Eu poderia ser uma pessoa que vota no Coiso

E vou abrir a parte de mim que repúdio para te dizer o porquê.

Giovana Romanelli de Carvalho
Pirata Cultural
3 min readOct 10, 2018

--

Ato contra Bolsonaro no Largo da Batata, em São Paulo (Alice Vergueiro/Folhapress)

Quando eu morava no interior de Minas Gerais, eu não tinha a mínima noção de política, o pouco que eu achava que sabia era só influência da minha família, eu mesma não tinha um discurso formado e muito menos era informada sobre partidos ou candidatos.

Sinceramente, eu achava que a política não ia me afetar, e eu não vi me afetando lá mesmo, eu sempre fui privilegiada, e por mais que eu ouvisse alguns comentários negativos dizendo que a situação não estava tão boa, com certeza ainda estava muito melhor do que para muita gente.

Mas eu era muito egoísta, eu não tinha noção que era, e nem tinha noção que meu privilégio, não era comum, muita gente vivia em condições horríveis. Muita gente ainda vive, e precisa do pouco do bolsa família para não ficar ainda pior. Existem pessoas que acham que é um dinheiro fácil.

Hoje, o quanto me dói ouvir isso, porque provavelmente quem acha isso, também é privilegiado. E não ia nem sentir falta daquela quantidade de dinheiro que faz a alimentação de muitas famílias.

Sabe por que eu poderia votar no Coiso? Porque como muita gente que eu vejo hoje lá, eu também fui homofóbica e tinha um discurso machista, mas não tinha noção disso. Eu dizia e ria de piadas que hoje me fazem chorar. Eu concordava com atitudes e pensamentos horríveis, eu era totalmente alienada.

E fico tão, mas tão triste de ver, que muita gente que continua lá, muita gente que ainda vive perto de mim, e muita gente que eu nem conheço por esse Brasil, tem pensamentos ainda piores, e conseguem sem dor na consciência nenhuma votar em um candidato desses.

As pessoas não entendem o simples fato que, além de ele ser totalmente despreparado para governar um país, ele ainda desperta e legitima o pior das pessoas.

O Coiso não vai sair batendo de pessoas LGBTQ+, nem em negros, nem em mulheres, nem em nordestinos, e todos mais que abertamente, ele não gosta. Mas ele vai dar força para quem assim como ele, é machista, homofóbico, xenofóbico… e uma lista imensa de coisas ruins que só de citar me apavora. Os casos estão aí, e ele nem ganhou. São muitos, são violentos, são absurdos!

Meus amigos estão com medo, eu estou com medo, e o medo está tão perto, que eu vejo gente até perdendo a esperança. Venho dizer, por favor, não percam, nós seremos resistência de qualquer maneira, em qualquer cenário. Porque nós sabemos o valor de cada indivíduo, do jeito que ele é.

Esse texto não é para dizer que eu sou melhor do que ninguém, porque eu estou muito longe de ser. É um desabafo, depois de longas conversas com amigas (os), com conhecidos, ou com desconhecidos pelas redes sociais, pela rua, nas mesas de bar. É um desabafo meu e delas todas.

Se tem uma coisa linda de se ver é essa união, é ver pessoas que entendem que não é sobre o partido, é sobre o discurso, o que a pessoa representa, e o quão pior nosso cenário político e social pode ficar.

Eu disse que eu poderia ser uma pessoa que vota no Coiso, mas não, eu poderia até escorregar em argumentos, mas eu tenho certeza que ainda assim teria empatia. Coisa que eu vejo faltando demais nas pessoas (inclusive, dentro de casa, que é o que mais me dói).

A questão é simples, e o que precisa não exige muito de ninguém (ou muito de algumas pessoas né?), empatia. Pense nos outros, pense no seu privilégio, leia notícias, veja os fatos, não acredite em tudo que vê, fontes seguras estão por aí, PESQUISE.

Não seja quem eu fui um dia. Seja melhor!

Tudo não está perdido, ainda há tempo. Resistamos! Mesmo que o fato se concretize, vamos precisar ser ainda mais fortes. E seremos, porque juntos (as) somos mais!

Não são as minorias que estão se juntando, são as forças que sempre lutaram, por vezes caladas, que agora estão gritando por aí, e se fazendo ouvir.

Não somos minorias, somos a resistência, e continuaremos a ser!

Gostou desse texto? Deixe suas palmas aqui (elas vão de 1 a 50).
Siga a Pirata Cultural aqui no Medium e acompanhe os autores!
Se quiser escrever com a gente, só clicar aqui

--

--

Giovana Romanelli de Carvalho
Pirata Cultural

Mineira e publicitária, quero ser poeta, mas também quero ir para a lua. Dia sim, dia não, mudo tudo e começo de novo, porque tenho asc em gêmeos. Satisfação!