#SemanaTemática: Saúde mental no século XXI

Precisamos falar sobre nossos problemas e não sofrer em silêncio.

Antonia Moreira
Pirata Cultural
2 min readOct 24, 2017

--

A saúde mental ainda é um tabu, infelizmente. Cercada de senso comum, a preocupação com depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos é sempre vista como algo do “outro”, distante e, diversas vezes, banalidades, “coisa de rico”.

Hoje existem esforços para tornar o tema mais debatido, sobretudo pelos dilemas que nossa sociedade enfrenta, com transtornos psicológicos afetando pessoas de todas as idades e classes econômicas.

Para se ter uma ideia do problema, segundo o IBGE (2014) mais de 11 milhões de pessoas sofrem de depressão, e apenas 33% dos casos são corretamente diagnosticados. Mulheres são o público que mais sofrem com transtornos psicológicos, e vícios como tabagismo representam maiores chances de desenvolver quadros patológicos.

Os custos de um país doente também são altos, só o INSS por exemplo, gasta 200 milhões por ano em benefícios à pessoas afastadas do trabalho por conta de doenças psicológicas.

A ansiedade, outro mal comum em nosso século, parece ser estimulada por uma sociedade ágil e inundada de informação. As redes sociais estão contribuindo significativamente para a ansiedade geral; além de também o estilo de vida sempre corrido, do contexto socieconômico e as crenças de cada um.

Hm, sei lá

Além dos dados que são claros, é possível notar vários sintomas da ansiedade em nós e também a nossa volta, basta parar pra ouvir. Quantos amigos não reclamam constantemente de seus problemas e das diversas coisas que precisam fazer mas — pasmem — nunca fazem? Ou nós mesmos, com problemas para dormir e estresse altíssimo?

A #SemanaTemática da Pirata quer debater a saúde mental no século XXI. Como as redes sociais nos afetam? Como podemos nos ajudar a controlar a ansiedade? Como lidar com pessoas próximas em depressão? Como a ajuda profissional se encaixa em um mundo onde todos parecem ter a solução para tudo? Quais caminhos são possíveis na criação de uma cultura aberta ao diálogo sobre saúde mental? Como é o processo de aceitação da doença mental e como é difícil passar por ele?

A Pirata busca uma discussão livre e sensata, com responsabilidade — nem todos são psicólogos, logo têm suas limitações — e um espaço democrático para discutir um tema tão delicado e importante.

Nos envie seu texto, artigo (com aquele embasamento bacana), crônica ou conto que seja relevante e diga algo ao mundo sobre o tema.

A #SemanaTemática acontecerá entre os dias 29 de outubro e 4 de novembro, e os textos podem ser enviados até dia 28 de outubro.

Se conhece pessoas que se interessariam, psicólogos e psiquiatras que tenham algo a dizer, indique para eles a Pirata!

--

--

Antonia Moreira
Pirata Cultural

Bixa travesty em demolição. Redatora e produtora cultural.