O que o LinkedIn ainda não sabe sobre nós: Nelson Rezende

Julia Bergamo
Pipo Saúde
4 min readFeb 17, 2020

--

Nelsão é um cara super coração, tem uma paciência de monge e é inteligente demais. Sinto que sempre que a gente bate um papo, aprendo algo novo — nem que seja sobre ter mais paciência (hehe). Enquanto tento entender como absorver mais da calma do Nelson, que tal você saber mais sobre o Príncipe dos Dados da Pipo?

Spoiler: me toquei que talvez tenha que começar a fazer jiu jitsu com a criançada que ele ensina. Ou seja, eu tenho um longo caminho pela frente.

Talvez o grande segredo da paciência do Nelsão esteja escondido nesse kit de sobrevivência. o/

Nome completo
Nelson Botelho de Rezende Neto

Apelido
Nelsinho (se bem que aqui vocês me chamam de Nelsão rs)

Idade
41 anos

Onde você nasceu?
Nasci em São Paulo.

O que você faz na Pipo Saúde?
Sou engenheiro de dados, responsável por planejar e desenvolver a infraestrutura de dados da Pipo.

O que te levou a escolher essa carreira?
Acho que não foi uma escolha, mas os caminhos me levaram até aqui. É uma área dinâmica, com muitos desafios. É necessário conhecer várias áreas de tecnologia e saber bastante sobre o negócio.

O que você fez antes da Pipo?
Minha jornada começou cedo, mas as coisas começaram a melhorar depois que consegui cursar bacharelado em matemática pura. Em seguida, fiz meu mestrado em matemática aplicada computacional e iniciei meu doutorado em Biossistemas mas não concluí. Trabalhei muitos anos desenvolvendo software para o mercado financeiro, depois fui para o mundo das startups trabalhar na área de dados e aqui estou.

Seu despertador tocou. Como é o seu dia antes de chegar na Pipo?
Acordo, tomo um café com um bolinho caseiro, dou comida e levo meus cães para passear. Volto, estudo um pouco e planejo meu dia. Alguns dias da semana vou para academia de jiu-jitsu, uma vez por semana vou para ONG dar aula de programação para as crianças e depois fico livre pra me dedicar as minhas tarefas na Pipo.

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?
Quando eu era adolescente eu dançava em batalhas de RAP e tentei ser jogador de futebol profissional rs. Comecei trabalhar bem cedo, comecei como office boy, depois fui tipógrafo e antes da faculdade era auxiliar administrativo em um colégio :)

Qual foi o último livro que você leu? Qual é seu livro preferido? Por quê?
Li recentemente "O mito de Sísifo de Albert Camus" e achei muito bom. Adoro as idéias existencialistas. Não tenho um livro preferido, todos eles acrescentaram algo em minha jornada.

Quando você acha que o seu trabalho está pronto?
Nunca está. O mundo está sempre evoluindo, sempre surge uma tecnologia ou um conceito novo que pode ser aplicado a área de dados.

Qual é o seu maior desafio atualmente?
Na Pipo é construir um produto inteligente baseado em dados. Mas tenho outros desafios pessoais, como praticar jiu-jitsu constantemente e continuar com os projetos de ensino com as crianças.

Apps favoritos?
Adoro aplicativos educativos. Consumo bastante conteúdo do Coursera e Edx. Gosto de assistir palestras no Youtube e passo um tempinho por dia no Duolingo e Cake.

Playlist que você mais escuta trabalhando?
Não costumo escutar nada quando estou trabalhando. Prefiro ficar focado no que estou fazendo, sempre surgem idéias interessantes. Se ouço música não consigo me concentrar pois meu pensamento acaba sendo levado para outro lugar.

Qual foi a melhor viagem que já fez? Por quê?
Prefiro viagens curtas, de preferência perto da natureza. Todas que fui foram ótimas, principalmente em boa companhia.

Meme/Gif que te descreve?

Qual história sua família sempre conta de você?
Eu morava próximo a uma casa de freiras junto a uma escola. Eu e meus amigos vivíamos pulando o muro para brincar nesta escola. Minha mãe sempre contava que as freiras vinham reclamar com ela que eu só aprontava e elas diziam que eu iria morrer mais cedo rs.

Dê um conselho para quem quer começar a trabalhar com o que você faz?
Precisa gostar de estudar, gostar de resolver problemas e não ter medo de desafios. Além disso precisa sempre estar atento a novas possibilidades e ter a mente aberta. Por isso, não se agarre a tecnologias ou linguagem de programação, procure entender bem os conceitos e conhecer sobre o negócio de atuação.

Qual frase você colocaria no adesivo do pára choque do seu carro?
Para muitos o chão é o fim, para nós é só o começo.

Antes de ir, anexe aqui o fundo de tela do seu celular

Quer encontrar o Nelson no LinkedIn? É só clicar aqui.

Quer saber mais sobre o plano de saúde ideal para a sua startup?
Entre no site da Pipo Saúde e preencha nosso formulário: https://www.piposaude.com.br/formulario

--

--

Julia Bergamo
Pipo Saúde

Creative Strategist | Founding Team at Pipo Saúde