O que o LinkedIn ainda não sabe sobre nós: Julia Bergamo

Me entrevistei e vou levar esse post para a terapia.

Julia Bergamo
Pipo Saúde
Published in
7 min readDec 9, 2019

--

Já entrevistei o Greg e Pedrão por aqui. A real é que todos os Pipos vão passar por esse 1:1 comigo, mas antes de continuar com o resto da equipe, percebi que eu não me apresentei para vocês, queridos leitores. Abaixo vocês vão descobrir algumas coisas sobre mim. Sejam gentis e compartilhem com os amigos ;)

Uma grande amiga fez uma versão especial do livro "Como Ser Parisiense" para me dar de aniversário e eu tenho certeza que esse foi o presente mais criativo que já recebi na vida.

Nome completo
Julia Montenegro Bergamo

Apelido
Juliana — o erro é tão frequente que virou apelido em todo lugar que eu trabalho. Também tem Zula, Zulin e Bergamota.

Idade
28 anos

Onde você nasceu?
São Paulo/SP

Julia Bergamo

O que você faz na Pipo Saúde?
Branding, marketing e estratégias de comunicação. Cuido da marca, das redes e fico pensando em conteúdos legais para os nossos usuários e seguidores. :) Também conto umas histórias da minha vida para entreter o pessoal no escritório. hehe.

O que te levou a escolher essa carreira?
É muito comum você ver pessoas do Marketing que não fizeram Marketing. Eu sou uma delas. Vou meter um cliché aqui hein, mas… eu não escolhi essa carreira, ela me escolheu. kkk.

Estudei Rádio, TV e Cinema. Sempre fui apaixonada pelas formas de se comunicar. Assim como muitos que nasceram nos anos 80 e 90, meu sonho era ser VJ MTV. Achava incrível poder falar de música e cinema de uma forma que todo mundo entendesse, sem ser metido à besta. E esse virou meu foco. Independente do assunto, queria me comunicar, passar informação pra frente, e trabalhar com algo que me dava espaço e voz sem ser esnobe, me conectando com as pessoas.

Meu primeiro estágio foi na falecida rádio Oi FM. Entrevistei o Lenine e fui muito feliz escutando minhas músicas favoritas da época tocando sem parar. Depois fui para Record. Uma experiência diferente do que eu imaginava e logo quis tentar outra coisa. Me apaixonei pela antiga Fulano Filmes (atual Barry Company), fiz amigos incríveis na New Content, trabalhei numa startup em Los Angeles chamada Mediakix e senti o que era trabalhar com algo que parecia meu na LIVO Eyewear e na GROW. No fim, me apaixonei por empresas e startups que me davam a liberdade de ser quem eu sou e trazer as referências que brilham os meus olhos.

Vivi pela moda e mobilidade. Mais do que trabalhar, respirei esses assuntos, e percebi que equilíbrio é tudo (e tudo o que eu tenho hoje aqui na Pipo — ainda bem!).

Construí a minha carreira de um jeito diferente, mas no fim vejo que escutar clientes, se manter atualizado e ter uma troca com pessoas através de uma boa e clara comunicação te faz voar por diferentes setores.

O que você fez antes da Pipo?
Andava de patinetes. hahaha. Trabalhei no Marketing e Branding da GROW (Grin + Yellow). Mas antes dessa fusão acontecer, veio a RIDE (startup das patinetes azuis que rodaram por SP). Tenho muito orgulho do que foi o começo da RIDE. Senti na pele a urgência da agilidade e logo me apaixonei pela vontade de aplicar o plano de cidades inteligentes através da mobilidade. Seja RIDE, Grin ou Yellow, tudo o que eu sei é que foi um grande aprendizado e sou muito grata aos amigos que fiz lá! Foi essa experiência que me deu a minha mentora da vida (oi, Paula Nader!) e não troco isso por nada. Aliás, acho que nunca conheci tanta gente boa em um ano (e também nunca me conheci tanto — ah, o autoconhecimento!). Trabalhei com muitos profissionais incríveis que agora estão por aí no mercado fazendo maravilhosidades não só em mobilidade, mas também em startups de delivery, aluguéis de apartamentos, podcasts e etc. Foi um ano intenso e apaixonante! ❤

Seu despertador tocou. Como é o seu dia antes de chegar na Pipo?
A fama diz que acordo tarde, mas é mentira. Eu acordo todo dia lá pelas 7h30/8h, e no último ano percebi que precisava voltar a fazer as minhas atividades pessoais antes de chegar no trabalho. Então, depois que acordo gosto de dar uma meditada, ir para a academia, fazer um café e ouvir uma música ou podcast. Nem tudo acontece no mesmo dia, mas ter esse tempo para mim é fundamental. Chego no trabalho entre 9h30/10h, e de terça-feira chego às 10h30 por causa da terapia. Não faz muito tempo que adotei essa rotina de ter tempo pra mim na parte da manhã, mas notei que sou muito mais produtiva (e feliz) com ela. :)

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?
Eu já quebrei um dente comendo milho de pipoca. Tenho vergonha ainda dessa proeza que consegui alcançar.
Também sou uma pessoa muito autocrítica e sensível. To trabalhando tudo isso, pessoal.

Qual foi o último livro que você leu? Qual é seu livro preferido? Por quê?
Os últimos foram The Brand Gap e Na hora em que acabar a luz. Meu favorito é SlaughterHouse Five, do Kurt Vonnegut, e Scar Tissue, do Anthony Kiedis. Eu não piro muito em ficção, mas esse livro do Kurt Vonnegut mudou minha perspectiva em diversas formas. Era o livro favorito do meu irmão e da minha melhor amiga. Depois de muito insistirem, li e notei que esse foi o livro que me transformou. And so it goes.

Quando você acha que o seu trabalho está pronto?
Eu acho que nunca tá pronto. Depois de trabalhar em algumas startups você entende que a busca pela perfeição mais atrapalha do que ajuda, e por causa da agilidade de entregas nunca acho que o trabalho está 100% pronto. Ao invés de carregar isso como um fardo, tento melhorar e aprender com a entrega anterior. Afinal… sem tempo, irmão.

Qual é o seu maior desafio atualmente?
Manter minhas plantas vivas e entregar os conteúdos (#temcoisaboaporai) de 2020 da Pipo. Como estamos no começo, tudo muda sempre e ideias novas surgem. Ou seja, tem muito vai e vem. Faz parte.

Quais são seus apps favoritos?
Spotify — Meu melhor amigo. ❤
Twitter — Meu amante
VSCO — Minha vaidade
Pinterest — Meu passatempo
Headspace — Meu centro

Qual playlist você mais escuta trabalhando?
Depende do dia. Ultimamente escuto mais álbuns do que playlists. Meu top 5 no repeat são:
1. "Swimming", do Mac Miller
2. "Norman Fucking Rockwell", da Lana Del Rey
3. "Jungle", do Jungle
4. "Weezer (Teal Album)", do Weezer
5. Trilha sonora do filme "Begin Again"

Uma mania irritante:
Chamar todo mundo de "migo". Desculpa, sou muito millennial.

Qual foi a melhor viagem que já fez? Por quê?
Big Sur, na California. O lugar mais lindo que já vi na vida. Tudo é tão imenso que seus problemas se tornam grãos de areia. Não sei explicar a paz que eu senti quando passei por lá.

Meme/Gif que te descreve:

hehehe :D

Qual história sua família sempre conta de você?
Hm… Não sei, mas acho que a minha favorita é a história de quando subi sozinha no palco de um hotel fazenda para dublar a Sandy e o Junior com 7 anos de idade, e meus pais não sabiam de nada. Fui lá ser a estrela do show por 5 minutos e voltei pleníssima para o lugar que eu pertenço: a platéia.

Qual é a sua música favorita para cantar em um Karaokê?
Um clássico do CD da Jovem Pan de 1999: Maurício Manieri — Meu bem querer.

Dê um conselho para quem quer começar a trabalhar com o que você faz?
Não importa se você se formou em Marketing e Branding ou não. Estude sempre mesmo que seja por conta própria. Procure referências todos os dias. Entenda o que você gosta, não gosta e o por quê. Se mantenha atualizado. Tem muitos sites e canais no Youtube que podem te ajudar. Se você realmente acredita que é bom em estruturar e contar histórias com consistência e criatividade, nada pode te parar. Tem um canal no Youtube que eu gosto muito chamado The Futur. Sempre que preciso dar uma atualizada ou me inspirar, vou lá aprender com eles. Segue o link, migos: https://www.youtube.com/user/TheSkoolRocks

Qual frase você colocaria no adesivo do pára choque do seu carro?
“Como estou dirigindo?” e colocaria o número de celular da Mamá, uma das minhas melhores amigas. Insira o gif aqui hehehe.

Antes de ir, anexe aqui o fundo de tela do seu celular?

Viva a arte de baixar e deletar apps quando o rolo de câmera não tem mais espaço.

Quer me encontrar nas redes? Tá na mão: LinkedIn e Spotify.

Quer saber mais sobre o plano de saúde ideal para a sua startup?
Entre no site da Pipo Saúde e preencha nosso formulário: https://www.piposaude.com.br/formulario

--

--

Julia Bergamo
Pipo Saúde

Creative Strategist | Founding Team at Pipo Saúde