Preciso de um tempo

Quantas vezes já torceram o nariz pra você quando você disse que “precisava de um tempo”?

Breno P. Andrade
Pirata Cultural
3 min readNov 19, 2018

--

Temos um costume horrível de desrespeitar as batalhas alheias quando as pessoas dizem que “precisam de um tempo”.

Quando a gente fala que precisa de um tempo, as pessoas tendem a achar que a gente vai se isolar do resto do mundo se enfiando na caverna escura do nosso quarto e só saindo de lá quando a gente resolver dar uma “chance” pra sociedade de novo. E muito além disso, precisar de um tempo é quase sempre associado à relacionamento. Mas isso não é puramente verdade.

Todo mundo tem suas batalhas com família, com amigos, com trabalho, com finanças, com relacionamento. Tudo acontecendo ao mesmo tempo. E como nem tudo que acontece com a gente depende de nós, tem horas mesmo que a gente precisa parar pra refletir: “o que está acontecendo na minha vida realmente faz sentido pra mim?”

A própria busca pelo sentido da vida de cada um pressupõe que a gente reflita sobre os passos que venhamos a dar em cada esfera da vida. E quando a gente se vê no meio da faixa de gaza da mente, sendo metralhado por tanta coisa que demanda mais da nossa atenção do que estávamos dispostos a dar, a gente precisa parar para resolver uma coisa de cada vez. Isso é precisar de um tempo.

Precisar de um tempo é parar de jogar a bagunça no depósito pra, finalmente, você poder organizá-lo. É parar para organizar a casa pra poder receber a visita mais apropriadamente. É fechar a torneira pra conter um vazamento e evitar que nossa paciência transborde. É limpar o quadro de giz todo rabiscado para escrevermos mais algumas lições de casa.

Quantas vezes não quisemos distância da família por conta de briguinhas sem sentido? Quantas vezes não nos afastamos de amizades por achar que não somos valorizados o suficiente? Quantas vezes não quisemos distância de até do trabalho por não nos darmos bem como o nosso chefe? Isso tudo também é precisar de um tempo.

E não há problema nenhum em precisar de um tempo quando não nos vemos no emprego certo, na família certa ou no relacionamento certo. É mais que natural a gente mudar de opinião e não querer mais manter o status quo pois somos histórias em constante construção e não há problema nenhum em perceber que não é aquele desfecho que vai nos levar ao nosso final feliz. Pra isso, também precisamos de tempo. Tempo para revisitar tudo o que já foi escrito e repensar nossos roteiros.

E não existe a maneira certa ou apropriada de se fazer isso e muito menos um tempo padrão. Cada um sai da caverna no momento em que se sente confortável para sentir o sol na pele novamente. E ninguém pode nos julgar por demorarmos anos precisando um tempo. Tem gente que tira férias e viaja. Tem gente que se isola do mundo. Tem gente que se enfia em retiros espirituais. Tem gente que come. Tem gente de resolve desligar as redes sociais. Tem gente que faz maratona de filmes. E nada disso é passível daquele julgamento automático que vem na cabeça.

Admitir que você precisa de um tempo é uma atitude madura que somente quem tem consciência da própria capacidade e do labirinto da própria vida é capaz de tomar. Não se envergonhe disso. Tome o tempo que precisar. O desfecho da sua vida por depender disso.

.

Gostou desse texto? Deixe suas palmas aqui (elas vão de 1 a 50).
Siga a Pirata Cultural aqui no Medium e acompanhe os autores!
Se quiser escrever com a gente, só clicar aqui

--

--

Breno P. Andrade
Pirata Cultural

Latino-americano. Mestrando em História. Bacharel em RI ávido pelas entrelinhas. Reflexões totalmente pessoais sobre o que der na telha. Escrita como terapia.