SCRUM, uma das metodologias ágeis mais utilizadas atualmente em projetos de tecnologia

Planrockr
Planrockr

--

Scrum é uma Metodologia criada para gerenciar e organizar trabalhos complexos, auxiliando o gestor de TI na produção dentro do prazo, de orçamentos pré-estabelecidos, com um produto de qualidade e que atenda a demanda do cliente. O Scrum é uma metodologia maleável que pode ser aplicada parcialmente, se adaptando conforme a cultura da empresa. O que existe é um conjunto de práticas e valores que oferecem a base principal para que as empresas implementem suas práticas particulares de engenharia de software, tornando-se assim completamente exclusivo e adaptado a cada negócio.

Como o Scrum atua e no que se baseia?

A estrutura que fundamenta o Scrum é estabelecida por três pilares:

  • Papéis Fundamentais
  • Atividades Básicas
  • Documentos

Cada um dominando suas subdivisões.

Veja abaixo quais são esses elementos e como eles constituem um eixo indispensável para os negócios que pretendem trabalhar com o Scrum:

Product Owner

O Product Owner (PO) é o representante do cliente dentro de um time de Scrum, neste caso, cabe a este especialista definir quais serão os meios e funcionalidades do produto digital que necessitam ser desenvolvidos. Ficando com ele também a responsabilidade de dar prioridade aos requisitos a serem desenvolvidos, aceitá-los ou não após a produção e ser o interlocutor entre o time de dev e o cliente.

Scrum Master

O Scrum Master (SM) é considerado o mestre do time Scrum, responsável pela liderança do processo de desenvolvimento e da equipe envolvida. Esse profissional é o personagem principal no auxílio do entendimento, na aderência das ações, dos princípios e valores da metodologia ágil por todos os colaboradores do time.

Time Scrum

Diferente do que acontece nos times tradicionais de desenvolvimento, no qual vários papéis, como arquiteto, programador e testador são pré-definidos. Nas equipes que atuam com Scrum apenas o conceito de Time de Desenvolvimento é adequado. Isso porque, o time é composto por profissionais especializados com multi-disciplinas sendo capazes de conceber, construir, testar e validar o produto, sendo assim, todos possuem habilidades para contribuir com todo o processo de desenvolvimento. Um Time Scrum tem identidade e capacidade de ser auto gerenciável, isto quer dizer que as tarefas a serem executadas para atingir a meta estabelecida pelo PO são organizadas pelos próprios integrantes do time.

ATIVIDADES BÁSICAS:

Planejamento do Sprint

Vamos lá, você sabe o que é Sprint? Em Scrum, os projetos são divididos em ciclos, geralmente com duração de 2 a 4 semanas, chamados sprints. No caso, um sprint é uma caixa de tempo (time box) em que uma série de atividades necessitam ser realizadas. A partir desta ideia, a Reunião de Planejamento é o momento em que são debatidos e definidos os itens que farão parte do sprint. Essa reunião geralmente é dividida em duas partes, finalizando com o máximo oito horas corridas de análise e debate.

Reuniões diárias (Daily Scrum)

As Reuniões Diárias tem o objetivo principal de acompanhar as atividades desenvolvidas ao longo do dia. que tem duração máxima de 15 minutos, esses momentos devem acontecer com a presença de todos os colaboradores do time de desenvolvimento. Entre as principais considerações que precisam ser colocadas em prática pela equipe estão: O que foi realizado desde a última reunião? O que será realizado até a próxima? Existem problemas ou dificuldades que estão travando a efetivação de alguma tarefa? Se sim, como podem ser resolvidos?

Revisão do Sprint

O intuito da Revisão de Sprint é analisar e adaptar o produto digital que está sendo construído pelo time de desenvolvimento. Com duração máxima de quatro horas e executada ao final do sprint, essa atividade tem sua importância focada na coleta de feedbacks em relação ao trabalho realizado até o momento e também no levantamento das tarefas dos sprints futuros.

Retrospectiva do Sprint

A Retrospectiva do Sprint é uma atividade ligada diretamente à revisão e tem como objetivo estimular a melhoria contínua do time de desenvolvimento. Nesta fase, alguns pontos podem ser levantados pelo Scrum Master a fim de impulsionar a reflexão da equipe: Como foi o sprint em relação às pessoas, progresso e ferramentas? Quais os pontos positivos do processo? E quais os pontos que precisam de melhoria? Esses questionamentos são relevantes, a partir deles que serão colocadas em prática as melhorias para os próximos sprints.

DOCUMENTOS:

Product Backlog

No Scrum, sempre o que é mais importante ou necessário é feito primeiro. Por isso, a necessidade da criação de uma lista de prioridades, chamada de Product Backlog, uma lista bem definida facilita a identificação de quais são as tarefas mais urgentes. Na atividade de criação, a atuação do PO é de suma importância, pois ele é quem faz a comunicação entre o time de dev e o cliente. O Product Backlog é um documento que nunca estará fechado, neste caso, sempre é possível que itens sejam acrescentados, retirados e revisados pelo Product Owner, pois mudanças com relação ao produto sempre acontecem ao longo do processo de desenvolvimento.

Sprint Backlog

O Sprint Backlog é uma relação do total de tarefas que serão desenvolvidas em um determinado sprint. Essa é uma ferramenta exclusiva do time de desenvolvimento, uma vez que os itens relacionados são destinados à execução devidamente do produto.

Definição de pronto

Todas as tarefas do sprint que serão implementadas necessitam ter um status de pronto que seja compreensível para todos, pois é por esta definição que o trabalho em desenvolvimento será considerado realmente finalizado. Sendo assim, apenas os itens com Definição de Pronto, estão qualificados para terem definidas as suas estimativas de prazo, e consequentemente, aptos a serem desenvolvidos.

Cada vez mais o crescimento das ferramentas direcionadas para a gestão ágil de projetos de tecnologia têm sido adotadas, desde seu início no ano de 2001 com o Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software. O Scrum, sendo uma dessas ferramentas, é imprescindível por oferecer feedback rápido, não precisando esperar o término do projeto para saber o resultado realizado ao longo do desenvolvimento. Como vimos, essas pequenas entregas, delimitadas pelos sprints, garantem a qualidade do produto e a aprovação do cliente, que com a prática dessa metodologia já é considerado parte fundamental de todo o processo.

O Planrockr te ajuda a organizar seu dia-dia com as métricas dos projetos de forma prática, entregando resultados em tempo real.

--

--

Planrockr
Planrockr

Configuração rápida e fácil. Ferramenta on-line que acompanha seus prazos e equipe, integrando suas ferramentas de gestão de projetos em um único dashboard.