Editorial: Jovens do Brasil, unir-vos!

Se organizar e engajar nas novas tecnologias é essencial na construção de uma oposição firme e coerente.

Redação Pirata Cultural
Pirata Cultural
2 min readNov 5, 2018

--

Muitos vão se debruçar nas causas do ocorrido. Foi a mídia. As fakes news. O PT. Um conluio das elites.

Aconteceu. Assim como em outros momentos da história a população brasileira foi seduzida por um discurso baixo, moralista e por essência atrasado. Precisa-se de alternância, mas a escolha foi tão radical que, não somente todos os podres nas últimas gestões serão combatidos, como também as conquistas.

Durante a última semana muito se falou em “resistência”. Para os menos afeitos à democracia a palavra pode soar como uma ameaça. Estariam planejando um ataque? Um exército à parte? Não, não parece que nada como o que as elites fizeram em 2015 acontecerá agora com o presidente eleito.

A resistência é, por si só, o entendimento de que conquistas sociais estão sob ameaça. Se para alguns os tempos da ditadura é que foram bons, igualmente encantadora era a concentração de renda, a desigualdade, a fome e o analfabetismo…

Aqueles que saúdam um Brasil mítico do passado, buscam agora conquistar de volta espaços que são obrigados a dividir.

Apesar de tudo, a maioria da população tampouco endossou armas e violência. Apenas apostaram. Não há como julgar.

Na resistência reside também a oposição, o apontamento crítico e o debate com toda a população.

Enquanto publicação colaborativa e experimental, feita por jovens dos mais variados cantos do Brasil, a Pirata irá abrir cada vez mais seu espaço para vozes dissidentes. Acreditamos no poder da internet no engajamento e na formação de redes. Como parte de uma oposição forte, que sai da internet e vai para as ruas, ajudaremos a aprofundar o debate sobre temas cruciais e tão caros ao país. Informação e discussão são fundamentais para nos organizar e barrar retrocessos com o apoio geral da sociedade.

Vão tentar nos calar, mas somos tantos e tão fortes. A guerra é contínua, ela não acabou. Vamos vencer juntos?

Quais as perspectivas de um governo autoritário em um país desigual como o Brasil? Quais as faces gritantes desse problema? O que essa aventura vai nos custar?

Aborde o tema em textos para a Pirata Cultura! A tag #resistência está aberta para ser explorada por autores da publicação. Submeta seus textos ao especial!

#explore

--

--