideal para a sua startup?
Entre no site da Pipo Saúde: https://www.piposaude.com.br/

--

--