O que o Linkedin não sabe sobre nós: Marcela Ziliotto

Pipo Saúde
Pipo Saúde
5 min readSep 14, 2020

--

Uma das coisas mais gostosas de trabalhar na Pipo é reconhecer a verdade e a paixão das pessoas aqui. Agora, imagine trocar conhecimento com uma galera das boas e ainda ser bem cuidada(o) por uma profissional não só extremamente humana e com empatia pra dar e vender, como a companhia mais gente boa também. Vem cá ter vários motivos para adorar e seguir a Marcela Ziliotto, nossa Head de People.

Marcela Ziliotto

Nome completo
Marcela Ziliotto

Apelido
Má, Mazita, Mazê, Zili, pudim (long story)… escolha um ou crie o seu, kkk

Idade
33 anos

Onde você nasceu?
São Paulo — SP.

O que você faz na Pipo Saúde?
Hoje cuido da área de People na Pipo ;) Estamos construindo um monte de coisas legais e fortalecendo nossa cultura em cada uma delas. Está sendo uma delícia!!

O que te levou a escolher essa carreira?
A vida! rsrs. Na verdade me formei em veterinária! Sempre amei cavalos e acabei apoiando minha escolha nessa paixão (na época era a única coisa que eu sabia que gostava muito). Amei a faculdade, fiz milhões de estágios, me formei e atuei em clínica, nutrição e cirurgia de cavalos de esporte por uns anos. Passaria a vida com cavalos, mas não curtia todo o sistema em que eles estavam envolvidos, acabei me frustrando e surgiu a vontade de saber o que mais tinha por aí!

Fiz um caminho meio doido e acabei chegando em uma consultoria de recrutamento, onde fui aos poucos descobrindo o mundo de rh. Não gosto muito das teorias mais tradicionais da área, mas é um mercado que se reinventou tanto nos últimos anos que já vejo espaço para minha rebeldia em querer criar coisas novas e realmente focadas em pessoas =).

O que você fez antes da Pipo?
Fui vet de cavalos como já falei! Mas entre lá e cá fiz umas outras coisinhas: fui vendedora de loja, assistente de jornalista (tipo Diabo veste Prada), fui headhunter (estilo play hard, work hard), me apaixonei pela vida de startup em crescimento e até passei por uma empresa gigante cheia de burocra. Até que um dia recebi uma ligação de uma CEO mulher, mega inteligente, feminista, que criou uma empresa onde as coisas são feitas com muita coerência, foco e confiança nas pessoas. E cá estou o/.

Seu despertador tocou. Como é o seu dia antes de chegar na Pipo?
Faz um tempo que não ouço meu despertador porque meu filho de 2 anos sempre manda um “mamãaaae, acordeeeei!” beeem antes da hora que eu gostaria de levantar rsrs. Aí gasto uns minutos de bom dia e contação de sonhos na cama com a familinha, depois tomamos café da manhã juntos e vamos lá fora regar as plantas. A partir daí cada um parte pra sua rotina diária (trabalho, escola, casa da vovó etc).

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?
Que eu sou viciada em algumas comidas bem trash: pizza, requeijão e doce de leite. Separados!! Na verdade nunca tentei juntar os 3, mas pode ser uma ideia interessante kkk.

Qual foi o último livro que você leu? Qual é seu livro preferido? Por quê?
Nos últimos 2 meses li uma sequência de livros sobre feminismo e antirracismo (maioria da Chimamanda e da Djamila Ribeiro) mas costumo variar entre livros de trabalho, de psicanálise, de educação e uns mais leves tipo romances aleatórios. Um de trabalho que indico muito é o Nine Lies About Work (indicação de uma pessoa mt amada que trabalhou comigo e explodiu minha mente várias vezes).

Quando você acha que o seu trabalho está pronto?
Ahn, isso existe? Acho que quando você trabalha com pessoas nunca vai dar pra considerar nada pronto. Pessoas são seres muito complexo e a interação entre elas ainda mais!

Qual é o seu maior desafio atualmente?
Desenhar processos e rotinas que apoiem o crescimento da Pipo, impulsionando nossa cultura e mantendo um ambiente onde as pessoas possam ser felizes e produtivas S2.

Apps favoritos?
Audible, Kindle, Spotify e ultimamente Babycenter (estou grávida e ele me diz se meu bebê está do tamanho de um grão de bico ou uma couve flor, por exemplo).

E confesso que Rappi e iFood tem sido bons companheiros nessa quarentena rsrs.

Playlist que você mais escuta trabalhando?
Não sou muito de escutar música trabalhando porque não consigo ouvir meus pensamentos rsrs. Mas quando quero costumo escolher a trilha do filme Améilie Poulain.

Qual foi a melhor viagem que já fez? Por quê?
Sempre amei viajar sozinha, conheci muitos lugares da área e alguns da Europa nesse esquema. Mas confesso que a melhor de todas foi minha lua de mel no Tibet e Butão. São os países com estilo de vida mais autênticos que já estive, onde realmente vivem as crenças do povo e se dedicam a isso. Além disso foram os lugares onde menos encontrei turistas então consegui ter contato profundo com a cultura, comida e pessoas que conheci.

Meme/Gif que te descreve?

(sério, minha memória é muito ruim)

Qual história sua família sempre conta de você?
Que eu sempre comi uma quantidade de comida absurda pro meu tamanho. Hoje me assusto com o tamanho o prato do meu filho, mas segundo meus pais eu era exatamente igual.

Dê um conselho para quem quer começar a trabalhar com o que você faz?
Exercite empatia, entenda seus pontos fortes, ouça as pessoas de verdade, questione suas certezas e se acostume a lidar com complexidade. Ainda estou praticando essas coisas, mas são focos que eu acho importantes ter em mente se você quer trabalhar com pessoas.

Qual frase você colocaria no adesivo do pára choque do seu carro?
Não tenho carro, só ando de bike por enquanto =). Mas se tivesse colocaria esse: VOCÊ É O TRÂNSITO (pra você que reclama do trânsito diariamente de dentro do conforto do seu carro)

Antes de ir, anexe aqui o fundo de tela do seu celular.

Quer encontrar a Marcela no LinkedIn? É só clicar aqui.

Quer saber mais sobre o plano de saúde ideal para a sua startup?
Entre no site da Pipo Saúde: https://www.piposaude.com.br/

--

--