A saúde mental e a voz do outro

Em tempos de comunicação fácil é preciso cuidado ao produzir conteúdos que falam sobre problemas reais.

Giovana Romanelli de Carvalho
Pirata Cultural
2 min readNov 9, 2017

--

Na semana temática “saúde mental no século XXI” a pergunta que mais ficou é “quais ações concretas podemos tomar para melhorar a saúde mental de nossa sociedade como um todo?”. A Tassiana Santos contribuiu com um importante texto sobre a prevenção, e sobre como a sociedade deixa a saúde mental à caráter de doença pra justificar os surtos, a depressão profunda, as tentativas de suicídio, sem dar a devida atenção à saúde de todas as pessoas, sobretudo numa sociedade que mal sabe como lidar com as novas tecnologias e sofre de um fluxo de informação nunca antes visto.

O Victor Matheus, por sua vez, também contribui com o questionamento central ao se perguntar o quão prático vêm sendo nossas abordagens sobre saúde mental. Afinal, em tempos de 13 Reasons Why nós estamos representando essa situação da melhor maneira possível? Como educar as pessoas a terem empatia com o outro e consigo mesmas?

A Larissa Cascaldi e o Gabriel Sanpêra fizeram textos profundamente pessoais e fortes acerca de suas experiências, e falaram muito sobre o pânico, uma faceta ainda pouco discutida. Vemos muitas coisas soltas sobre esse assunto, mas alguém sabe na real quais são os gatilhos e os sintomas? Foi bonito ver como a Pirata Cultural pode ser um espaço plural e de respeito às vivências de cada um também.

https://www.instagram.com/umcartao/

Mais claro ainda, é a impossibilidade de discutir profundamente um assunto como esse em tão pouco tempo. Ao pensarmos sobre o tema, estávamos em um momento em que nós mesmos e vários amigos passavam por problemas como ansiedade e depressão. Vimos que esse tema latente estava ao nosso redor sem prestarmos a atenção necessária, agora, vemos que cabe ainda muitas perspectivas e reflexões, e que esse espaço deve continuar aberto para pensar a saúde mental que queremos para todos.

Abaixo, os 3 textos mais lidos da #SemanaTemática, e no blog você confere uma sessão especial com todos os textos dessa semana.

A Pirata Cultural é um espaço colaborativo se você tiver interesse em escrever pra gente manda um texto por aqui.

--

--

Giovana Romanelli de Carvalho
Pirata Cultural

Mineira e publicitária, quero ser poeta, mas também quero ir para a lua. Dia sim, dia não, mudo tudo e começo de novo, porque tenho asc em gêmeos. Satisfação!