As conversas vazias da atualidade

A Poetisa Das Constelações
Pirata Cultural
Published in
2 min readOct 19, 2018

Por muita vezes encontro-me em um lugar repleto de pessoas, com que convivo diariamente quase todos os dias da semana e, mesmo assim, nunca conversei com elas. Não me refiro a trocar palavras, mas sim a trocar parte da alma. “Bom dia”, “Como vai?”, “Você assistiu a tal programa ontem?”,“Viu o que aquele digital influencer postou?”, Tantas palavras, tantas perguntas e nenhum diálogo. Conto nos meus dedos quantas vezes tive a sensação de estar conversando, parece que no mundo de hoje, (quem sabe, o mundo de sempre) a maioria perde-se e prendem-se à coisas supérfluas, evitando assim o ato de pensar, questionar e aprofundar em sentimentos. E aproveitando que estamos em época de eleição, eu só vejo indivíduos trocando ofensas e usando frases feitas; Papagaios políticos que somente repetem, sem pensar, o que todos nós já sabemos de cor, pois são apenas discursos prontos.

Eu não os culpo, talvez conversar seja uns dos atos mais difíceis para a humanidade, falar sobre algo mais raso é mais fácil e menos perturbador, mas dessa maneira a vida começa a ser resumida em momentos baratos.

Não sou apenas uma escritora aqui, também sou uma leitora assídua do Medium e encontro os mais lindos textos que tocam meu coração e até fazem chorar, porém pergunto-me:

“Onde estão esses escritores?”

Eles ainda são a minoria, estão nos ônibus, nas empresas, nos supermercados, nas ruas, encontrando, as vezes, conforto apenas nas palavras que escrevem. Onde estão esses poetas? Pois poesia não é só um textinho bonito em rimas que fala de amor. Não é porque eu sou metida a poetisa, mas para mim, a poesia está em todos nós e em práticas que fazemos cotidianamente, está em todos os cantos, como por exemplo na filosofia e na ciência. Quantas vezes você já chamou um amigo para ir à cafeteria para ter uma conversa profunda, do tipo que você sente a sua alma nua, seu sangue pulsando por todo o seu corpo e, se houver silêncio, você pode jurar que escuta seu cérebro trabalhando dobrado? As conversar que penetram no mais íntimo do nosso ser e aquietam nosso coração são as que valem a pena. Então deixo somente mais uma pergunta:

“Quantas conversas você já teve hoje?”

Gostou desse texto? Deixe suas palmas aqui (elas vão de 1 a 50). Siga a Pirata Cultural aqui no Medium e acompanhe os autores! Se quiser escrever com a gente, só clicar aqui.

--

--

A Poetisa Das Constelações
Pirata Cultural

Por trás dessa minha calmaria, existem guerras. Mais além dessa minha juventude, existem eras. A noite sempre aguarda os gatos pardos