O que o LinkedIn ainda não sabe sobre nós: Felipe Gonçalves

Julia Bergamo
Pipo Saúde
5 min readMar 2, 2020

--

Além de ser o Software Engineer mais novo da Pipo, Felipe é um cozinheiro de mão cheia. Head do squad que aprimora os do's and dont's do trabalho remoto e participante ativo do grupo de cultura e contratação, Felipe é um co-worker dedicado em fazer da Pipo o melhor lugar para se trabalhar. Um cara super gente boa e que tem aquele sotaque que todo brasileiro gosta de ouvir: o mineiro. Vem saber mais sobre esse jovem fã de Basecamp, uai.

Felipe está sempre de boné e com as suas pulseiras que são lembrança do intercâmbio na Itália.

Nome completo
Felipe Gonçalves Marques

Apelido
Piumhi (mas prefiro só Felipe ou Fe)

Idade
23 aninhos (O juninho da Pipo)

Onde você nasceu?
Piumhi, Minas Gerais :)

O que você faz na Pipo Saúde?
Faço parte do time de Engenharia de Software e Produto. Isso significa fazer muitas perguntas, entender o mercado de saúde e prover ferramentas que sejam úteis para nossos clientes, sejam eles externos ou internos — muitas vezes o próprio time de Produto ;)

O que te levou a escolher essa carreira?
Me interessei por computação depois de várias experiências fracassadas quando era mais novo, coisas como: aprender C, montar um servidor de Mu e fazer um dual boot no PC de casa. Tudo isso me deixou curioso com a área e decidi fazer Engenharia de Computação.

A medida que fui conhecendo mais sobre a área através de cursos onlines e blogs (não muito através da faculdade, devo confessar), vi que tecnologia pode ser muito poderosa e dependendo de como a usamos pode ter um impacto muito positivo na vida das pessoas (mas também negativo). Assim, depois de formado decidi continuar nessa área e aqui estou :)

O que você fez antes da Pipo?
Trabalhei em três empresas antes da Pipo fazendo três coisas diferentes: Business Intelligence na ClickBus, Software Development na Taqtile e Data Science na Data Reply. Além disso, morei 2 anos na Itália estudando Engenharia Matemática, mas a principal coisa que aprendi foi beber vinho :D.

Seu despertador tocou. Como é o seu dia antes de chegar na Pipo?
Atualmente, meu dia segue como: Duolingo (quero aprender Espanhol), leitura de algum livro, café da manhã. Depois disso vou para Pipo e no caminho ligo para meus pais que não moram em São Paulo, : (.

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?
Maioria das pessoas não sabem que eu morei 1 mês na Austrália onde fiz 1 semana de aula de surf. Nem que eu andava de skate quando era mais novo. Acho que minha falta de coordenação motora fazem as pessoas duvidarem disso…

Qual foi o último livro que você leu? Qual é seu livro preferido? Por quê?
O último livro que eu li foi Designing Data Intensive Applications. Ele fala muito sobre como estruturar sua aplicação para ser performática em escala, quando tiver mais de 1 milhão de usuários. O livro é bem amplo e é uma ótima referência para o dia a dia.

Quando você acha que o seu trabalho está pronto?
Nunca. Eu sofro muito de paralisia de ação, pois fico considerando tudo que deveria fazer para deixar meu trabalho perfeito e não sei por onde começar. Por isso, eu gosto muito de Test-driven Development e métodos ágeis. No geral, eu me forço a começar pela parte mais fácil e buscar feedback o mais cedo possível. Outra coisa que tento fazer é estimular um tempo para entregar algo. Tento fazer 1 commit em no mínimo 1h.

Qual é o seu maior desafio atualmente?
Meu maior desafio é obter conhecimento sobre toda a tecnologia e os desafios presentes na Pipo para ser o mais útil possível na empresa.

Quais são os seus apps favoritos?
Spotify, Duolingo, Twitter e Goodreads. São apps que eu sinto que agregam alguma coisa no meu dia-a-dia e não só sugam meu tempo (sim, Instagram, estou olhando para você).

Você tem alguma Playlist que mais escuta trabalhando?
Atualmente estou escutando muito hip hop, ouvindo principalmente Kanye West, Tyler, the Creator, Brockhampton e Stormzy. Fora isso, escuto um pouco de música italiana para continuar praticando a língua. E estou escutando musicais: Hamilton, Hadestown e 21 Chump Street.

Qual foi a melhor viagem que já fez? Por quê?
É difícil escolher uma, mas as viagens que eu mais gosto são aquelas que eu me conecto com as pessoas do local, então, para mim, são duas: uma viagem que fiz para casa de um amigo na Sicília e a vez que fui para Paris com algumas amigas francesas e todas as vezes que fui para Asti/Mongardino d’Asti no Piemonte visitar meus amigos que moram lá.

Meme/Gif que te descreve?

Qual história sua família sempre conta de você?
Eu sempre fui muito comilão. E quando eu era mais novo e estudava à tarde depois do almoço, antes de ir para a escola eu já comia a minha merenda e lá na escola comprava algo na lanchonete. Um dia minha vó me viu fazendo isso e contou para meus pais, hehehehe. Acho que tinha uns 7 anos.

Dê um conselho para quem quer começar a trabalhar com o que você faz?
Don’t overthink e tenha paciência. Basta começar, fazer, refletir sobre o que você fez e repetir esse loop. Não se martirize por errar, aprendizado é uma maratona não um sprint, aprenda com cada erro e siga em frente.

Qual frase você colocaria no adesivo do pára choque do seu carro?
“Não leve a vida tão a sério, você não vai sair vivo dela mesmo.”

Antes de ir, anexe aqui o fundo de tela do seu celular:

Quer encontrar o Felipe no LinkedIn? É só clicar aqui.

Quer saber mais sobre o plano de saúde ideal para a sua startup?
Entre no site da Pipo Saúde e preencha o formulário: https://www.piposaude.com.br/formulario

--

--

Julia Bergamo
Pipo Saúde

Creative Strategist | Founding Team at Pipo Saúde