1 dia em NY

[PK] Paola Katherine Pacheco
[PK]world
Published in
6 min readFeb 26, 2017

Oi Pessoal,
Vou contar sobre 1 dia em NYC, a tão famosa Big Apple!

Eu estava indo para Bilbao, Espanha, pela American Airlines e tive uma escala, proposital, de 9h na cidade.
Por ser uma escala grande já tinha me programado para sair do aeroporto.
O aeroporto de NY, apesar de grande, de ter vários terminais. Cada terminal é super simples, as vezes nem tão novo e com pouca opção de lojas.

Depois de passar pela imigração, como padrão nos EUA, você precisa pegar sua bagagem , ainda que vá para outro destino. E perto da hora do seu vôo você despacha novamente.
Como meu check-in só abriria perto do horário do meu vôo eu decidi guardar as malas. O aeroporto não tem locker, alias nenhum aeroporto nos Eua tem esse serviço, mas NY por sorte conta com um stand, que tem esse serviço. Lembrando que o serviço não é do aeroporto.

Um exemplo é o aeroporto de Atlanta, além de não tem locker, não tem nenhum prestador de serviço. Eu acabei tendo que ir até o Aquaruim de Atlanta para deixar as malas lá e passear..mas isso é outro post.

Indo para a cidade

Pra começar, depois de largar as malas, você precisa chegar ao centro. Eu não tinha muita pressa pois eram 8h da manhã e imaginei que as lojas fossem abrir as 9h ou 10h.
Para chegar ao centro você tem a opção de pegar o trem expresso, o metro, taxi, suffle particular. Eu acho que cheguei a ler sobre onibus, mas a cidade não é muito perto do aeroporto e como era dia de semana eu perderia quase 2h para chegar.
Taxi é a mesma situação, trânsito+ distância, o que resulta em altos preços.
Eu optei por pegar o trêm expresso pois como eu fui sem GPS, estava indo comprar um Iphone. Sabia que ir de metro iria ter que fazer trocas de linhas.

Para trem e metro você precisa sair do terminal, para isso todos os aeroportos dos Eua contam com um Air train que é um serviço gratuito para circular entre os terminais e pago se você deseja sair do aeroporto.

(mapa do airtrain)

Uma curiosidade é que a maioria dos aeroportos dos Eua tem Air train e na Europa o mesmo trem é um metro e geralmente fica no subsolo.
Enfim, para pegar o airtrain você pode pegar o elevador do aeroporto e descer no andar do train, depois é só seguir o caminho até chegar na estação.

O airtrain fica anexado ao aeroporto do lado de fora.

Se quiser trocar de terminal, ele é gratuito. Caso chegue na estação que faz ligação com os trens e metro, você precisa pagar para sair. Se eu nao me engano foram 5 dolares, mas você pode comprar um ticket que já inclui o trem ou metro, saindo mais barato.

Eu comprei o bilhete do trem Long Island Rail Road (LIRR), só haviam terminais de auto atendimento porém com uma pessoa ajudando sempre que necessário.
Eu não precisei de ajuda, foi bem simples para comprar. E o bilhete já sai com horário, plataforma. Bem explicado.

O expresso demora cerca de 35 minutos até o centro. A estação que liga o airtrain ao trem/metro, é Jamaica Station.

O LIRR é confortável, um pouco caro, foram 14 dolares, mas valeu a pena.
Talvez hoje eu fosse tentar ir de metro, já que eu consegui voltar de metro.

O LIRR deixa você Pennsylvania Station, na 33rd. Que é um enorme terminal, onde você pode pegar metrô se quiser chegar ao Central Park.

Pennsylvania Station

A estação é muito bonita, vale a pena um passeio.

Todas as estações centrais que eu passei são maravilhosas, tem inúmeras lojas, uma delas tem uma Apple dentro com um estilo completamente diferente de loja.

Apple Store- Grand Central Station

Vale um passeio , fotos, conhecer as lojas.
Vale passar numa lojinha que parece pequena, na verdade um mercado KMart. Na cidade não existe nenhum grande mercado, somente uns pequenos. O Walmart mais próximo fica em New Jersey, sao 40 min de onibus, vale a pena ir, porém eu queria conhecer a cidade.
O Kmart é um mercado que eles consideram pequeno, ele tem 5 andares, sendo 1 para a rua e os outros subsolos até o último que chega na estação.
Eu não vi esse mercado na estação, pois ela é enorme com vários lados, saídas. Ainda que tivesse visto não daria muito pois é uma entrada pequena.
Na rua eu entrei pois o andar é de roupas e com preços bem baixos, 2/3 dolares umas camisetas básicas. Com isso fui conhecendo a loja e quando vi estava a 5 andares subsolos e na estação novamente.

Lojas

Acabei visitando lojinhas pequenas e sem muita marca, para comprar coisas pequenas. O Kmart para comprar shampoo, chocolate e tshirts é a melhor opção.
Caminhando para o Central Park você começa a ver grifes caríssimas, com lindas lojas. Vale a foto.
Fui na Apple Store na 5 Avenida a mais famosa, maior de NY e claro, super cheia, 30 min para ser atendida e conseguir comprar um telefone.
Mais 5 minutos para conseguir sentar e ligar o telefone já que eu estava sem e claro aproveitar a wifi para sair da loja com telefone configurado.
Uma dica, se puder comprar na loja da Grand Central Station, compre. É mais vazia e os funcionários tem paciência. Infelizmente o modelo que eu queria só tinha na loja principal.

Voltando para o Aeroporto

Optei por voltar de metro, estava com telefone então não foi difícil.

Os metros são imundos, geralmente cada estação tem 4 saídas sendo 3 super pequenas só tendo um telefone para ajuda e 1 maquina de compra de ticket.
Eu usei o telefone para confirmar se precisaria mesmo fazer o caminho que o GPS tinha indicado e a atendente me informou que poucas quadras dali eu pegaria somente 2 trens, com a troca feita na mesma plataforma.
Ou seja, eu pegaria um metro, desceria em uma estação e pegaria o outro próximo trem, sem necessidade de trocar de plataforma ou de andar. Foi perfeito.
Depois foi só descer em Jamaica Station e pegar novamente o airtrain do aeroporto.

é isso, desculpem pelo texto longo.
Até a próxima!

--

--

[PK] Paola Katherine Pacheco
[PK]world

dona do Pachecos No Canada, desenvolvedora, mãe entre otras tarefas..