Revolución para mañana

Num mix fluido de ideias, línguas e falas ouvidas no dia a dia, o ator, diretor e dramaturgo Adanilo reúne impressões e reflexões acerca de suas vivências entre o Brasil e a Argentina

Pitiú Textual das Artes
Pitiú Textual das Artes
8 min readJul 4, 2021

--

Tigre — Buenos Aires (2021), de Adanilo

Junho de 2021

não sou intelectualizado de algum modo não sou tão bom de memória para lembrar a função e o nome de cada pessoa no filme esquisito da minha vida não sei dar opiniões sobre tanto assunto que nem os assuntos que eu sei dar opinião eu sei dar opinião não fico satisfeito mais quando vejo a gente a nossa imagem não está se queimando.

como para sairmos bem na foto somos a lindeza da esperança do amor do carinho do afeto da alegria total da plenitude não sou muito bom nisso tudo.

mañana em espanhol quer dizer manhã e ou amanhã. revolution é essa linha de chegada onde até quem chegou não chegou. yo llegué hasta aquí mucho antes de ustedes. eu quis dizer, vocês.

não deixo de comer o que não posso digerir eu largo a péssima comida que eu te dei. me deu uma comida que puta que pariu.

você acorda bem cedo, toma um café ou mate. então morra. eu sigo evitando tragédias na medida em que eu ajo, que eu acho. poesia de salvar vidas. poeta de eternizar, deixar marcado. marcar encontros em linhas tênues. eita, jesus de alma espírito arrependido. o poeta da fé de quem não se orienta. e metáforas são explosões nucleares das células em cristo. cristal, o nome da minha prima, um personagem uma figura.

amanhã já é hoje. mesmo modelo mesma marca estilo forma. assuntos amadurecidos. las cosas están maturandose. tierra podrida y tan hermosa fruta que sois vós. Ou seja, você. amanhã eu não vou acreditar nem ouvir o que me disser amanhã não me procure nem ligue e seja o que Deus quiser amanhã vai ser melhor do que hoje é a vida, pode escrever amanhã vou me curar pro meu dia nascer melhor.

samba na cara da sociedade. sociabilizar. trampa. trepa. lembrar de sociabilizar o respeito mútuo. quando o efeito do despertador tocar, eu vou acordar. acordate como se si sí hace. outra vez sonhando viajando delirando enlouquecendo pirando endoidando brisando no mundo da lua ele está no mundo da lua muita loucura no cúe na mão no chão nas nuvens pra lá de bogotá. qué? no, sí, hablé solo eso te quería que podría decir. es decir.

a manha da manhã é tirar um barato sai caros amigos e telespectadores do meu brasil porteño. tá qualquer coisa qualquer parada negócio situação reticências. coma. interrogation.

críticas severas aos jogadores de esportes distintos variados desejos quereres paixões até amores eu diria que não servem flores em vasos de nada a ilusão o esvaziamento a dificuldade de elaborar um termo uma palavra uma frase a respeito de temas assuntos questões formas modelos manequins estruturas ondas:

Vamos acordar e ficar a ouvir

A rádio no ar a chuva a cair

Eu vou-te abraçar e prender-te então

No sonho que é teu na cama no chão

eu nunca escutei essa canção. essa música, eu quis dizer. the sound of the system is our voices. vocês. vós.

quero dizer tantas tantas…

muitas e uma quantidade expressiva várias variadas uma grande variedade meixmo de situações-bugigangas vendendo uma rua de centro comercial lojas de um lado e do outro carniceria tiendas kiosko pizzeria gente no carro no som. ô, meu deus-não-existe, que diabo já que eu sigo seguindo. mi estado.

adotar no entanto as posturas do teu tempo-teu espaço encontrar o sossego da mente de frente pro parquinho sorrir esquecido de tudo só se for assim olvidar. as paredes possuem ouvidos. fluxo:

Movimento de substâncias líquidas:

curso, corrente, corrimento, escoamento, fluência, fluidez, secreção, vazamento, correnteza, defluxão, defluxo.

Enchente: cheia, dilúvio, inundação. Halagar.

Movimentação:

deslocamento, movimentação, movimento, passagem, trânsito.

Sucessão de acontecimentos:

sequência, série, sucessão.

Abundância:

abundância, afluência, batelada, despropósito, enxurrada, excesso, fartura, monte, profusão, torrente, flux, exorbitância, exuberância.

você adoraria poder acordar num país que não fosse país um estado que não fosse um status uma capital sem capital zero fome escola saúde comida fresca afrescalhada verduras legumes ovolactovegetariano carnocatohumano natureza natural naturist naturalizado nathane minha amiga escritora foi quem escreveu isso aqui?

tu bote sí acostó en tu puerto alegre?

cuantas veces tengo que decirte que comportese como si fuera una lechusa, mi maestra. ya no sé hablar. idioma é agora cariño em mi garganta. falo muitas palavras por segundo quadrado. um terço da minha vida eu passo sobre ele. aqui estou.

una cama de gato. gato puede ser tantas cosas. nossa, que cat.

pagar um quete.

podés venir caliente pues estoy hirviendo.

corrija-se se eu estiver equivocado.

azar o seu.

otra vez falando uma anedota conversando dizendo hablando solito sozinho saudade-miss-you-te-estranho. tá estranho mesmo bizarro absurdo engraçado equivocado distorsionado distorcido eu tô certo ou tô errado? nada mais é que una charla. charlatão. tão tantam da cabeça. é no pagode.

agora falando sério de verdade realmente años se pasarán do rocha sinceramente eloquentemente. te digo en serio. nunca más te voy a explicar lo que quiere decir mais e mas. mas pero nunca te falte a autoestima do bilíngue. o serhumanonãoprestamesmo. o ego veio aqui em cima em mim olha eu me achando porque falo não sei quantas línguas. lambendo o próprio rabo. só quer ser gatinho mas só come ovo. por sorte, isso me faz recordar as galinhas felizes criadas sem grades sem conservantes sem glúten sem pesticidas. ah, peste, colega! che, sois tarado? que boludo que sois. no, que pedazo de pelotudo. la re puta con concha de su madre por dios.

plagiar copiar imitar plasmar. eu fico pasmo olha: repetir. duplicar se apropriar roubar expropriação cultural apropriação da vida da existência do existir dos dias do cotidiano da gente.

buscar referência gente que te inspira. plagiar. ler, achar que algo vai cambiar, crer. tentar. se esforçar. vamos, pessoal, pagiar. pode ser a pessoa mais top do mundo, ainda assim é uma merda. que minha filha não leia isso antes de completar uma idade avançada suficientemente como para decidir que é hora de não deixar mesmo de ser feliz visto que minha filha é a felicidade em si.

filha, mãe, pai, prima, tia, irmã, avó, bisa, vovô, abuela, bisabuelo, de criança a velhice, não tem jeito, dois mil anos depois, dez mil antes de Christopher. Como quando você y una película una piel e sabe que aquela luz é mentira aquele sorriso é mentira é verdade de mentira você se permite o jogo do eu tô acreditando. crente do cu quente quando peida mata gente. creyente del culo caliente cuando peda matás a la gente. una casa nuestro grito durante las nuestras manifestaciones seráde que somos locos y somos poco en verdade ya no somos casi nada así que nada no pasa nada. no pasa Nadja.

já pensou?

nada é Nadja. mudou uma palavra, entrou la jota. a xota.

eu sei nadjar nos banzeiros da paixão nas águas da life eu conheço o prazer por completo sou cem por cento de mim todo sano saudável uso cento e um por cento da minha capacidade cerebral. é sério. celebre. celeiro. que hacés, vieja?

matar presidenciável vacunarse en contra los sistemas novos novidade nunca visto é lançamento no espaço sideral é considerado dessa vez tô te falando verdadeiramente-sério. estar en contra o al favor de alguién. andá a cagar, pibe. jovem, eu quis decir. otário.

mi apodo és révi. por quá? porquá yo vengo de la revolucíon. vós creés entonces que si yo uso las siguiente letras R E V O L U Ç Ã O você acredita que uma explosão o assassinato de uma famosa a morte de uma grávida de pretos indígenas mulheres trans crianças bebês. tu acreditas? no que tu acreditas? que creés que sois? un forro. en la tierra de los Manaós yo siempre leía en una propaganda de techos de yeso: Forró de Gesso.

y nada, amigo, voy a pelar todo mi pecho.

pero si no tenés pelos.

ah, bueno.

una revolucíon no mundo do passado alfa homem caverna astuto matuto confuso canalha esmagador de cabeças homens destruidores de lares comedores de almas lo cuanto está sobrepasado, ya está, listo, nos vamos a vivir acá. piensa acerca de mí altamente juzgable tu é leso é o quê que tu disse?

quien no tiene techo de vidrio que tire la primera piedra-aaaaa.

outra vez

outra vez

outra vez.

acorda, menina.

sonhei que eu tava sonhando, sônia sempre comigo vem me contar

a bateria vai acabando preciso dizer tudo que eu preciso dizer eu quero eu q y

te digo más sabés qué guei no mames y te conta una cosa

que hacés?

entre duas cidades

limites

fronteiras que eu carrego comigo

quando vou a outro lugar

a visão

que me abre

una mirada

después

lo mismo

en todos los lados

la misma locura humanoide

que tontos que són.

a ver a ver.

me gustaría más si yo pudiera te hablar en mi lengua madre la puta madre pero la concha de la loira. hehehehe.

pero te digo en sério, ehn. solo no te agarro a patadas, porque mis patas de yawaretê te molestarían demasiados, o nó? te veo toda parte de mí que mi tiempo dale a aplastarse contra mi propio ser soy yo.

pues que nada, huevón

pinche guei

no mames. és una mamada.

o qué? y los animales? qué?

con nosostros

la crueldad de los animales.

seamos. pero manãna, ya está.

dale, victória.

o sea. bueno.

cenemos. comamos. crema pastelera. membrillo. goiabada. ele é goiaba! ele é goiaba! ele é goiabada, meu zeus, e agora?

hay que cambiar dejar una marca en el mundo. sellar la cara del mundo con tus acciones.

entre despertar e se negar ao entorno, o que queda? tipo, lo que fica?

Sobre o autor
Adanilo é ator, diretor e dramaturgo. Tem formação técnica em Rádio e TV e estudou na Escola Técnica de Teatro (ETET) Martins Penna, no Rio de Janeiro. Recentemente fez parte do elenco do filme “Marighella”, dirigido por Wagner Moura, que contou com preparação de atores de Fátima Toledo e produção da O2 Filmes. O longa-metragem, centrado na figura do escritor, político e guerrilheiro Carlos Marighella, estreou em fevereiro do ano passado no Festival de Berlim. Participou do filme “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho, entre outros. Em 2020 participou da série global “Segunda Chamada”, e em 2021, do seu primeiro filme internacional, “Eureka”, do diretor argentino Lisandro Alonso.

Adanilo é diretor do grupo Teatro Galeroso, no qual dirigiu e escreveu o espetáculo “Bicho Doido”, apresentado em Manaus, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro e Buenos Aires, integrou a programação da Mostra Solo Brasileiro, da 7 às 7 Mostra de Teatro e do Festival de Teatro de Paranaguá, neste último se consagrando com os prêmios de Melhor Espetáculo, Diretor e Ator. O Teatro Galeroso desenvolve seu novo projeto, “Considerado”, no qual Adanilo atua e assina a dramaturgia.

Recentemente foi mediador da oficina “Todo Mundo é Dramaturgo”, de sua autoria, como parte do Projeto Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas, iniciativa do site Pitiú Textual das Artes gestada em Manaus e contemplada com o Prêmio Feliciano Lana — Lei Aldir Blanc 2020.

--

--

Pitiú Textual das Artes
Pitiú Textual das Artes

Site de conteúdo dedicado a Teatro, Dança e Performance do Norte do Brasil