Visto americano!

[PK] Paola Katherine Pacheco
[PK]world
Published in
6 min readFeb 26, 2017

Bom gente,
Vim contar um pouco sobre o processo de visto!
Bem, eu sou do Rio de Janeiro e aqui tem o CASV e Consulado, logo marquei tudo para ca.

Pra começar você precisa entender que são 5 passos:
- Preencher formulário Ds 160
- Pagar taxa
- Agendar visitas
- Coleta de digitais e foto
- Entrevista ( a tão temida)

Preencher formulário Ds 160

Pra começar você deve separar o máximo de documentos e começar a preencher o formulário. Sim, pegue todos os documentos pois o formulário de tempo em tempo inativo ele faz você fazer o login novamente. Então se você for procurar os documentos a medida que for preenchendo tenha em mente que cada vez que voltar, terá que colocar o ID do formulário com umas verificações que você define no início. ( é chatinho isso, então melhor deixar os documentos do seu lado).

Pra preencher eu segui esse site :

http://www.vistorapido.com/artigos/como-preencher-formulario-ds160

Ele não está completo até porque os formulários variam de acordo com as suas respostas iniciais. Por exemplo, eu preenchi um formulário bem menor do que o meu marido que preencheu quase junto comigo, o dele perguntava sobre escola, países visitados e o meu foi super simples.. Então esse site ajuda para preencher o básico.
Caso seu inglês não seja tão bom, consulte o google tradutor..Melhor perder um pouco de tempo traduzindo as perguntas do que sair respondendo e preencher errado. Melhor prevenir neh!

Preencha com calma. você pode pausar, salvar e voltar a preencher no dia seguinte se quiser.
Ao final você não precisa imprimir o formulário , apenas a confirmação dele.
Eu imprimi e me enviei por email , pra segurança. Mas caso você não possa imprimir na hora poderá acessar depois o site e imprimir.

Pagamento:

Existem duas maneiras de pagar:

- Boleto

- Cartão de Crédito (visa ou master card)
Para pagar você precisa ir nesse site : https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv

O valor é de $160 e o site já converte para real. Eu paguei R$608,00.

Se for pago no cartão o site já libera para agendar, caso seja no boleto você deve aguardar até 2 dias úteis mas não se preocupe, eles mandam um email informando que o pagamento chegou lá pra eles. Caso queira você pode acessar o site até ele liberar o agendamento.

Agendamento

No mesmo site do pagamento você deve agendar a coleta de digitais e a entrevista. Se não me engano as duas visitas deverão ser feitas com um intervalo de no máximo 8 dias entre elas. Eu entrei no site na sexta feira para agendar e consegui horário para o domingo e segunda seguintes, está bem rápido o agendamento.

Coleta de digitais e foto

O CASV é super rápido, tem apenas uma fila fora mas é rápido e organizado, você precisa apenas do passaporte e o comprovante DS-160, lá você irá tirar foto e coletar digitais. É bem rápido. Nesse dia você ganha um adesivo no verso do passaporte com códigos.

Entrevista

Bem, chegue com 15 minutos de antecedência, mais que isso não é necessário. Do lado de fora ficam grupos com horários, então você precisa achar o grupo que está agendado no mesmo horário que você mas algum agente do consulado poderá te ajudar. Bem, no dia que eu fui foram 20 minutos para meu grupo entrar e passar pelo detector de metais. Depois mais 15 minutos sentada esperando a verificação de digitais e por fim uns 5 minutos na fila do guiche para a temida entrevista.

Lembrando que não é permitido entrar com celular nem desligado no Consulado, então deixe em casa ou leve alguém com você. Fora do consulado existem pessoas que guardam, tem muita gente que deixa, ai cabe a você confiar ou não.

Bom, a entrevista é simples, o agente não deseja que você responda as perguntas com uma história. O que pude perceber é que muitas pessoas se enrolavam no que diziam, pode ser nervoso ou mentira eu não sei dizer. Vou tentar dar algumas dicas pelo o que eu pude ver das entrevistas:

- Não minta sobre nada! Afinal desde seu preenchimento da ds-160 eles tem todas informações da sua vida!

- Leve todos documentos que comprovem sua permanencia aqui. Comprovantes de estudo, curso, trabalho, bens. Tudo que possa comprovar que você não tem intenção de fugir daqui.

- Seja breve nas respostas, não é porque perguntaram qual seu cargo que você deve se estender e contar mais do que o perguntado.

- Seu formulário ds-160 foi preenchido com informações verdadeiras(espero), caso você tenha preenchido com uma possível viagem que pretende fazer, decore, tenha todos os dados na ponta da língua. ( Eu vi várias pessoas planejando viagens e quando perguntados sobre o que iriam fazer lá não sabiam responder.)

- Se alguém for pagar sua viagem, leve os comprovantes da pessoa, saiba o que a pessoa faz, o cargo, idade e o máximo de informações. ( Vi uma menina falando que a tia ia pagar a viagem mas ela nem sabia qual era o cargo e a idade da tia)

-Não prolongue respostas, mesmo que o entrevistador seja educado e as vezes faça alguma brincadeira. ( Uma senhora se enrolou muito na pergunta de porque ela ia pra tal lugar, uma amiga dela ia fazer aniversário e ela ia pros eua pq a amiga era da europa , falou falou e teve visto negado. Seja breve, responda, turismo, conferencia, o que for mas nada de histórias)

- Não fique olhando pros lados, responda as perguntas e olhe pro entrevistador.

- Tenha documentos em mãos e não saia entregando eles a não ser que sejam pedidos. Caso o entrevistador tenha alguma dúvida ele irá pedir, caso ele pergunte muitas vezes você pode informar que está com os documentos e se ele quer ver, não saia colocando os documentos para ele pois ele não irá aceitar e será um ponto negativo pra você.

- Roupas normais, nada de salto se não é sua roupa habitual, não vá montada, vá com roupas comportadas, nada de shorts, vestidos muito curtos, afinal você é avaliado em tudo.

-Tente ficar calmo, pois muito nervosismo pode parecer insegurança e conta como negativo pra você.

Meu marido fez a entrevista dias antes de mim e as perguntas para ele foram:

Você é Vinicius?

Vai para onde?

Quando?

Para que ?

OK Aprovado

Já a minha entrevista foi mais longa um pouco :

Você é Paola?

Vai para onde?

Quando?

Para que ?

Sozinha?

Quem está pagando sua viagem?

Você é casada?

Seu marido trabalha aqui no Brasil?

E você trabalha com o que ?

Quais países que você já visitou? (é muito comum a pergunta pois caso você tenha visitado países “ricos” anteriormente e tenha retornado ao Brasil, significa que você não está tentando fugir daqui)

OK Aprovado.

E se meu visto for negado?

Eu pude perceber que muitas pessoas eram encaminhadas para uma sala separada, acredito que era para solicitar uma revisão no pedido. Outras pessoas eu vi que entregavam os documentos e aguardavam para fazer novamente a entrevista. Algumas iam pagar uma taxa extra, mas essas não eram brasileira. E algumas iam embora, acho que realmente foram negados.

Retirada de Passaporte com visto

Ahh por último, seu passaporte fica com eles e se você pediu pra entregarem na sua residência o prazo é de 10 dias úteis no máximo, caso você tenha optado por retirar no CASV são 5 dias úteis mas eles informam que é super rápido pois economizam várias etapas, então demora em torno de 5 dias. Mas você receberá um email confirmado e precisará agendar uma visita ao CASV para retirar o passaporte …(o meu foi liberado para agendamento de retirada no dia seguinte)

Bom é isso, espero ter ajudado !!

Boa sorte a todos que irão tirar o visto…

--

--

[PK] Paola Katherine Pacheco
[PK]world

dona do Pachecos No Canada, desenvolvedora, mãe entre otras tarefas..