Ninguém quer ser publicitário pra sempre

Tiago da Silva
Pirata Cultural
Published in
2 min readJan 30, 2018

Me formei em Publicidade e Propaganda. Muita gente se formou comigo. E conheci muitas outras pessoas nas várias cadeiras que fiz ao longo do curso.

De quem se formou, eu vejo um percentual bastante pequeno sendo o típico publicitário de agência.

As pessoas que conheci, de certa forma, ainda trabalham ligadas à comunicação, mas não são publicitários no sentido estrito. E, se são, levam outros projetos/carreiras paralelamente, loucos de vontade de tornar o atual plano B no definitivo plano A.

Aqueles caras e gurias ex-colegas hoje são ou querem ser escritores, artistas plásticos, cineastas, cartunistas, músicos (muitos!), trabalhar no seu próprio foodtruck, passar num concurso público, ser tatuadores, tirar sua banda da garagem, batalhar por uma ONG, ser youtuber, qualquer coisa. Acho que ninguém se imagina passando o resto da vida atendendo clientes, layoutando, discutindo escolha de fonte e tamanho de logomarca e fazendo planos de mídia.

E olha que tô falando de gente que tá no ramo há 10, 15 anos. Não é nenhuma eternidade.

A profissão de publicitário (que já não é regulamentada) parece cada vez mais uma fantasia - com pouco glamour ou reconhecimento na prática - e cada vez menos um projeto de vida. E é ainda menos projeto de vida pra quem já é formado e tá nesse mundo há alguns anos.

Se curtiu o texto, clique nas palminhas ;)

--

--

Tiago da Silva
Pirata Cultural

Às vezes me surpreendo com o que escrevo, porque não sabia que pensava assim.