Análise de Monte Carlo, simulação de risco na gestão de projetos

Planrockr
Planrockr
Published in
3 min readApr 10, 2018

Se você ainda não tem intimidade com o termo, você deve estar se perguntando o que é uma análise final de Monte Carlo, certo?

Vamos lá, uma análise de Monte Carlo, tratando-se de uma máquina virtual, e, em seguida, o processo de recuperação de dados e riscos em suas análises quantitativas. É utilizado para gerar dados e parâmetros variáveis ​​que demonstrem variabilidade. Se você é uma indústria sem fins lucrativos, como as indústrias de finanças, energia, indústrias, engenharia, pesquisa e desenvolvimento, seguros, petróleo, entre outras.

No caso da gestão de projetos, os prazos, os custos e os riscos estão sujeitos a variação. Uma determinada tarefa pode custar mais ou menos tempo em função dos profissionais disponíveis, de seu estado físico e psicológico, de circunstâncias que fogem ao nosso controle e que estão sujeitas a acontecer na realização deste processo, como também vários outros motivos. Ou seja, as estimativas que fazemos, por mais precisas que sejam, estão sempre sujeitas a um certo erro, por isso, mais do que resultados absolutos, se deveria falar de soluções probabilísticas com um certo intervalo de confiança.

Um conceito mais correto e real de fazer predições sobre um projeto, é estimar valores médios de custo econômico e de tempo, atribuir uma probabilidade e variabilidade, e posteriormente realizar uma simulação na qual todos os cenários possíveis são considerados. Para realizar este processo matemático, é necessário utilizar um software que permita simular as tarefas de forma aleatória, considerando as probabilidades estabelecidas para cada evento e sua variabilidade, e assim estimar da forma mais aproximada possível os resultados que obteremos na vida real.

Veja um exemplo que retiramos da ferramenta Planrockr, a mesma que utilizamos para metrificar os projetos de software que são desenvolvidos na Coderockr, com a apresentação de 3 cenários, podemos mensurar a previsão de entrega do projeto, assim conseguimos repassar prazos para a equipe e cliente com segurança.

Uma vez que a simulação de Monte Carlo é realizada, os resultados obtidos mostram graficamente a probabilidade de chegar ao final do projeto, com um determinado custo temporal e econômico. Ao nivelar os riscos que podem ocorrer, o gestor é capaz de reagir de forma antecipada as possibilidades de ameaças ligadas a cada cenário, de acordo com o parâmetro estabelecido por quem executa a metodologia.

Vantagens da simulação de Monte Carlo aplicada nos projetos:

  • Os resultados gerados indicam o que pode ocorrer, bem como os riscos destas ocorrências;
  • A resolução gerada pela simulação permite a criação de gráficos que indiquem os diferentes resultados e probabilidades obtidas. Assim, a comunicação a respeito das informações geradas flui de maneira mais ágil dentro da empresa;
  • O método permite que sejam identificados os projetos de maiores efeitos nos resultados finais;
  • É possível apresentar como determinadas situações podem modificar conforme a eventualidade;
  • As dificuldades de um projeto podem ser analisadas em diferentes formas;
  • A geração de resultados permite projeções para o futuro, bem como auxílio na fase inicial de um projeto;
  • Permite a prática de testes, o que resulta em praticidade.

E agora que você já conhece mais sobre a eficiência da simulação de Monte Carlo, o método é viável para seus projetos? Comente e se tiver vontade, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais, valeu!

Confira a conta demonstração ou comece um teste grátis!

https://my.planrockr.com/demo

https://my.planrockr.com/signup

--

--

Planrockr
Planrockr

Configuração rápida e fácil. Ferramenta on-line que acompanha seus prazos e equipe, integrando suas ferramentas de gestão de projetos em um único dashboard.